Mundo Mulher

Dieta Contra Velhice

Dieta Contra Velhice

Cientistas deram mais um passo para entender como a redução do consumo de calorias pode fazer com que os animais e as pessoas tenham vida mais longa.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Riverside, identificaram os principais genes envolvidos no processo de envelhecimento e mostraram como a privação de alimentos por períodos longos e curtos pode alterar a forma como esses genes trabalham.

O estudo foi realizado com a ajuda de uma tecnologia que permite aos pesquisadores saber como milhares de genes operam em conjunto.

Um equipe na Califórnia examinou como o fígado de ratos se altera com a idade e descobriu 46 genes que funcionavam de maneira diferente na medida em que os animais envelheciam.

Os cientistas descobriram que ao se reduzir o consumo de calorias no longo-prazo a quase a metade da quantidade normal, algumas dessas mudanças são reversíveis.

E os pesquisadores constataram que a maioria das alterações pode ser revertida em curto período de relativa abstenção de alimentos, o que dá esperança aos que esperam usar dieta alimentar para tentar retardar o processo de envelhecimento.

"Restrição calórica também se mostrou ser uma forma eficaz de reduzir a incidência de câncer, e de conter a formação de doenças e tumores decorrentes de idade avançada", diz artigo escrito por Shelley Cao, Stephen Spindler e equipe na publicação científica Proceedings of the national Academy of Sciences.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja