Mundo Mulher

Boa Mesa


Com a chegada das festas de fim de ano, os paladares ficam aguçados com comidas e bebidas diferentes, que freqüentam a chamada “boa mesa” – pernil, massas, rabanadas, doces e, lamentavelmente, muita bebida alcoólica. Mas, como aproveitar as festas, com todas as suas “tentações”, e manter o organismo funcionando bem? O ideal é evitar abusos. Se houver excessos, o que fazer para se recuperar?

“Comer é um prazer. Nestas festas de fim-de ano, onde os cardápios são verdadeiras tentações, é quase impossível resistir. Mas, alguns cuidados antes, durante e depois do Ano Novo suavizam os problemas”, comenta o médico-nutrólogo Dr. Euclésio Bragança, diretor-presidente da Integralmédica.

Segundo o especialista, a preocupação com a boa alimentação deve vencer a gula. Evitar gorduras e doces optando por alimentos menos calóricos e consumir muita água, é uma alternativa. “É sempre bom lembrar que as ceias de fim de ano têm um alto teor de calorias e que, apesar de deliciosas, têm pouco valor nutricional. Exageros nas quantidades podem significar problemas para o funcionamento do estômago e intestinos”, alerta o Dr. Bragança.

Outra recomendação do médico é realizar, após o período das festas, um programa de desintoxicação do organismo com um jejum de 24 horas, com a ingestão de água, sucos naturais e água de coco, associada a uma alimentação leve à base de saladas e frutas. “Além de ajudar a eliminar as toxinas, essa dieta é útil para a hidratação, que fica comprometida nessa época do ano em função das altas temperaturas”. Mas esclarece que, o organismo pede repouso do aparelho digestório e de seus órgãos desintoxicantes para se recuperar.

No caso das bebidas alcoólicas, Dr. Bragança esclarece que, além de outros males, é bom saber que, por si só, ela é uma bebida hipercalórica, e que o seu consumo significa, invariavelmente, aumento no peso.

Confira os valores calóricos abaixo:
- 1 grama de gordura contém 9 Kcal.
- 1 grama de álcool contém 7 Kcal.
- 1 grama de carboidratos contém 4 Kcal.
- 1 grama de proteínas contém 4 Kcal.

Para repor os nutrientes perdidos durante a dieta de desintoxicação, Dr. Bragança aconselha: “Consumir líquidos ricos em sais minerais e carboidratos, como as bebidas hidroeletrolíticas, conhecidas como isotônicas”.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja