Mundo Mulher

Estresse

O estresse é o resultado do impacto das situações desgastantes do dia-a-dia e da maneira com que seu corpo reage a esses problemas. O estresse não afeta a cada um de nós da mesma maneira. Profissionais que lidam diretamente com seres humanos tendem naturalmente a ser mais estressados, segundo todos os especialistas. 

Discute-se que a pressão pode ser uma coisa boa que conduz ao aumento da produtividade. Entretanto, quando esta pressão se torna excessiva, o estresse se instala apresentando sintomas físicos prejudiciais à saúde.

O estresse é uma reação natural do organismo a situações de tensão física ou psicológica e está ligado às nossas origens primitivas. Quando os perigos surgiam os nossos ancestrais resolviam lutando ou fugindo.

A luta pela sobrevivência mudou, mas o nosso organismo não consegue fazer essa distinção e continua provocando a reação de luta e fuga. A disputa acirrada no mercado de trabalho, o medo do desemprego, o medo da violência nas grandes cidades, enfim, todos os problemas do dia-a-dia fazem com que vivamos em permanente estado de alerta. Mesmo com a evolução do homem, a nossa herança genética faz com que a gente reaja à tensão e ao perigo como nossos ancestrais.

Ao nos sentirmos ameaçados, nosso corpo libera alguns hormônios (adrenalina, por exemplo) para que ele tenha força para lutar ou correr. O ritmo cardíaco é acelerado e o aumento da freqüência respiratória oferece mais oxigênio, caso seja necessário fugir. Há a vasoconstrição das artérias das mãos e braços para evitar sangramento, caso haja ferimento. A digestão fica suspensa e a audição se torna mais sensível. As pupilas se dilatam para perceber o inimigo, entre outras alterações. 

Quando essa defesa do organismo ocorre com freqüência, o corpo dá sinais de esgotamento, manifestados em dores de cabeça, falta de apetite e insônia. Em quadros mais graves, a capacidade de concentração diminui. O estresse pode levar a desenvolver problemas de depressão e até câncer.

Você pode conseguir manter o equilíbrio em seu estilo de vida, se você puder aprender a controlar eficazmente as tensões em seu ambiente. A fim de encontrar seu equilíbrio, você precisa se tornar ciente dos diferentes tipos de estresses em sua vida, como você percebe as situações estressantes e como você reage. Para diminuir o estresse, é preciso entender um pouco mais sobre o próprio comportamento, distinguir o bom do mal estresse e saber como lidar melhor com as situações que causam seu descontrole emocional.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja