Mundo Mulher

Cuidado com ansiedade exagerada

Cuidado com ansiedade exagerada

Cada vez que algo de bom está para lhe acontecer, parece que a pessoa tem de pagar de alguma forma, através de seu sofrimento, como se isto pudesse impedir que coisas ruins lhe acontecessem ou a pessoas próximas. O "estar em alerta" significa pagar aos deuses para que nada de ruim aconteça, seja através de rezas, preocupações e pensamentos que devem ser repetidos para acalmar a ansiedade que brota dentro. Qualquer pensamento que saia do seu controle pode deixá-lo nesse estado.

Conforme a psiquiatra Nora Jane Thormann, os sintomas descritos tem atingido um número cada vez maior de pessoas. Trata-se do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que atingia cerca de 3% da população há 5 anos atrás e hoje afeta 10% das pessoas. É caracterizado por uma preocupação exagerada e sintomatologia ansiosa, com duração de, pelo menos, 6 meses. Tem início precoce, em torno dos 20 anos, com maior incidência no sexo feminino e possui evolução crônica. São indivíduos que necessitam de maiores cuidados com a saúde e podem apresentar, com maior freqüência, transtorno do pânico, depressão e fobia social.

Também é comum estas pessoas acharem que os "outros é que se preocupam de menos" com as coisas. As preocupações são exageradas e difusas, a pessoa é agitada, tem fadiga, perturbações do sono e dificuldade de concentração. Geralmente, não se acham com problemas emocionais. Estando nessa situação, o melhor a fazer é procurar um médico.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja