Mundo Mulher

Fobia Social

Fobia Social

A fobia social é um disturbio psicológico muitas vezes confundido com timidez excessiva. O indivíduo fica ansioso ao enfrentar o público, como jantar em restaurante, ir a festas, falar em público, etc. Sintomas como taquicardia, mãos suadas, tremor o impedem de participar coletivamente de quaquer evento.
Na realidade, ele tem medo de se expor, de ser avaliado negativamente pelos outros. Se não for tratado a tempo, pode prejudicar sua vida de tal maneira ao ponto de leva-lo ao isolamento total.
Geralmente este indivíduo tem uma personalidade perfeccionista. Sua criação pode ter sido influenciada por pais preocupados com a opnião alheia ou então por trauma de uma grande humilhação pública.
O problema costuma aparecer na adolecência e persiste até os 30 anos de uma forma geral.
A maioria dos fóbicos é do sexo masculino.
Existe tratamento através da psicoterapia, embora nos casos graves são associados medicamentos para controlar os sintomas de ansiedade, taquicardia e tremor.
Veja mais...

Diferença entre a fobia social e a timidez

O tímido pode ter medo de falar em público, freqüentar festas, se apresentar para a platéia ou lidar com outras situações sociais, mas supera a dificuldade em casos de necessidade. Já o fóbico social não consegue superar o medo e acaba tendo algum prejuízo em sua vida profissional, pessoal ou familiar.

Exemplo de comportamento de tímidos e fóbicos sociais

Suponha que seja necessário apresentar um trabalho valendo nota para o professor. O tímido pode se sentir constrangido em falar para os alunos e para o orientador, mas passa por cima do desconforto e acaba realizando a apresentação. Já o fóbico social fica paralisado pelo medo e prefere tirar zero, do que se expor para a classe.

Sintomas do paciente diante de uma situação social: Quando é obrigado a enfrentar alguma situação social para a qual não está preparado, ofóbico social não apenas fica transtornado, como também sofre um ataque de pânico, apresentando sintomas como taquicardia, sudorese, tontura, tremor, mãos geladas e medo de morrer.

Tipos de fobia social

Circunscrita
- Quando o medo do indivíduo se restringe a apenas uma situação social, como falar ou comer em público , por exemplo.
Generalizada - Quando o indivíduo teme enfrentar todas ou quase todas as situações em que ele é alvo de observação e de avaliação das pessoas.

Formas de Tratamento

Psicoterapia e, nos casos mais graves, uso de medicamentos para controlar os sintomas de ansiedade, tremor e taquicardia.

Atividades que mais geram transtornos para os fóbicos sociais:

-
Falar em público
- Participar de grupos
- Telefonar em público
- Comer em lugares públicos
- Falar com autoridades ou superiores
- Ir a festas
- Trabalhar ou escrever enquanto é observado
- Dirigir-se a pessoas desconhecidas
- Participar de entrevistas
- Entrar em uma casa quando outras pessoas já estão sentadas
- Apresentar trabalhos (escolares, acadêmicos, etc)
- Submeter-se a algum tipo de exame
- Tentar ficar ou namorar com alguém
- Compar ou devolver mercadorias em uma loja
- Resistir a pressão de um vendedor
- Expressar sua desaprovação em relação a uma situação ou pessoa
- Marcar e acertar compromissos
- Expressar às pessoas o que pensa

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja