Mundo Mulher

Calos e joanetes

Calos e joanetes

008/09/2010 

Pés de bailarina não têm descanso nem na hora de folga. Giselle Uchoa sai da sapatilha e vai par ao salto alto, mesmo sofrendo com o joanete, essa deformação que ocorre quanto o osso do dedão cresce para o lado. "Minha mãe, minha avó, minhas tias todas têm muito joanete, bem maiores que os meus", conta.

O joanete pode surgir por fatores genéticos, mas, muitas vezes, é causado pelo uso de sapatos inadequados, principalmente os bicos finos. Por isso, atinge principalmente as mulheres.

"O bico fino faz uma pressão no pé e essa pressão leva o dedão do pé a se desviar definitivamente para a parte média, isso pode até fazer com que esse dedo aqui passe por cima do segundo dedo do pé, isso aí é o que a gente chama de joanete", explica Alberto Dias Leite, ortopedista.

Alguns calçados também podem provocar calos na sola do pé e nos dedos. "Quando você anda com o salto alto, você pode ter mais calosidade e dedos mais em garra, então uma coisa vai piorar a outra ou então vão se associar para que o pé ou o antepé fiquem bastante dolorido", completa o ortopedista.

Os calos mais superficiais podem ser resolvidos com a lixa. Se persistirem, a causa pode estar nos ossos. Aí só o ortopedista pode tratar. E os joanetes, como resolver?

Quando o joanete é diagnosticado bem no começo ainda é possível prevenir o agravamento trocando os sapatos fechados e que apertam nos dedos por modelos mais largos e mais abertos. Mas quando a deformidade já é grande e a pessoa já sente dor, trocar o sapato pode até trazer um certo conforto, mas resolver o problema só mesmo com cirurgia.

Segundo o médico, apesar de ser uma região delicada, o pós-operatório não causa tanto sofrimento. A recuperação ocorre em até 40 dias. Renata Leal de Castro, estudante, fez a cirurgia e já se convenceu que para se livrar do joanete de vez, vai ter que mudar o estilo de andar. "Tênis, sandalinha... Salto só em festa.”

Goiasnet.com/Jornal Hoje

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja