Mundo Mulher

“Deixe a preguiça de lado e fuja do sedentarismo”

“Deixe a preguiça de lado e fuja do sedentarismo”

30/03/2011

Psicólogo alerta sobre os perigos de levar uma vida sem movimento

 
Alexandre Bez

Manter um estilo de vida saudável é o recomendado para qualquer estação do ano. Porém, a preocupação com o bem estar e o condicionamento físico geralmente só ocorre no verão. No inverno o cotidiano tende a mudar, a moleza toma conta do corpo e o que pode ser uma preguiça passageira se torna um estado eminente de atividades sedentárias como passar horas à frente da TV e do computador ou escolher o conforto do carro ao invés de dar uma boa caminha.  Segundo Alexandre Bez, psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia - UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida, “É fundamental manter exercícios que combatam o stress, cansaço, tensão e má-disposição. O sedentarismo pode afetar um indivíduo, tanto no estado psicológico como no físico”.

Conseqüências do sedentarismo

Praticar esportes, ir à academia ou até mesmo optar por caminhadas é uma excelente opção para o indivíduo que deseja ficar longe dos problemas sedentários. A falta de atividades físicas regulares acompanhadas pelo uso do tabaco e do álcool pode até mesmo levar a morte. Fique atento!

Fator Psicológico

A mente é um fator diretamente associado ao sedentarismo, exceto quando há limites e restrições a prática, impostas por recomendação médica realizada por diagnósticos. Quando a proibição não é orgânica, deve-se analisar o estado emocional da pessoa sedentária. Falta de vontade pode indicar uma desmotivação e revelar sérios problemas de estrutura psicoemocional. A mente deve ser avaliada e tratada por um psicólogo, buscando a solução a eventuais conflitos, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente. Buscar devolver a motivação e a disposição do corpo é o ideal. Como conseqüência, o quadro geral do indivíduo trará benefícios diários e a prática de exercícios resultará em uma vida mais saudável, inclusive nas atividades sexuais.

Benefícios de se praticar esporte

- Impede a alta da pressão arterial
- Previne o diabetes
- Evita problemas cardiovasculares
- Facilita o metabolismo de gorduras / açúcares
- Promove o relaxamento muscular, melhorando inflamações e atrofias músculo – esquelético
- Melhora a função pulmonar
- Atrasa o processo de envelhecimento
- Auxilia no condicionamento físico e na qualidade sexual do indivíduo

Alexandre Bez – Psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia - UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida, membro da APA.

Thays/Márcia Stival -  imprensa@consultordeempresas.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja