Mundo Mulher

Saiba como se prevenir das doenças de outono

20/04/2012


 
Com o outono, as mudanças de temperatura alternam-se muito entre frio e calor ao longo do dia, o que facilita o aparecimento de gripes, resfriados e doenças respiratórias, como rinite alérgica, sinusite e asma.
Segundo a Dra. Fátima Maria V. Porfírio, infectologista do Hospital Sepaco, nesta época é necessário evitar locais fechados ou mal ventilados. “Estes ambientes de aglomeração são propícios para a veiculação dessas doenças, que podem ser adquiridas pelo ar”.


Como fórmulas de prevenção, muitas pessoas acreditam que as soluções caseiras, tais como chás e canjas ajudam, mas elas apenas melhoram o desconforto da fase difícil das doenças. Embora válidas, não curam. “O fundamental é manter o ambiente arejado, repousar e ingerir grande quantidade de líquidos, além de dar preferência aos alimentos mais leves, durante o período de febre e mal-estar”, completa Dra. Fátima.
Vale lembrar que é importante estar atento a campanha de vacinação contra a gripe, pois todos podem participar inclusive crianças a partir de seis meses de idade e idosos. Para os adultos é indicada a vacina dupla contra tétano, difteria e contra pneumococo, que previne infecções, como pneumonia, otites, faringites, sinusites e meningites.


“A vacina contra a gripe é segura. Às vezes, pode-se observar dor e vermelhidão no local da aplicação e, raramente, ocorre febre baixa, indisposição e dor corporal. Estas reações, normalmente, desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas e o efeito contra o vírus permanece. Vale a pena com certeza prevenir-se desta maneira!”, enfatiza a doutora.
 

Conheça a diferença entre gripe e resfriado.
 
Gripe: é causada pelo vírus Influenza que provoca febre alta, dor de cabeça, tosse, coriza, obstrução nasal, dor corporal, lacrimejamento, e mal-estar intenso. Nas complicações das gripes podem surgir infecções bacterianas, principalmente, a pneumonia, que é grande causa de óbito nos idosos, crianças com menos de cinco anos de idade e imunossuprimidos (pessoas que possuem a eficiência do sistema imunológica diminuída).
 
Resfriado: apresenta manifestações mais leves. “Os sintomas são mais característicos das vias aéreas superiores, como a rinite (obstrução nasal e coriza intensa), tosse seca, febre esporádica ou ausente” explica doutora.
 
 
Sobre o Sepaco - Sistema Integrado de Saúde
 
O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e unidades.
 
Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.
 
Focado em altas complexidades, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 225 leitos, sendo 65 de UTI (40 para adultos e 25 Neo-Pediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.
 
Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.
Acesse: www.sepaco.org.br
 Dra. Fátima Maria V. Porfírio, infectologista do Hospital SepacoAndréa Pires MTB 25.696
Soraya Simón e Thaís Maltauro
: andreapires@acpcomunicacao.com.br
thais@acpcomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja