Mundo Mulher

A relação entre a higiene bucal e as doenças cardiovasculares

20/06/2012


 
Estudos dão conta que pacientes com periodontite têm mais chance de desenvolver doenças do coração

Inúmeros estudos já estão relacionando a periodontite às doenças cardiovasculares. As gengivas possuem uma imensa rede de pequenos vasos sanguíneos que levam as bactérias mais virulentas aos demais vasos calibrosos do corpo, instalando esses microorganismos patogênicos nos órgãos vitais; o que provoca as mais diversas doenças.
 
Entretanto, essa estreita relação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares ainda é foco para inúmeras pesquisas futuras. O que já se sabe é que, com certeza, uma contribui como fator de risco para o agravamento da outra e, conforme estatísticas do INCOR (Instituto do Coração), 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana apresenta má higiene bucal.
 
Enquanto novos estudos são preparados para esclarecer a natureza dessas associações, dada a alta prevalência de infecções bucais na população, os médicos dentistas devem estar alerta para a possível fonte oral de aumento das inflamações que envolvem o coração, assim como fazem os profissionais da Akaki Odontologia.
 
Acesse: www.akaki.odo.br


Bruna Macedo - brunaclaudiamacedo@bol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja