Mundo Mulher

Escovar os dentes é mais do que obrigação: agora é lei!

20/06/2012

 


Uma lei publicada esta semana no Diário Oficial do Município leva para as escolas municipais do Rio duas armas poderosas na prevenção às cáries


Escova e pasta de dentes, agora são dois itens obrigatórios no material escolar dos alunos das turmas dos ensinos Básico e Fundamental. A Secretaria Municipal de Saúde através da Prefeitura criou uma lei publicada no Diário Oficial, que obriga a escovação dos dentes das crianças.

A medida tem como objetivo prevenir as cáries, principalmente  nessa faixa etária, em que o cuidado deve ser especial. “O Brasil já foi considerado o país da cárie, mas aos poucos foi perdendo esse infeliz título. A prevenção nas crianças é extremamente importante, pois o esmalte dos dentes é mais frágil e as cáries evoluem mais rápido”, explica o Chefe da odontologia especializada da Santa Casa de Misericóridia, Marcos Kruger.


“A partir dos 4 anos, o ideal é que as crianças visitem o dentista semestralmente. Através da incentivação nas escolas a prevenção será completa” afirma o especialista em Periodontia e Diretor Geral da Centrodonto, em Copacabana e Centro da Cidade, Adriano Moraes.


A primeira consulta pode ser apenas uma visita, para não assustar.
“Muitos pais deixam de levar os filhos ao consultório porque eles próprios têm medo de cuidar dos dentes. Mas a visita não precisa ser traumática. O dentista vai ganhando a confiança da criança aos poucos” explica Marcos Kruger.


         “Restos de comida nos dentes ou até mesmo a escovação de forma errada são pratos cheios para as bactérias que vivem na boca. Esses fatores auxiliam na formação do biofilme (antiga placa bacteriana), que produz um ácido que corrói o dente e assim provoca a cárie”, alerta Adriano Moraes que ainda completa “As inflamações nas gengivas também acontecem em crianças. Quando não são corretamente tratadas, provocam até a perda dos dentes”, conclui.


Dicas de como cuidar da saúde bucal do seu filho

De 0 até 4 ano:
Dr. Marcos Kruger: Antes do nascimento dos primeiros dentinhos, a mãe deve limpar a gengiva do bebê com uma gaze seca ou com uma escova de dedo feita de silicone. É Importante enxaguar com bastante água. Não é preciso passar pasta de dentes. Mesmo que a criança só se alimente de leite materno, é extremamente importante realizar a higienização.
De 4 até 8 ano:
Dr. Adriano Moraes: É nesse período que os primeiros dentes estão nascendo – Dentes de leite – e a limpeza passa a ser feita com uma escova macia e pequena. É importante a ajuda de um adulto nestes primeiros anos. Mesmo quando a criança disser que já sabe. A partir dos 6 anos de idade, a visita ao dentista começa a ser importante, pois é no consultório que é aprendido o movimento correto. Vale lembrar que a língua também deve ser escovada, pois é nela que muitas bactérias ficam alojadas. O fio dental já pode ser utilizado, mas delicadamente.  Sugestão: ofereça frutas como Macã, Pêra e Goiaba como parte do café da manhã ou como sobremesa, além de serem saudáveis, essas frutas ajudam na limpeza dos dentes. Já os legumes crus, como a cenoura, são inimigos das cáries. Evite alimentos com doces. Além dos açúcares, alguns carboidratos também ativam o mecanismo de produção da cárie. Arroz, biscoitos, pães e massas são exemplos de alimentos ricos nessa substância.
 
Serviços:
Centro Odonto
(21) 3624 0355 / 3066 0223
(21) 8242 3215
Av Nossa Senhora de Copacabana, 1376 LjA - Copacabana RJ
Av. Almirante Barroso,02 salas 304 a 306 - Centro RJ
site: www.centrodontorio.com.br
 
Kruger
Krüger odontologia LTDA

site: www.krugerodontologia.com
Michelle Azeredo - dmc21@dmc21.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja