Mundo Mulher

Postura

Postura

Saiba como mudar os hábitos, principalmente no trabalho, para evitar as doenças provenientes da má-postura Você sabe o quanto vale 5 minutos nesta vida? Pois de 5 a 10 minutos diários, durante o período de trabalho, você precisa dedicar para fazer exercícios de alongamento e relaxamento. Isso pode ajudar a evitar problemas graves de orientação postural no futuro, como os desvios de coluna, a terrível e famosa L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo), e doenças respiratórias. Essas são algumas das inúmeras conseqüências que podem surgir de uma má-postura.

Segundo a fisioterapeuta responsável pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia e Ipiranga, Conceição Alice Volkart Boueri, a postura tem tudo a ver com o bem-estar da pessoa. "Uma boa postura favorece a circulação sangüínea, o alongamento dos grupos musculares, evitando o encurtamento das fibras e suas conseqüências, o que proporciona uma melhor respiração. Enfim, a boa postura é fundamental para todo o equilíbrio do corpo", comenta.

Muitas vezes, a má-postura é incorporada inconscientemente. A pessoa vai se acostumando a usar o corpo de forma errada e não percebe. O fisioterapeuta é um dos profissionais que podem identificar essas alterações através de uma avaliação postural individualizada. Muitas alterações decorrem de problemas nos pés (planos, valgos e cavos). Uma forma eficaz de identificar uma patologia é observar as solas dos sapatos ou tênis para verificar se há locais mais gastos que outros, que revelam sobrecarga de peso em determinados pontos.

Precauções e tratamentos:

Para evitar os problemas posturais, segundo a fisioterapeuta, é necessário colocar o sedentarismo para correr e trabalhar com a consciência corporal. "Pratique exercícios freqüentemente em academias conceituadas para que haja uma preocupação em corrigir a forma de se realizar os exercícios", sugere. Também é muito importante que os pais fiquem atentos aos hábitos de postura das crianças, pois elas estão em fase de crescimento, na qual é mais fácil corrigir qualquer alteração postural.

No trabalho, além de fazer alongamentos e exercícios para relaxar, esteja atento para a ergonomia dos móveis e outros utensílios de trabalho. Na área de tratamentos, existem vários que são eficazes. Ultimamente, tem-se desenvolvido e utilizado uma técnica de origem francesa chamada R.P.G. (Reeducação Postural Global), com resultados muito bons para problemas posturais.

Principais complicações que podem estar relacionadas com a má-postura:

- Escoliose - desvio lateral dos corpos vertebrais

- Cifose - curvatura da coluna vertebral de convexidade posterior

- Hiperlordose - curvatura exagerada, de convexidade anterior, da coluna vertebral.

- L.E.R - muito comum em pessoas que trabalham com digitação (bancários, professores etc.)

- Cifose torácica decorrente de doença pulmonar que acontecem principalmente em asmáticos que adquirem uma postura errada para respirar

Dicas:

- Caminhe sempre! De preferência com os pés descalços e em contato com areia ou grama.

- Mulheres, evitem o salto alto!

Equipe da Pompéia e Ipiranga: Conceição Alice Volkart Boueri, fisioterapeuta responsável; Aline A. Amaral - Ipiranga; Ana Lúcia das Graças - Terapia Intensiva Adulto; Aída L. Tuquertto - Terapia Intensiva Infantil

Contatos: Sílvia Alves (jornalista)

gestaodecomunicacao@saocamilo.org.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja