Mundo Mulher

Oftalmologista - Glaucoma

GLAUCOMA

 

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença crônica, afeta ambos os olhos e, geralmente, é indolor. É caracterizada por aumento da pressão intra-ocular (PIO), alterações na papila do nervo óptico e no campo visual. É uma das principais causas de cegueira em todo mundo, porém, se diagnosticada precocemente pode ser evitado.

Existem vários tipos de glaucoma, sendo o glaucoma primário de ângulo aberto o mais comum e, por este motivo, este tipo é o que será abordado neste artigo.

Como esta doença se desenvolve?

O humor aquoso é um fluido que circula dentro do olho. É produzido continuamente, sendo responsável pela PIO. O humor aquoso é drenado para a corrente sanguínea através de canalículos localizados na parte anterior do olho. No glaucoma há uma dificuldade no escoamento deste líquido e a PIO começa a subir. O aumento da PIO leva a alterações no nervo óptico, responsável por enviar as imagens captadas pelo olho para o cérebro onde elas serão decodificadas e interpretadas. Os danos ao nervo óptico são irreversíveis e levam inicialmente à perda da visão periférica. Se não for tratada, a doença progride e afeta a visão central levando a cegueira.

Quais os principais fatores de risco?

História familiar de glaucoma, raça negra, diabetes, alta miopia, idade acima de 60 anos.

Quais os tipos de tratamento?

O tratamento não cura, mas controla a doença na maioria das vezes. Portanto, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, mais se preserva a visão.  Os colírios hipotensores são os mais utilizados. Mas de acordo com o caso pode ser necessário medicação oral, aplicação de laser, cirurgias filtrantes (ex. trabeculectomia), procedimentos ciclodestrutivos.

Quando e quem deve procurar um oftalmologista?

O glaucoma é uma doença assintomática nos estágios iniciais. Os sintomas de perda de campo visual são notados pelo paciente somente quando uma quantidade significativa da visão já foi perdida. Portanto, é fundamental que as pessoas com fatores de risco ou idade acima de 60 anos se submetam a um exame oftalmológico anualmente. Tomando estes cuidados o paciente com glaucoma preserva sua visão, pode continuar a exercer suas atividades e levar uma vida normal.

 

 

Dra. Juliane de Freitas
Graduada em Medicina, pela Universidade Federal de Goiás (1996).
Especializada em Oftalmologia.

Residência: Instituto de Olhos de Goiânia

 

Dúvidas e sugestões sobre assuntos ligados à oftalmologia podem ser encaminhados para a oftalmologista através do site do Atelier de Noivas, atelierdenoivas@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja