Mundo Mulher

Oftalmologia - Ceratocone

16/05/2009

Dra. Juliane Paranhos

A córnea é uma região transparente do olho sendo limitada pela esclera (parte branca). O ceratocone é uma doença que afeta a córnea causando afilamento e protrusão. A causa desta doença ainda não é clara. Acredita-se que coçar os olhos, distúrbios endócrinos e algumas doenças sistêmicas podem estar relacionados com o seu desenvolvimento. O papel da hereditariedade não está definido e a maioria dos casos é esporádica.

O ceratocone inicia-se na adolescência, é mais comum em mulheres e a maioria dos casos é bilateral. Evolui de forma lenta e progressiva podendo estabilizar. O principal sintoma é a queda da acuidade visual e/ou visão distorcida devido ao astigmatismo progressivo e irregular.

O diagnóstico do ceratocone é feito através do exame oftalmológico e confirmado pela topografia corneana computadorizada.

O tratamento visa a reabilitação visual do paciente. Nos casos mais brandos prescreve-se óculos, nos mais avançados é necessário o uso de lente de contado rígida. O transplante de córnea oferece bons resultados em 90% dos casos estando indicado naqueles em que as lentes de contato não forem mais toleradas.

 

Dra. Juliane Paranhos

 

 

Dúvidas e sugestões sobre assuntos ligados à oftalmologia podem ser encaminhados para a oftalmologista através do site do Atelier de Noivas, atelierdenoivas@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja