Mundo Mulher

Lentes de Contato - Dormindo com o Inimigo

Lentes de Contato - Dormindo com o Inimigo

Dra. Juliane Paranhos

As lentes de contato foram sem dúvida alguma uma das maiores revoluções dentro da oftalmologia dos últimos tempos. Atribui-se a Leonardo da Vinci (1452-1519) e René Descartes (1596-1650) as primeiras idéias sobre lentes de contato. Desde então uma grande revolução ocorreu e hoje temos a nossa disposição uma grande variedade de materiais e desenhos de lentes.

Elas corrigem desde erros refracionais simples até borramentos visuais severos causados por irregularidades na córnea. O uso mais comum das lentes de contato é para substituir os óculos corrigindo a hipermetropia, a miopia, o astigmatismo e a presbiopia. As lentes de material gelatinoso são as mais amplamente utilizadas.

Atualmente existem materiais com alta permeabilidade ao oxigênio que permitem o uso contínuo por uma semana ou até um mês. Mas, vale a pena dormir com as lentes de contato? Muitos estudos dizem que não.

Este ano foi apresentado na ARVO, o principal congresso de pesquisa em oftalmologia, um estudo sobre os principais fatores de risco para ceratite microbiana severa em usuários de lentes de contato.

O estudo incluiu mais de mil usuários de lentes e concluiu que os principais fatores de risco para infecção corneal severa são:

dormir com a lente de contato (risco 6,5x),

má higienização do estojo da lente (6,4x),

não trocar o estojo freqüentemente (5,4x),

tipo de solução de limpeza (7,2x),

fumar (3,7x).

O material da lente de contato, idade e sexo do usuário não estão relacionados com maior risco de infecção corneal severa segundo este estudo.

Quais são, então, os principais cuidados com as lentes de contato?

" Lavar bem as mãos antes de manusear as lentes

" Trocar o estojo pelo menos a cada 2 meses

" Trocar as lentes de contato de acordo com a orientação do seu oftalmologista

" Limpar as lentes com produtos de limpeza apropriados e indicados por seu oftalmologista. Atualmente com as soluções multiuso e não há mais necessidade de fazer a desproteinização semanal das lentes. Mesmo existindo produtos "sem fricção" pode ser que o seu oftalmologista indique a limpeza das lentes com fricção

" Guardar as lentes no estojo, cobrir com solução de limpeza e fechar. O tempo para que a lente fique limpa e pronta para novo uso depende do produto. Antes de colocá-la novamente nos olhos enxágüe com a solução de limpeza.

" Nunca usar água para limpar as lentes.

" Se for maquiar, coloque suas lentes antes de aplicar a maquiagem, especialmente sombra, delineador e máscara para cílios.

" Evite dormir com as lentes de contato!

As lentes de contato são um excelente recurso óptico, mas é importante não banalizar o seu uso, assim você nunca dormirá com um inimigo.

Dra Juliane Paranhos Oftalmologista Com subespecialização em córnea pela UNIFESP Membro setor de córnea do Hospital da Visão http://hospitaldavisao.com.br    

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja