Mundo Mulher

BRASÍLIA TERÁ ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE OLHO SECO

BRASILIA TERÁ ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE OLHO SECO (APOS), UMA SÍNDROME COM ALTA INCIDÊNCIA NA REGIÃO DO CERRADO

Olho Seco é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração A Associação Brasileira dos Portadores de Olho Seco (APOS) inaugura sua primeira filial em Brasília com palestras abertas ao público e testes gratuitos de Olho Seco no dia 13/06, no Shopping Pátio Brasil R11; Setor Comercial Sul, sito à SCS Quadra 07 R11; Bl. A -

Brasília R11; DF. O objetivo é alertar a população e os 50 mil, usuários, aproximadamente, que circulam diariamente pelo Shopping para esse tipo de doença. Haverá um stand com folders explicativos sobre a Síndrome, preenchimento de questionário para avaliação da doença e teste de olho seco para que a doença possa ser diagnosticada precocemente. R20;Escolhemos a cidade de Brasília para inauguração de nossa filial, pois Brasília tem uma das taxas mais baixas de umidades relativa do ar de todo país durante boa parte do ano e grande número de pacientes com olho seco.

Nossa expectativa com a chegada da APOS é esclarecer e apoiar os pacientes portadores de Olho SecoR21;, explica Micheline Borges Lucas, oftalmologista e diretora da APOS em Brasília. A doença do olho seco afeta cerca de 10% da população adulta em todo o mundo. Em Brasília, devido às condições climáticas, esse número aumenta em relação ao restante do País e muitos pacientes sofrem desnecessariamente porque não sabem que o problema tem solução. Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.

SOBRE O OLHO SECO:

Síndrome do Olho Seco: sintomas, causas mais freqüentes e tratamento.

A Síndrome do Olho Seco é caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes R11; pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, facilitando o aparecimento de lesões. Quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode prejudicar a superfície ocular e até levar à perda da visão.

Os principais sintomas da Síndrome do Olho Seco são ardor, irritação, sensação de areia nos olhos e embaçamento visual, principalmente no final do dia. Esses sintomas costumam se agravar após uso excessivo de computador e/ou em ambientes secos ou poluídos. Estudos realizados até agora indicam que 90% dos casos estão relacionados à redução natural da produção de lágrimas como conseqüência do envelhecimento R11; aos 65 anos, o organismo produz 60% menos lágrimas do que aos 18 anos. A prevalência é maior no sexo feminino e o problema é agravado na menopausa devido às mudanças hormonais.

Nos Estados Unidos, a doença afeta 3,2 milhões de mulheres a partir da meia-idade (com mais de 40 anos). Além do envelhecimento natural, prevalecem nos outros 10% dos casos fatores como a exposição a determinadas condições de meio ambiente, doenças reumatológicas, efeitos colaterais de alguns medicamentos (ex: anti-histamínicos, anti-depressivos, anti-hipertensivos e outros), queimadura ocular química ou térmica, uso de lentes de contato, e outras doenças auto-imunes, como a síndrome de Sjögren, a síndrome de Stevens-Johnson e o Penfigóide.

Em aproximadamente 90% dos casos da síndrome do olho seco, a solução é a lágrima artificial em gotas. Há outras opções terapêuticas para lidar em situações mais graves, como uso de colírios antinflamatórios, soro autólogo, oclusão dos pontos lacrimais e outros. Os casos extremamente graves com ausência de produção lacrimal podem ser tratados com o transplante da glândula salivar. A secreção das glândulas salivares possui características físicas e bioquímicas não muito diferentes da lágrima, sendo bem tolerada pela superfície ocular. Em todos os casos, a avaliação do oftalmologista é fundamental para o diagnóstico preciso e para a definição do melhor tratamento.

Gilda Campana, Presidente executiva da APOS, ressalta que R20;os sintomas e a necessidade de tratamento contínuo influenciam na qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Ambos necessitam estar bem abastecidos de informações para auxiliar na prevenção e no tratamentoR21;.

Sobre a APOS A APOS, Associação dos Portadores de Olho Seco existe para oferecer apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes com Olho Seco. É uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos e independente. Sua sede fica, temporariamente, na SEPS sul 714/914, conj. E, sala 422, Ed. Talento, Asa Sul, Brasília-DF. CEP 70390-145. Tel. (61)3346-6971, e-mail apos@apos.org.br / www.apos.org.br

A APOS é patrocinado pela Alcon, Allergan, Bausch & Lomb e Novartis. Conta com o apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP), Hospital de Olhos do Paraná (Curitiba, PR), Instituto Suel Abujamra (S. Paulo), Sociedade Brasiliense de Oftalmologia e do Centro de Estudos em Oftalmologia do Distrito Federal. Ficha Técnica Evento: Inauguração da APOS em Brasília R11; Palestras e testes Data: 13 de junho, sexta-feira de 2008 Horário: 10h00 às 22h00 Local: Shopping Pátio Brasil R11; Setor Comercial Sul. R11;Endereço: SCS Quadra 07 R11; Bl. A - Brasília - DF

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA SPOKE Comunicação & Marketing Andréia Wingeter andreia@spoke.com.br Tel.: (0xx11) 3849-0002 R. 207 www.spoke.com..br

     

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja