Mundo Mulher

Receitas em vídeos

Receitas em vídeos

11/10/2009

Uma vez por semana, o chef Thiago Sodré, de 22 anos, vai para Búzios gravar receitas para seu blog. A filmagem é feita por um amigo, e a edição por ele mesmo nos intervalos do trabalho como subchef do restaurante tailandês Sawasdee. São vídeos de três minutos, no máximo.

A proposta é apresentar pratos simples, como brigadeiro de ovomaltine, petit gateau, farofa de neston e tiramisu, este pedido dos leitores-espectadores. O blog foi lançado há dois meses e já tem uma média de 80 acessos diários. Thiago e outros chefs estão se apropriando dessa plataforma virtual para postar vídeos no melhor estilo Jamie Oliver: todos são jovens, bonitos, bem-humorados, usam algumas gírias e querem desmitificar a gastronomia.

- O Ezequiel (amigo que faz a câmera) sempre falava que eu tinha que fazer um blog para ensinar os solteiros a cozinhar. Essa ideia surgiu quando fomos para a faculdade. A proposta era fazer um Jamie Oliver da vida - diz Thiago, que vai dia 18 à Tailândia com câmera em punho para trazer novidades para o restaurante e o blog.

Aprenda a fazer o petit gateau do chef Thiago Sodré

Assim como Thiago, há outro jovem chef no Rio fazendo programa na internet. Erik Nako, da consultoria Cozinha Criativa, gravou 200 receitas e dicas ao lado do sócio, o cozinheiro Cristiano Lanna, para o site da empresa deles. O resultado, bem profissional, foi compilado em DVDs temáticos, vendidos online. Além de ensinar massas como linguini com camarão e rúcula, eles também mostram como cortar cebolas, afiar facas e descascar tomates. Atualmente, Erik e Cristiano conversam com possíveis parceiros que viabilizem a continuação do projeto que faz do cozinhacriativa.com o "maior site de receitas em vídeo do Brasil. Totalmente grátis".

Aprenda a fazer o atum com vinho do porto dos chefs da Cozinha Criativa
- São receitas clássicas, simples, para as pessoas fazerem em casa mesmo, seguindo a tendência de aproximar cada vez mais a gastronomia do público. O fato de sermos jovens e divulgarmos o conteúdo com informalidade faz com que as pessoas queiram experimentar os pratos. Não passamos aquela imagem da vovó, que tem anos de experiência na cozinha - palpita Erik, de 28 anos, que acaba de criar com Cristiano o menu do Bistrô da Hípica.

Outro que está seguindo para a internet é o chef Thomas Troisgros, de 27 anos, que comanda o 66 Bistrô. Ele assina uma coluna no blog da grife Reserva, onde dá dicas e opiniões sobre gastronomia, além de apresentar receitas espertas como a pipoca do futuro. E ainda está no twitter. Thomas também prepara com a irmã, Carolina Troisgros - os dois são filhos do Claude -, um portal de gastronomia que deve ser lançado em breve.

Em São Paulo, dois blogs de culinária assinados por homens jovens têm feito sucesso. Um é o Cuecas na Cozinha, que tem dois anos, 450 mil acessos ao mês e já ganhou até livro de receitas exclusivas. O autor é o empresário, ator e gourmet Alessander Guerra, que é casado há 10 anos e começou a cozinhar há seis. Voltado para maridos, namorados e solteiros, o blog apresenta receitas mais sofisticadas. O motivo, segundo Alessander, é que homem não gosta de fazer o arroz com feijão.

- Se quiser fazer um homem cozinhar, não comece pelo básico. Eles gostam de fazer coisas diferentes, como se fosse um espetáculo. E eles precisam se identificar, tem que ser uma receita de macho - opina Alessander.

E dá-lhe mignon ao molho de cerveja preta e batatas noisette ao alecrim, petit croque monsieur, creme de uísque, nhoque gratinado. O sucesso do Cuecas na Cozinha é devido à propaganda boca-a-boca. O livro, que a princípio seria um projeto independente, acabou ganhando patrocínio da marca canadense Cusipro. O próximo passo, adivinhe?, é gravar vídeos para postar no site até o final deste ano.

Um dos blogs que mais deram certo, no sentido de sair do mundo virtual da internet e alcançar a televisão, é o Sujeito à Fome, do chef Fabio Castello, especializado em comida saudável. Os programetes de três minutos, dirigidos por Bruno Graziano, passam quinzenalmente no Fiz MTV. Dentro de duas semanas, eles passarão a ter 10 minutos. Todos os vídeos, cuja edição é dinâmica e bem jovem, são postados no blog depois de ir ao ar.

- A internet tem uma viabilidade absurda. O curioso é que passei a gostar de cozinha com o Jamie Oliver justamente pelo método de trabalho dele, que não é esnobe nem afrancesado e sisudo - conta Fabio, que está buscando patrocinadores para o novo formato do programete da MTV.

Os nomes das receitas do Sujeito à Fome já indicam o quão jovem é o chef, de 22 anos: sanduíche de ressaca, larica vegetariana, cuscuz mágico e bolinho de chuva da vovó.

BLOGS:
thiagosodre.com.br
www.tvcozinhando.com.br
www.cuecasnacozinha.com
www.sujeitoafome.com.br
usereserva.wordpress.com

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja