Mundo Mulher

O último dia da Fashion Rio

O último dia da Fashion Rio

12/06/2009
Inspiração oitentista

No último dia da Fashion Rio, Redley e Juliana Jabour mostram moda verão que remete à década de 1980

A 15ª edição do Fashion Rio, no Píer Mauá, no Rio, terminou quarta-feira com o desfile do astro brasileiro Rodrigo Santoro, que desfilou pela Redley. Santoro, que agora configura o hall de atores de Holywood, provocou frisson no público que disputava um lugarzinho dentro e fora do espaço do desfile para ver o moreno. Com uma camisa regata azul e vermelha, que deixou à mostra os braços sarados do ator e uma calça quimono da grife, Santoro fechou com chave de ouro a semana de moda carioca. O desfile da Redley ocorreu na área de embarque e desembarque do Cais do Porto e contou com reforçado esquema de segurança para conter os fashionistas que ficaram do lado de fora.

A coleção da Redley foi inspirada no ano de 1985, que, segundo o diretor da marca, Leo Ferreira, foi um ano grandioso para a cultura pop e para a Redley, que naquele ano entrou para a história da moda brasileira com sua primeira coleção masculina e o lançamento do tênis iate, um clássico da época, que virou o chamado pisante da juventude da década oitentista. Outro motivo de festa é que em 2010, a Redley comemora 25 anos e traz a cultura de praia, paisagens naturais, esportes, sem abrir mão da praticidade e do conforto.

Para as garotas, a Redley apresentou vestidos curtos e com a silhueta aberta e sandálias com canos altos destacáveis. Nas cores, investiu no encontro harmônico do vermelho framboesa, goiaba, verde-papagaio e amarelo-sol com diversas tonalidades do azul e do branco.

Antes, a marca Filhas de Gaia trouxe uma coleção chamada Futuro do Presente Imperfeito, com modelagens modernas e tecidos tecnológicos, tudo com um aspecto de desgastado. As saias ganham armações na conhecida silhueta ampulheta, uma referência ao tempo que se esgota. Apesar da proposta, os volumes estão discretos e cheio de nervuras nos tecidos e recortes das peças. As estilistas Marcela Calmon e Renata Salles apresentaram também vestidos tomara-que-caia curtíssimos, tubinhos, chemises, bermuda ciclista, paletós e maiôs em tons pastéis.

Depois do estilista Carlos Tufvesson, que apresentou uma coleção inspirada nos anos 1980, foi a vez de Juliana Jabour mostrar que a mosta oitentista chegou para ficar no verão 2010. A estilista abriu o último dia da 15ª edição do Fashion Rio e levou para a passarela cores, formas e atitudes típicas da década. As calças e shorts saruel dividem espaço com as calças de cintura alta, balonês, plissados, pregas, drapeados e macacões. Tudo muito curto, deixando pernas, costas e colo em evidência. As ombreiras, que já haviam se destacado na semana de moda carioca, estão presentes na coleção de Jabour e, aliada às mangas bufantes, dão um destaque todo especial aos ombros.

Os tecidos e estampas também contribuem para o visual diferenciado de Juliana Jabour. A estilista trouxe o gorgurão de algodão em shorts, macacões e coletes e o linho tecnológico e o nylon em vestidos ousados e de cores vibrantes.

Foto: Marcio Madeira
Juliana Jabour: vestidos curtos e volumosos

O Popular /Lillian Bento
Do Rio de Janeiro
A repórter viajou a convite da organização do evento

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja