Mundo Mulher

Feira Nacional da Indústria da Moda Inverno

13/02/2010 Aproveite a elegância do inverno

Considerada a estação mais elegante do ano, o inverno é tempo de recorrer a acessórios, sobreposição de peças e tons mais sóbrios. Temas urbanos, futurismo, transparência, rendas, bandanas e elementos brasileiríssimos em função da Copa do Mundo são alguns dos destaques da coleção outono inverno 2010 apresentada na 14ª Feira Nacional da Indústria da Moda Inverno (Fenim), realizada em Gramado (RS).

Para as mulheres, as meias rendadas dos anos 80 e com estampas geométricas voltarão com força total neste inverno. O lurex, a microfibra, os tecidos em mescla e a renda texturizada ganham destaque nos tons preto, cinza e em nuances mais vibrantes como o pink e o limão. E vale tudo: debaixo do camisão xadrez, do short mais curto ou da minissaia. Ainda nessa linha, o jogo do esconde, mas mostra ganha força nas transparências e nas rendas por baixo de vestidos ou jaquetas.

Outra estrela dos anos 80 que volta com tudo é a ombreira. Ombro acentuado, cardigã (casaco de lã com gola V) longo sobreposto com peças mais justas ao corpo, manga mais fofa, gola alta e as bandanas serão muito usadas neste inverno.

O jeans é uma das vedetes da coleção. O modelo skinny continua em alta para as mulheres. Linhas retas, visual rasgado e modelos minimalistas são indicados para os homens. As lavagens ficam mais elaboradas, porém mais discretas, assim como os detalhes em brilho, bordado ou costura que se concentram no cós e nos bolsos.

Listras e xadrez são os preferidos para mesclar com o liso dos figurinos. Tons de preto e cinza predominam na coleção, mas abrem espaços para os terrosos, rosa-mate e pink. Os metalizados virão numa versão mais fosca.

Lembram da elegância? Um pouco dos anos 40 com saias-lápis (com cos mais na cintura e comprimento até o joelho), saias plissadas, vestidos ajustados na altura dos joelhos, cintura marcada e casacos-vestido são dicas para manter o charme no inverno.

Além do tricô, os detalhes em pelos serão muito usados nos casacos. O modelo canguru – com capuz e abertura na frente – são os preferidos dos estilistas, até porque permitem uma combinação de tons com a peça interna. E, para ajustar a composição, os acessórios podem ter colares exagerados e com elaboração à altura, plataformas, saltos grossos ou finos. Ah, para quem gosta de bota, aproveite para usar aquelas de cano bem alto, acima do joelho.

O Popular/ Núbia Lôbo
A repórter viajou a convite do evento

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja