Mundo Mulher

Última chamada para o verão

29/10/2011

Com força de vontade e auxílio de novos procedimentos, é possível melhorar o visual a tempo.

Resta pouco mais de um mês para as férias de verão e todo ano é a mesma coisa: na boca do gol, homens e mulheres esperam aquele milagre de perder a barriguinha, acabar com a celulite, aniquilar o culote e ficar com tudo em cima para expor o corpo na praia ou na piscina. É claro que um corpo saudável e sarado não se constrói em 50 dias - é mais um projeto de vida. Mas, com muita dedicação, tempo e dinheiro para investir na nova geração de tratamentos, cirurgias plásticas e malhação, é possível fazer uma repaginada relâmpago.
Quem cruzou a fronteira da barriguinha para a pança não deve esperar mágica, mas qualquer pessoa já pode emagrecer de três a quatro quilos, perder de 4% a 6% de gordura, diminuir a celulite e recauchutar os seios. O segredo, garantem os especialistas, é encarar o espelho e tirar dele a força de vontade necessária para ir à luta nos próximos meses.
Nove em cada dez pessoas precisam perder peso. Desde o início da primavera, o movimento nos consultórios de cirurgiões plásticos e clínicas de estéticas começam a ter um aumento enorme de pessoas que desejam estar e forma para o verão.
 Nada apavora mais as mulheres de colocar o biquíni e ver a pele com aquele aspecto de casca de laranja ou então aquela famosa dobrinha ao sentar. Os homens dizem nem reparar, mas a celulite e as gordurinhas da barriga derrubam a auto-estima até da mais bela das mortais. ''Toda mulher tem celulite, mas a medicina estética evoluiu muito nos últimos anos e já contamos com atenuantes, pois celulite não tem cura, mas pode ter melhoras'', sentencia a cirurgiã plástica, Patrícia Amaral, do Beleza Full Time Centro Clínico e Estética, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. “A celulite é provocada pelo acúmulo de células de gordura e pela retenção de água e toxinas em regiões do corpo em que a pele é mais firme, como coxas e quadris. Esse processo é desencadeado por fatores genéticos e, principalmente, pela ação de um hormônio feminino, o estrógeno. É por isso que os homens não padecem do mesmo pesadelo”, diz a especialista.

 

Outro aliado no combate à celulite são os tratamentos estéticos. Os casos mais avançados de celulite, quando se formam "buracos" sobre a pele das nádegas e parte alta das coxas, podem ser tratados com um pequeno procedimento cirúrgico e anestesia local. “Estas depressões da pele são formadas por septos fibrosos subcutâneos que puxam a superfície da pele para baixo, dando o aspecto de casca de laranja. A técnica, chamada de subcisão, consiste exatamente na eliminação destes septos e preenchimento do espaço deprimido”, explica Patrícia. Uma agulha de ponta cortante é introduzida sob a pele provocando o seu descolamento e sangramento no local. “Este sangramento forma um hematoma que se reorganiza dando formação à novo tecido colágeno, que preenche o espaço elevando as rugas ou cicatrizes. É o chamado preenchimento autólogo, quando se utiliza tecido do próprio corpo como material preenchedor”, lembra a médica.
Mas para quem quer mesmo diminuir a barriga em pouquíssimo a lipoaspiração é uma boa saída.  Mas, como ainda assim o tempo é curto, só podem se candidatar os que têm pouco a perder - nada além de dois ou três litros de gordura. “Ainda dá tempo de fazer lipos, mas os pacientes não devem esperar muito, já que o tempo para se estabelecer o resultado final é de até dois meses”, indica o cirurgião plástico, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Cláudio Bicudo. ''Fazemos a lipoaspiração com cânulas finas e, com isso, diminuímos o trauma cirúrgico, reduzindo o tempo de recuperação. '' Ainda há tempo também de dar aquela turbinada nos seios com uma prótese de silicone. A procura por esse procedimento é grande, perdendo apenas para a lipo, que é o procedimento mais realizado pelos cirurgiões plásticos. ''Em três semanas a mulher já pode desfilar os novos seios na praia'', diz o cirurgião, lembrando que a lipo pode ser associada à colocação das próteses mama em um mesmo tempo cirúrgico.

 

Quem preferir um método indolor e ainda mais rápido, a opção é a Lipo Laser. Para o cirurgião plástico Alexandre Charão, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a modalidade tem mostrado excelentes resultados. Ele explica que o trauma na região operada é menor e que a lipo a laser é praticamente indolor. “Além disso, a retração da pele é uma grande vantagem dessa técnica. O laser estimula a produção do colágeno, reduzindo a flacidez. O sangramento é mínimo e a recuperação é muito mais tranqüila”, afirma o especialista, que há 1 ano lança mão do método. 
 

 Segundo Charão, 90% daqueles que fazem a lipolaser voltam a trabalhar no dia seguinte ou após dois dias e estão liberados para atividades físicas uma ou duas semanas depois. “Mas não basta ter o equipamento à disposição. O cirurgião deve ter treinamento com a tecnologia para conduzir o procedimento com segurança, proporcionar bons resultados e pós-operatório melhor do que as lipos convencionais”, Finaliza.             


Os profissionais ainda afirmam que a prática dos exercícios físicos é fundamental para manter o corpo em forma além de proporcionar saúde, bem-estar e manutenção do resultado.
 

Beleza Full Time Centro Clínico e Estética – Dra. Patrícia Amaral

Dr. Claudio Bicudo

Dr. Alexandre Charão

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja