Mundo Mulher

Livre-se do braço flácido e seja feliz

Livre-se do braço flácido e seja feliz

30/03/2012


         Um gesto simples como dar um “tchauzinho” pode significar enorme desconforto para o público feminino. Seja por excesso de pele ou gordura, a flacidez evidente ao balançar os braços deixa qualquer mulher incomodada, independente da idade. A boa notícia é que, graças á cirurgia plástica, é possível reparar essa imperfeição.

         Segundo o cirurgião plástico Tomaz Nassif, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e chefe do Serviço de Microcirgurgia Reparadora do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ, há diferentes técnicas para por fim a flacidez ou a gordura que tende a aparecer nessa região. Leia a entrevista abaixo e descubra a opção certa para deixar os seus braços lindos.

1) Quais fatores podem causar a flacidez na parte interna do braço?

A genética, o tipo de pele, a idade e a instabilidade ponderal, ou seja, o fato de ganhar e perder peso várias vezes ao longo da vida.

2) Quando a lipoaspiração de braço é indicada?

Nos casos em que não há propriamente flacidez, mas sim acúmulo de gordura que, com o peso, dá a falsa sensação de excesso de pele.

Estes casos devem ser avaliados com muito critério, pois a lipoaspiração isolada dá os melhores resultados quando bem indicada.

3) Quais são seus benefícios?

O maior benefício é a ausência de cicatriz, numa região onde elas normalmente são muito visíveis.

Além disso, a retirada da gordura em excesso evita que ela se acumule novamente no caso de um aumento de peso inesperado.

4) Como é o procedimento de lipoaspiração de braço?


A face posterior do braço é a área onde se acumula o maior volume de gordura a ser aspirada. Normalmente são necessárias apenas uma ou duas pequenas incisões de menos de 1 centímetro cada.  A técnica a ser usada varia, podendo ser a lipoaspiração clássica, a vibrolipoaspiração ou mesmo aquelas que se utilizam de ultra-som ou laser. Somos adeptos da vibrolipoaspiração.

5) Como é a recuperação da lipoaspiração de braço? Que resultado é possível esperar?

A recuperação é muito simples, semelhante àquela em outras regiões corporais que passam pelo mesmo procedimento. Existe um edema inicial, equimoses (áreas arroxeadas) e desconforto, que melhoram com a compressão local, pomadas locais e analgésicos.A diferença é que as cintas elásticas devem ter a sua compressão muito bem dosada para não causar edema excessivo nas mãos. São usadas apenas durante 10 a 15 dias, dependendo da área e do volume aspirados.O resultado de uma lipoaspiração braquial bem indicada é simplesmente espetacular.  A pele se retrai e se acomoda, dando um resultado natural e sem cicatrizes.  O nosso conselho é para que as mulheres jovens, com propensão a acumular gordura nos braços, façam a lipoaspiração o mais cedo possível enquanto a pele ainda não ficou flácida.  

6) Qual é a diferença entre a lipoaspiração de braço e a braquioplastia?

O ideal é evitar a braquioplastia, que deve ser indicada apenas para os casos de cirurgia pós-bariátrica (após o emagrecimento subsequente à cirurgia da obesidade mórbida) e nos casos de pessoas já com idade mais avançada e que não puderam ser beneficiadas pela lipoaspiração.Trata-se, neste caso, de uma ressecção longitudinal de pele e gordura, em bloco, na face interna do braço, onde o custo-benefício deve ser bem avaliado.Esta ressecção pode abranger também a região da axila, ou apenas ela, mas as indicações neste último caso são excepcionais.

7) Como é o pós-operatório nas duas cirurgias? É dolorido?

Tanto a lipoaspiração quanto a braquioplastia trazem algum desconforto no pós-operatório mais imediato.  Como em qualquer cirurgia, há sempre edema (inchaço), equimoses (áreas arroxeadas) e dor, que devem e podem ser tratados com eficiência.

8) É possível que, após a braquioplastia ou a lipoaspiração, haja novamente flacidez nessa região?


Normalmente não, a curto e médio prazo, a não ser que haja instabilidade ponderal importante, com aumento e perda de peso constantes. Aí, não há pele que aguente...

Tomaz Nassif -  cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e chefe do Serviço de Microcirgurgia Reparadora do Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ

 

Camila Mendonça - camilaseculoz@gmail.com

Foto: Dr. Tomaz Nassif

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja