Mundo Mulher

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COM O SORRISO PERFEITO

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COM O SORRISO PERFEITO

11/07/2012



Harmonia facial é grande diferencial no “cartão de visita”


Uma boa dose de sorriso faz muito bem para a saúde e pode ser fundamental para mudanças do nosso comportamento no dia-a-dia. Nosso rosto é o cartão de visita. Estudos realizados há mais de 20 anos comprovam os benefícios do sorriso diário para o bem estar das pessoas e mostram através dos dentes toda beleza e saúde potencial de cada uma delas. Mas para ter um sorriso bonito é necessário possuir gengivas e dentes saudáveis. O Brasil já teve o mais alto índice de indivíduos desdentadas devido à falta de informação e extrações desnecessárias. Hoje em dia, com a melhora da condição de vida do brasileiro e uma odontologia moderna e preventiva, temos alcançado um "status" de primeiro mundo em qualidade técnica.
 
 
Uma boca bem cuidada além de ser esteticamente importante, é uma questão de saúde. Pesquisas mostram a relação de problemas dentários com diabetes, hipertenção, AVC, câncer de boca e até mesmo infarto. A desinformação, a falta de dinheiro e também o famoso "deixa para depois" têm sido responsáveis pela grande quantidade de pessoas com complicações nos dentes. Isso compromete a boa apresentação desses homens e mulheres perante a sociedade, sendo decisivo para uma boa aceitação no ambiente profissional e social. Existem muitos desvios e danos de natureza bucal e facial que prejudicam o funcionamento do organismo e também o visual, como deformidades, fraturas ósseas, tumores da boca e irregularidades do esqueleto maxilar. Nos casos mais severos, afetam muito a expressão da face e geram estragos psicológicos gravíssimos.

Cada dente é responsável por uma função dentro da boca, um só dente a menos é o suficiente para atrapalhar a mastigação, fala e aparência. Apenas o dente do siso, que em muitos casos apresenta riscos, podendo danificar os adjacentes se estiver com cárie, inflamação e impactado (impossibilitado de nascer pela falta de espaço bucal), tem a indicação para remoção na maioria das vezes. Muita gente não sabe, mas a presença indevida contribui para uma variedade de complicações, inclusive cistos que podem se tornar tumores. Fora ele, os problemas podem acontecer a partir de uma cárie ou gengivite não tratadas que ocasionaram a perda de um dente e que podem ter atingido os outros ao lado, levando a perda destes em seguida.
 
A partir do momento em que há deficiência pela falta dos dentes, o ideal é reconstituir a estrutura para corrigir as funções afetadas. A melhor e mais duradora alternativa para reposição são os implantes dentários, que devolvem todos os mecanismos (mastigação e dicção) e contribuem decisivamente para a boa aparência do indivíduo que sofreu o prejuízo. Um sorriso bonito é fundamental para a primeira impressão que alguém pode passar, sendo diferencial nas relações interpessoais e também sinônimo de cuidado e higiene.

Dr. José Flávio Torezan, cirurgião dentista bucomaxilofacial

Assessoria Marcia Stival - notas@consultordeempresas.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja