Mundo Mulher

Cuidado com as dietas exóticas!!!

Cuidado com as dietas exóticas!!!

06/01/2010 

Promessas de emagrecer rápido, por meio de dietas às vezes exóticas, costumam entrar nas listas de prioridades dos primeiros meses do ano. O desejo de ficar com o corpo em forma, de olho no carnaval e na passarela das praias de verão, faz com que muitos topem qualquer tipo de sacrifício alimentar. Mesmo que o preço imediato seja arriscar a saúde.

Quem está acima do peso ou engordou uns quilos extras está sempre propenso a acreditar em soluções de emagrecimento quase mágicas. Por isso, não hesita em adotar dietas como a da sopa, de desintoxicação, do tipo sanguíneo, do Dr. Atkins, à base de shakes, que excluem grupos de alimentos como carboidratos, proteínas, dentre outros.

Tem sempre um amigo a indicar uma dieta nova. Por que estas dietas não funcionam? A nutricionista Cláudia Cantelli Daud, o endocrinologista Haroldo Souza, de Goiás, a nutricionista Amanda Epifânio e a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, de São Paulo, respondem à questão e revelam nesta página os pontos fracos das dietas mais em evidência. Os especialistas mostram ainda possíveis efeitos adversos delas no organismo. Veja a seguir:

Dieta da sopa, do tipo sanguíneo, dieta do Dr. Atkins

PONTOS FRACOS
Falham porque são monótonas. São muito restritivas. Ninguém consegue se alimentar só com sopa por muito tempo, mesmo que se mudem os ingredientes. Nem consegue abrir mão de alimentos muito apreciados e tradicionais. Também é impossível comer os embutidos mais deliciosos sem o pão ou os cortes mais saborosos das carnes sem o tradicional arroz indefinidamente. Estudos científicos atuais, publicados em revistas de renome internacional, como a New England Journal of Medicine, demonstram que em qualquer uma dessas dietas a perda de peso ocorre pela diminuição do total de calorias ingeridas. Ou seja, causam um balanço negativo calórico, mas funcionam por um curto período de tempo. As pessoas voltam para os seus hábitos alimentares, fazendo muitas vezes o peso voltar, no chamado efeito sanfona.

EFEITOS
No caso da dieta da sopa há vários tipos. Mas todas são restritivas, hipoproteicas (pouca proteína) e normalmente usam sopas prontas em sua formulação, que contêm muito sódio e podem elevar a pressão arterial, causando retenção de líquidos (inchaços). Quanto à do tipo sanguíneo, não há comprovação científica de que o tipo sanguíneo diferencia no organismo a digestão, a absorção e o aproveitamento de alimentos. Ela tende a excluir alimentos comuns da dieta dos brasileiros. E supervaloriza alimentos caros e muitas vezes inacessíveis. Já a dieta do Dr. Atkins aposta na restrição de carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo. Se precisar correr meio quarteirão, a pessoa não consegue. Pode ser prejudicial aos cardíacos, sobrecarregar os rins. A dieta da proteína, por sua vez, emagrece, pois é hipocalórica (baixa caloria) – a proteína tem maior poder de saciar a fome e com isso a pessoa come menos –, porém ninguém aguenta fazê-la por um tempo prolongado. Dietas restritivas podem trazer deficiências nutricionais a longo prazo. Também dietas ricas em gorduras e pobre em fibras podem aumentar a incidência de alguns tipos de cânceres no sistema digestivo.

Dietas à base de shakes e enzimas

PONTOS FRACOS
Se usados com orientação de um profissional qualificado, os shakes podem auxiliar no emagrecimento. Mas causam sensação de enjoo. Os substitutos alimentares podem ser usados no lugar de uma ou no máximo duas refeições ao dia. Existem ótimos produtos no mercado, com valor nutricional, ricos em fibras, pobres em gorduras e que auxiliam na perda de peso, pois trazem a sensação de saciedade. Mas os suplementos costumam ser placebos. As enzimas nada fazem pela queima de gordura localizada ou sistêmica.

EFEITOS
O maior problema é o uso indevido de tais produtos, que podem levar riscos à saúde e até mesmo engordar. As enzimas aplicadas em injeções subcutâneas não induzem à sonhada redução de gorduras localizadas. Os suplementos e pílulas que vendem sonhos milagrosos de perda fácil de peso custam caro ao bolso e não trazem resultados.

Dietas à base de água e chás

PONTOS FRACOS
Inicialmente eram sutis e se propunham a eliminar toxinas. Mas não passavam de dieta líquida, com o objetivo de hidratar o corpo, após períodos de ingestão alcoólica pesada e exageros alimentares. Hoje, são mais invasivas e perigosas, pois pregam longos períodos de ingestão líquida, aumentam a ingestão de sal e usam laxativos potentes sob a designação de naturais. Ou seja: são capazes de impor ao corpo uma perda enorme de água e eletrólitos. Têm a ousadia de incluir sessões diárias de lavagem intestinal, com o nome de hidroterapia do cólon, sob a alegação de eliminar impurezas e sujeiras do corpo. O chá não oferece energia.

EFEITOS
Não têm base endócrina ou nutricional. O nosso organismo é dotado de dois mecanismos muitos sensíveis para eliminar substâncias indesejáveis e que não podem se acumular no corpo. É por meio do fígado e dos rins que eliminamos tais substâncias, expelidas através das fezes e urinas. Essas dietas extremas, com proposta de jejum, são capazes de induzir ao desequilíbrio metabólico, perda de peso por desidratação, arritmias cardíacas e lesões neurológicas. Diminuem a imunidade e a capacidade de defesa do organismo.

Dietas de baixíssimas calorias

PONTOS FRACOS
Um dieta abaixo de mil calorias diárias pode realmente enxugar a água corporal, pois desidrata mais do que emagrece. É muito utilizada em spas sob supervisão médica, pela busca da perda de peso em curto espaço de tempo. Diminui o metabolismo. Com isso há um menor gasto de energia e não ocorre o emagrecimento.

EFEITOS
Trazem deficiências nutricionais. Provocam baixa imunidade, com predisposição para infecções. Principalmente as chamadas infecções oportunistas como herpes, candidíase e outras infecções fúngicas. Podem ainda detonar quadros de hipoglicemia com grande mal-estar. Além de resultarem em grande estresse psicológico.

Dietas com linhaça e outros grãos

PONTOS FRACOS
Linhaça, aveia, farelo de trigo e outros grãos podem ser coadjuvantes numa dieta por apresentar alto teor de fibras. Estudos comprovam que a linhaça é uma semente nutritiva e versátil, mas não garante perda de peso. Ao contrário, é bastante calórica, rica em lipídios e, se usada em grande quantidade, pode até engordar, tornar mais difícil o balanceamento de uma dieta. Isto porque, para adicionar uma colher de sopa de linhaça em uma refeição, seria necessário retirar quase duas colheres de sopa de arroz.

EFEITOS
A linhaça auxilia sim no controle do colesterol, tem propriedades antioxidantes. Portanto, ela e outros grãos são bem-vindos às refeições. Mas não apresentam qualquer efeito para queimar gordura ou um poder mágico na redução de peso.

Dietas dos pontos

PONTOS FRACOS
Só funciona se a pessoa tiver o mínimo de noção de nutrição e bom senso para diversificar a dieta e nunca se restringir a determinados grupos de alimentos. Dá pouca ênfase aos nutrientes, à boa combinação de alimentos. É ideal caloricamente para o emagrecimento. Mas não ensina a ter escolhas saudáveis de alimentos. O que a deixa desbalanceada nutricionalmente. Baseia-se na contagem de pontos relacionados a altura, sexo, idade e nível de exercícios que se pratica, somando o dia inteiro, a semana inteira. Isto é, cada um deve consumir um número de pontos por dia.

EFEITOS
Se a pessoa souber aproveitar os ensinamentos do programa Vigilantes do Peso pode ter uma alimentação saudável e obter o emagrecimento. Os únicos alimentos proibidos são aqueles que têm gordura trans, mas não há uma orientação sobre a qualidade e importância dos alimentos.

Fontes de consulta: nutricionista Cláudia Cantelli Daud, endocrinologista Haroldo Souza, de Goiás; nutricionista Amanda Epifânio e endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), São Paulo

Goiasnet.com/Margareth Gomes - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja