Mundo Mulher

Dorme nenê

Dorme nenê

Mariela Romano

Na barriga da mãe, o bebê tem todo o conforto e a segurança necessários para o seu desenvolvimento. Ao nascer, ele precisa encontrar essas características no lugar onde vai passar a maior parte de seus primeiros meses: o berço.

Além de bonito e prático, o berço precisa ser necessariamente seguro. Para tanto, é importante que ele esteja de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que, preferencialmente, seja fabricado por empresas que utilizem essas normas e que tenham o ISO 9000.

O melhor material para os berços é a madeira, sendo que esta deve ser bem resistente e não pode soltar farpas. A tinta e o verniz devem ser atóxicos, já que o bebê, no decorrer de seu crescimento, pode morder a grade e engolir alguns pedaços de tinta. O ferro também pode ser utilizado, mas deve estar revestido com tinta atóxica e resistente a corrosão.

Algo importante a se observar na hora de escolher o berço é a modulação das grades laterais, de cabeceira e pezeira, que devem ter a distância certa para que o bebê nunca fique com os braços, pernas e cabeça presos por algum incidente. O vão entre as grades deve ser de 6 cm.

Ainda em relação às grades, as que sobem e descem facilitam a colocação e a retirada do bebê do berço – lembrando sempre que devem seguir as normas de funcionamento da ABNT.

Escolhido o berço, é hora de pensar no lugar onde ele deverá ser colocado no quarto. Observe a corrente de vento do ambiente e evite instalar o berço perto dela, escolhendo preferencialmente o local de melhor visão pela porta de entrada do quarto.

Observadas essas dicas, você garante o melhor sono para o seu bebê e toda a tranqüilidade pra você!

 

Foto : Acervo pessoal Projetos Mariela Romano

Fotógrafo : Munir Al Rubaie

Texto : Mariela Romano

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja