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Casa Cor Goiás - CONFORTO E CONSCIENCIA

01. Bilheteria – Arquiteto Leo Romano

Presente em todas as edições da Casa Cor Goiás, o arquiteto Leo Romano projetou a Bilheteria da mostra como um escritório móvel, estilizado com bom humor e originalidade. O espaço, de 8m², foi concebido em um trailer abandonado, que passou por uma reforma para abrigar o ambiente. Externamente, o arquiteto utilizou estamparias que permitem duas leituras diferentes para a peça: de um lado, as paredes receberam aplicação em forma de grandes arabescos, enquanto do outro a composição foi feita com inspiração na ajulezaria. O tom irreverente é dado por silhuetas de bois, que completam a identidade visual externa do trailer. Internamente, o ambiente foi distribuído de forma periférica, para facilitar a circulação dos visitantes. Bancadas recebem os computadores e demais equipamentos da Bilheteria. O grande destaque da decoração interna é a parede coberta por papel de parede com design do artista plástico italiano Piero Fornasetti. O trailer conta ainda com uma base de madeira onde estão colocados animais feitos de fibra de vidro, numa referência aos carros de boi, tradicionais elementos da cultura goiana. Os animais - que remetem ao bom humor e à originalidade característicos do espaço - estão adornados com lâmpadas, simbolizando a abertura de um caminho para a criação, a vida e a alegria, numa inspiração poética que singulariza os trabalhos do arquiteto.

 

02. Hall – Arquiteto Daniel Almeida

O arquiteto Daniel Almeida, pela terceira vez na mostra, assina os 150m² do Hall de entrada da Casa Cor Goiás 2009. O projeto, inspirado na Art Déco do Centro de Goiânia, convida o visitante a uma particular viagem no tempo. O ponto alto é o emblemático carrinho de pipoca que marcou a infância da nova Capital, concebido com ousadia. O carrinho estilizado pelo arquiteto tem sete metros de comprimento, seis cabines, 10 rodas de bicicleta e toques de requinte em camadas de tinta dourada. Elementos do dia-a-dia de uma casa ilustram os compartimentos internos. O hall também apresenta uma caixa de luz feita com duas cortinas. Por fora, elas são de blackout branco, com intervenção do próprio arquiteto, são ilustradas com fotos de astros do cinema das décadas de 1930 e 1940 remixadas e recortadas em máscaras, remetendo à época áurea do cinema e ao caráter inatingível daqueles artistas. A experência visual é complementada pelas cortinas internas, em tecido nobre vermelho, e pelo piso que segue até a calçada, também em vermelho. A caixa de luz, traz em seu interior duas intervenções em capas de revistas de moda assinadas por Pitágoras e Marcelo Solá, além de um balcão de laca preta com desenho que faz uma releitura do estilo Art Déco, com referências ao rock’n’roll. A música ajuda a compor o ambiente, com trilha sonora que vai de Billy Holiday a M.I.A. O toque final fica por conta dos sapatinhos de rubi de Dorothy, personagem do filme O Mágico de Oz, que compõem uma das cabines do carrinho de pipoca. A mensagem da instalação é clara: "Não há lugar melhor no mundo do que a nossa casa".

 

03. Átrio – Arquitetos André Brandão e Márcia Varizo

Concebido para mostrar que o moderno pode ser clássico e que o clássico pode ser moderno, o Átrio tem 62m² e é assinado pelos arquitetos André Brandão e Márcia Varizo, na Casa Cor Goiás pela sexta vez. O destaque do espaço é um abajur em forma de cavalo, em tamanho natural. A peça, um dos ícones do design contemporâneo, é produzida pela indústria holandesa Moooi. O sofá do ambiente é uma releitura do tradicional modelo Chesterfield. Ao lado do sofá, duas mesas customizadas com desenhos do artista plástico americano Keith Haring dão ao Átrio um ar irreverente. Quatro poltronas tradicionais também ganharam toques de modernidade, ao serem elaboradas com madeira e tecido totalmente pretos. Os tons sóbrios do local são quebrados por duas mesas tradicionais, de cor fúcsia. O contemporâneo marca presença nas peças da celebrada designer de móveis espanhola Patrícia Urquiola: a poltrona Pavo Real, que se assemelha à um pavão, e três puffs de pele sintética de urso polar. O mobiliário é composto ainda por bibliotecas e por uma mesa de centro de duas alturas, da designer Jacqueline Terpins, feita com vidro totalmente branco. Papéis de parede que remetem aos labirintos do game Pac-Man revestem todo o ambiente. O piso é de carpete de madeira, na cor branca. Como adorno, os arquitetos utilizaram ainda o tradicional tapete francês Aubusson, de estampas florais e tons pasteis, numa composição com um tapete liso e contemporâneo. Outros elementos de destaque na decoração são as cortinas de linho, em tons de cinza, e um quadro pintado à óleo do jovem artista plástico e tatuador Gustavo Rizério.

 

04. Memorial – Arquiteto Cristiano Lemes

De autoria do arquiteto Cristiano Lemes, o Memorial da Casa Cor Goiás 2009 segue uma proposta contemporânea. O ambiente, de 32m², foi elaborado como uma sala de aula totalmente branca, de onde emergem dados memoriais do Colégio Lyceu e da cidade de Goiânia. O espaço reúne, ainda, cinema, arquitetura, design déco e meios de transporte, trabalhados como referências culturais que remontam à data de fundação do colégio na cidade, no ano de 1937. Somam-se à estas referências os personagens que compuseram o corpo docente e discente do colégio, desde sua fundação até os dias atuais.

 

 

05. Recanto da Leitura – Designer de Interiores Meire Santos

O ambiente Recanto da Leitura, projetado pela designer de interiores Meire Santos, possui 30m² e foi projetado como um local de refúgio para o descanso e de inspiração para a leitura. Para valorizar a idéia central do ambiente, Meire, que participa da mostra pela décima primeira vez, utilizou mobiliários que se destacam pela leveza e conforto. Um dos destaques é o banco leão, esculpido em madeira recolhida de uma árvore derrubada por um raio. O espaço, que apresenta elementos de inspiração africana, traz ainda uma tela à óleo de Siron Franco, com dimensões de 1,60m x 1,40m, do acervo particular de Mônica Quinan.

 

06. Sala de Reuniões – Arquiteta Kazuê Nagato Amemiya e Designer de Interiores Simone Sebba Daher

As profissionais Simone Sebba e Kazuê Nagato desenvolveram o projeto de uma sala de reuniões para a mostra Casa Cor Goiás 2009, cuja idéia básica foi firmar o conceito de reuniões menos formal, propiciando aos participantes agradáveis momentos de convívio e realizações de bons negócios. Para isso, a sala de 19m² foi composta em dois ambientes independentes, porém integrados, possibilitando que as reuniões possam ser realizadas de forma tradicional, ao redor de uma mesa, e também de uma maneira intimista, num espaço que dispõe de poltronas e mesas de apoio. A sala é dividida por um aparador desenhado especialmente para a Casa Cor, de laca preta por fora e vermelha por dentro, em duas alturas, que também funciona como um pequeno bar para os momentos de maior descontração. Acima do aparador encontra-se uma tela de projeção, que permite visibilidade de qualquer local da sala. A mesa de reunião em prata está estruturada com todos os recursos necessários e abriga sete cadeiras ergonomicamente planejadas, sendo uma de design inovador. A utilização de persiana de madeira escura, de duas poltronas em couro vermelho acompanhadas por duas mesas de apoio e um painel de vidro reciclado homenageando Burle Marx criou uma atmosfera informal no outro ambiente. No piso foi utilizado carpete, feito com materiais recicláveis. As paredes da sala receberam pintura em aço escovado, exceto uma, que foi revestida com papel de parede em tons neutro, compondo uma harmonia de bom gosto. O teto rebaixado apresenta iluminação indireta e um pendente de cúpula vermelha e armação preta, de linhas modernas.

 

07. Espaço do Bon Vivant – Arquiteto Fernando Parrode

Concebido pelo arquiteto Fernando Parrode, presente na Casa Cor Goiás pela nova vez, o Espaço do Bon Vivant segue uma tendência cada vez mais presente nos ambientes voltados para o entretenimento: o espaço é dedicado exclusivamente à música, dispondo, para tal, de equipamentos de áudio de última geração. O destaque é a tecnologia High End, que traz de volta o vinil, de qualidade sonona é superior à do CD. De altíssima definição, o som tem cabos em prata e ouro e caixas com twiter de diamante. O ambiente, inspirado em um homem que sabe aproveitar a vida em todas as suas nuances, promove uma união entre o clássico e o moderno, tornando-o ideal para receber amigos e apreciar bons vinhos, que são guardados em uma adega climatizada. Os móveis de som e o bar com climatizador de vinhos tem acabamento em laca preta brilhante, uma forte tendência no mobiliário atual; além disso, foram desenhados pelo arquiteto e executados sob medida para receber os equipamentos. Outros destaques são a mesa de centro, com design inspirado nos clássicos óculos Ray-Ban; poltronas revestidas com tecido que retrata telas de Picasso e Hunder Twasser, bordadas à mão pela designer Elisa Lôbo; e os estofados de linho, que valorizam o uso de tecidos naturais, outra forte tendência do mercado. O ambiente traz também um tapete paquistanês Zigler, feito em lã com desenho francês. O piso flutuante é um lançamento do mercado - feito com material reciclável, o piso é antichamas e antiruído, tendo também função acústica. Na iluminação, toda dimerizada para se controlar o uso da energia, destacam-se o lustre francês da década de 1940, feito em bronze e cristais de rocha; e dois lustres Smoke, de inspiração barroca e feitos em madeira queimada pela indústria holandesa Moooi. O Espaço do Bon Vivant é adornado ainda com gravuras, fotos, relógios antigos e uma coleção de espelhos de várias décadas e origens, elementos pertencentes ao acervo do próprio arquiteto.

 

08. Loft do Louco por Informática – Arquiteto Leo Romano

Uma celebração à tecnologia e aos apaixonados por informação, internet, jogos e imagem. Esta é a idéia central do Loft do Louco por Informática, ambiente de 42m² assinado pelo arquiteto Leo Romano. O espaço apresenta-se como um grande módulo solto, sobre o qual está colocada a cama. Voltados para uma parede estão a cozinha, o guarda-roupa e o banheiro. Em outra parede, televisores ligados à tecnologia video-wall – que consiste em vários monitores unidos para formar uma única imagem – geram imagens de grande proporção quando ligados ao notebook do usuário. A paleta de cores do ambiente considera o amarelo dos móveis, o preto dos tapetes e o vermelho das paredes, numa combinação ousada que confere personalidade ao espaço. Os objetos de decoração estão todos camuflados por cortinas, ressaltando a originalidade do loft. A decoração camuflada faz referência aos segredos de caixas, traduzidos em um momento de surpresa e revelação. O piso, composto por um carpete único, foi desenhado pelo próprio arquiteto, assim como os módulos que compõem o ambiente.

 

09. Galeria – Arquitetas Bruna de Brandi  e Caroline Gonçalves

A dupla de arquitetas Bruna de Brandi e Caroline Gonçalves é responsável pelos 42m² da Galeria, que homenageia o artista plástico goiano Juca de Lima, ex-presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, atual vice-presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte de Goiânia (Amag)  e um dos precursores das artes plásticas no Estado. As 18 obras expostas, que incluem quadros, gravuras, estudos e aquarelas, foram cuidadosamente escolhidas para retratar, em ordem cronológica, a vida e o trabalho do artista plástico – a obra mais antiga data de 1947, enquanto a mais atual é de 2009. Com 65 anos de carreira, Juca é reverenciado por retratar paisagens regionais goianas, com destaque especial ao Cerrado. Essa característica serviu de inspiração para as arquitetas, que pretendem estimular a discussão sobre a preservação do bioma a partir do tema central da Casa Cor Goiás 2009, a Sustentabilidade. No que tange à decoração, a proposta foi ressaltar a monumentalidade do prédio com o uso de elementos clássicos, que tornam o espaço imponente. As cores predominantes são o vermelho, o dourado e o branco. O piso é um carpete ecológico vermelho, todo feito de fibras PET. Nas paredes foi utilizada a textura Suvinil com efeito semelhante ao tecido linho, na cor areia. O tom neutro dá ainda mais destaque aos trabalhos em exposição, todos de cores bem vivas. Molduras de gesso nas paredes imitam colunas clássicas, que foram revestidas com papel de parede nos tons de vermelho e dourado.. As quatro janelas do local foram adornadas com cortinas de seda vermelha. A iluminação do ambiente é pontual, e será complementada por três lustres de cristal, que reforçam o estilo clássico do espaço. Um monitor da Casa Cor Goiás também foi colocado na Galeria, no qual os visitantes poderão conferir o mapa da mostra e dados referentes à todos os ambientes e seus respectivos profissionais.

 

10. Banheiro Público Masculino 1

11. Banheiro Público Feminino 1 – Arquitetos Jalma Borges Lamounier, Manuel Balbino Carvalho e Mônica Tormim

Os arquitetos Jalma Borges, Manuel Balbino e Mônica Tormim participam da mostra pela segunda vez, assinando o projeto dos quatro banheiros públicos da Casa Cor Goiás 2009. Os banheiros, que estão na mesma posição que já ocupavam no prédio (dois no térreo e dois no andar superior), foram elaborados a partir de um só projeto, pois serão mantidos após o termino do evento – sendo necessária, para tal, a manutenção de uma identidade comum aos quatro espaços. Em virtude disso, a perenidade da obra, juntamente com a sustentabilidade e o bom gosto estético, foram os ideais seguidos pelos arquitetos na concepção dos ambientes. Na Casa Cor Goiás, os visitantes irão conferir verdadeiras "casas de banho", com mobiliário de época – no estilo Art Déco – e decoração acompanhando a linguagem original do Lyceu. A iluminação indireta, o piso na cor bege e as paredes no tom areia conferem aos ambientes um caráter de neutralidade, em contraponto aos objetos utilizados na decoração. Espelhos, tapetes e persianas de madeira também adornam os espaços, que tem 11,5 m² cada. As louças e metais utilizados, todos fornecidos pela Deca, tornam os banheiros sustentáveis, o que é condição técnica própria da empresa. Nas portas predomina a madeira, característica da época da construção do prédio. A porta de entrada foi ampliada e os elementos internos dos banheiros foram redistribuídos de forma a permitir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência. Como elemento final, os arquitetos homenagearam o Lyceu com painéis sobre as personalidades que lá estudaram ou que estiveram de algum modo envolvidas com a história do colégio. Os Banheiros Masculino e Feminino 1 estão localizados no andar térreo do prédio.

 

12. Hall – Designer de Interiores Ale Kostik

Com 42m², o Hall assinado pela designer de interiores Ale Kostik foi projetado como um espaço multifuncional. Para aproveitar toda a extensão do corredor, que é de 21 metros, o Hall foi dividido em três partes: a primeira tem jardim vertical e placas de demolição nas paredes, e piso com os desenhos da calçada de Copacabana, uma homenagem à Burle Marx; a segunda, que é a maior, é ocupada por uma painel de 8,20m, onde está colocada uma estante desenhada pela designer; a terceira traz três relógios de vidro, de tamanhos variados, na parede; e a quarta tem um painel paisagístico de demolição que remete ao Pão de Açucar, do Rio de Janeiro. As peças de mobiliário utilizadas são uma chess também desenhada por Ale, três puffs em estilo feijão e três poltronas com tecido algodão xadrez assinado pelo arquiteto e decorador Sig Bergamin. O paisagismo é abordado com o uso de três plantas raras, colocadas em vasos vietnamitas brancos. O piso de todo o corredor é tapete de borracha, enquanto a pintura que contorna todo o ambiente e vai até o teto é um efeito decorativo que imita o tecido linho. Nas janelas foram utilizadas cortinas com blackout, cobertas com tecido de seda. Já a iluminação é constituída por quatro pendentes de fios de seda - dois vermelhos e dois pretos - e balizadores no chão. O ambiente é adornado ainda com esculturas de metal do artista plástico goianiense Luis Antônio e por telas do artista plástico Hanilson, de Pirenópolis.

 

13. Loft da Executiva – Arquiteta Cláudia Zuppani

Com 50m², o Loft da Executiva foi concebido como um espaço residencial num antigo prédio. A idéia da arquiteta Cláudia Zuppani foi ressaltar o prédio como ele é, deixando as janelas do Lyceu à mostra, as vigas do teto aparentes e com a manutenção do piso original do espaço, de tacos de madeira. Para refletir a mulher que ambienta o loft, uma executiva em constante interação com todo o mundo, o espaço é preenchido com peças de origens variadas. O étnico se faz presente em um portal da Tailândia em madeira entalhada, que separa o quarto do restante do ambiente. Cadeiras clássicas francesas e cadeiras inglesas antigas, usadas num espaço contemporâneo, criam uma atmosfera cosmopolita . A cozinha é composta por uma bancada de 5m, feita em pedra rústica polida, e traz tudo o que é necessário em um pequeno apartamento. Revestido por papel de parede bege e com iluminação indireta, o ambiente tem uma luminária Dear Ingo, da indústria holandesa Moooi, e é adornado por um tapete denominado Caminho de Pedras, trazido da França especialmente para a Casa Cor Goiás.

 

14. Estar do Jovem Casal – Arquitetos Adriana Mundim e Fernando Rocha Galvão

Desenvolvido pelos arquitetos Adriana Mundim e Fernando Rocha Galvão, o Estar do Jovem Casal tem 46m² e é inspirado em um casal antenado, que tem referências de viagens e gostam de arte. O ambiente é cosmopolita, e atua como um resgate de tudo o que o jovem casal já viveu. O mobiliário é composto por um sofá grafite gigante, em tecido liso mas estampado em um dos cantos; poltrona e banqueta Easy de Oscar Niemeyer, em couro bege; e bancada de apoio para cafeteira e bebidas. A bancada traz como assentos dois balanços de corda, projetados pelo conceituado grupo Droog Design. O balanço tem acento oco e de plástico, feito para receber água, propiciando assim ambiente adequado para uma planta natural, que cresce ao redor da corda. O estar tem ainda uma mesa central e 2 mesas laterais em madeira garimpados na Tunísia, contrastando com duas caixas em vidro fumê. Também trazidos da Tunísia, dois remos desgastados pelo tempo foram afixados na parte superior da estante. Para remeter à idéia de prédios antigos, os janelões foram ressaltados com cortinhas altas, de linho bege, e emolduradas com cortineiro e rodapé alto. O teto tem vigas e spots de luz aparentes. Como destaques da iluminação, a 85 Lamps - um “bouquet de lâmpadas” - criação da Droog Design, e as luminárias Rabbit Lamp, da indústria holandesa Moooi. O espaço, que tem uma pequena galeria quadros, gravuras, papéis e desenhos, é adornado ainda por uma tela do artista plástico goiano Pitágoras, posta ao lado de um painél geométrico, e traz na estante em laca bege objetos que identificam o perfil e estilo de vida do casal.

 

15. Quarto e Banho do Jovem Casal – Arquitetos Ana Paula Pascoal e Marco Machado

Elaborar um espaço com identidade própria foi o ponto de partida dos arquitetos Ana Paula Pascoal e Marco Machado para compor o Quarto e Banho do Jovem Casal, distribuídos em uma área de 29m². O projeto modernista, inspirado nas décadas de 1950 e 1960, tem como base norteadora o minimalismo. A inspiração dos está impressa na limpeza formal do espaço e na produção de estruturas bi e tridimensionais. A estética do espaço exprime a possibilidade da manipulação de elementos como o aço, a borracha e o vidro, que quando reciclados e produzidos de forma ousada, causam efeitos visuais marcantes e contribuem de forma atuante na recuperação do meio ambiente. O painel em aço oxidado desenhado pelos arquitetos e executado pela artista plástica Divina Roncaratti e a escultura de parede em borracha do artista plástico Márzio Fiorini traduzem, de forma consciente, a preocupação com o tema “Sustentabilidade”. A iluminação tem a função de proporcionar tranqüilidade e aconchego, focalizando e intensificando os objetos de maior destaque. A iluminação e ventilação naturais também atuam no espaço, contribuindo para a diminuição do consumo de energia elétrica. A divisão dos ambientes (quarto, closet e banho) é feita de forma sutil, e sugere a intenção de criar profundidade e integração na leitura dos espaços. O pé-direito e as aberturas (janelas) altos, presentes na arquitetura do edifício e respeitadas no ambiente, tem como objetivo a contemplação do poder impresso nas construções da época. O mobiliário escolhido traz aconchego e reforça a personalidade do espaço. A imagem e o som, projetados para o entretenimento do jovem casal, tem a proposta de causar sensações e estímulos para quebrar o ritmo da correria do mundo contemporâneo.

 

16. Quarto e Banho do Bebê – Arquiteta e Urbanista Rubiana Teixeira

A arquiteta e urbanista Rubiana Texeira é a responsável pelo Quarto e Banho do Bebê da mostra em 2009. A proposta foi unir a criatividade do patchwork, presente no enxoval do quarto; a praticidade do mobiliário; e a decoração, toda feita nas cores do patchwork. Além disso, o projeto destaca-se pela preocupação com a ventilação, que não incide diretamente nos espaços onde fica o bebê (berço e trocador). A temática infantil permeia a aplicação da Sustentabilidade no ambiente, que promove o reaproveitamento de bobinas de papelão na decoração de paredes do quarto e do banheiro, formando círculos coloridos de tamanhos variados. O sustentável também se faz presente em um nicho de madeira do quarto, enfeitado por um mar de peixes feitos de sobras de MDF e borbulhas feitas de bambu. O piso é de madeira reflorestada na cor chocolate, que combina com o tom das bobinas de papelão. Predominantemente verde e branco, o quarto traz também, em uma das paredes, plotagens de várias fotos do afilhado da arquiteta, que serviu de referência para a concepção do projeto. O mobiliário é composto por berço, poltrona, cama, armário, cômoda, e um móvel de encaixe para microondas, colocado no quarto para dar comodidade à mãe na hora de esquentar a mamadeira da criança. Um aparelho de som Zeppelin irá tocar músicas para o bebê. Localizados atrás do berço, painéis avançados dão movimento à parede. O armário traz uma novidade: além das prateleiras iluminadas, as gavetas também receberam iluminação, com o uso de uma fita de LED. A iluminação do quarto caracteriza-se por cinco pendentes desenhados pela própria arquiteta, que os revestiu com os mesmos tecidos utilizados no patchwork; outro destaque é o teto estrelado, que serve também de distração para o bebê. O banheiro é composto por uma bancada, que tem pia, gavetas e outros compartimentos destinados às coisas da criança. A bancada traz também o trocador, feito de espuma e isopor. Ao lado, há um deck de ipê ecológico, onde está colocada a banheira do bebê, de estilo clássico e pés em ferro moldado. A bacia sanitária, menor que as convencionais, foi feita especialmente para crianças pela Deca. As paredes e o piso são revestidos com pastilhas em dois tons de verde, compondo desenho semelhante aos peixinhos decorativos utilizados no quarto.

 

17. Café – Arquitetas Cynara de Siqueira e Karina de Siqueira

Assinado pelas arquitetas Cynara de Siqueira e Karina de Siqueira, o Café, que tem 61m² e é dividido em três partes (hall, salão e varanda), foi concebido como um ambiente eclético, síntese do encontro entre o rústico e o moderno. Os visitantes poderão aproveitar as delícias da Confeitaria Doce Doce em um local que prima pela mistura de épocas, com mobiliário antigo e moderno. No hall, que funciona como a recepção do local, está colocado um aparador da grife francesa de mobiliário moderno Ligne Roset e um tapete de vinil, na cor cru, que é cortado a laser, uma novidade no mercado. Já no salão, os visitantes vão encontrar um painel, construído a partir de madeira de demolição, que ocupa toda uma parede e será a peça chave do ambiente. O painel, idealizado para dar personalidade ao Café, traz um pouco da história e da personalidade das próprias arquitetas, além de surpresas relacionadas à artes plásticas e objetos de decoração. Nele também foram colocados um espelho de antiquário, um louceiro do começo do século XX – onde ficará guardada a louça do café – e uma gravura original de Roberto Burle Marx, de um acervo particular. O mobiliário do salão é constituído por uma mesa grande, do século XIX, com oito cadeiras antigas, todas diferentes entre si, além de três mesas de butiquim, de madeira e ferro fundido, com quadro cadeiras da Ligne Roset cada. Sobre a mesa de oito lugares ficará colocado um caminho de mesa feito por bordadeiras da cidade de Pirapora, em Minas Gerais. Os armários do balcão e de serviço são de madeira de reflorestamento. Ainda no salão há um portão que data da época da construção do Lyceu, onde as arquitetas fizeram uma instalação. O portão dá acesso à varanda, que é uma extensão do Café. No local, as arquitetas montaram um jardim vertical, adaptado da gravura de Burle Marx exposta no salão. O jardim vertical foi elaborado com flores e folhagens que representam as cores e formas utilizados pelo paisagista na obra. A gravura também serviu de inspiração para dois mosaicos de cerâmica utilizados no tampo das duas mesas que estão na varanda. As mesas, com dois lugares cada, foram feitas especialmente para a mostra. Outro destaque da varanda é a presença de um banco de igreja, do século XIX, que completa o mix de épocas e estilos do Café. O piso de todo o ambiente é o original do Lyceu, gratinina na cor vermelha. Já o teto foi forrado para permitir uma iluminação mais pontuada, valorizando as mesas, os objetos de decoração e a parede de madeira. Além disso, três pendentes de acrílico em forma de cabaça foram colocados sobre a mesa de oito lugares.

 

18. Escada e Lounge – Designer de Interiores Doriselma Mariotto

Com 70m², o ambiente projetado pela designer Doriselma Mariotto foi concebido no estilo clássico contemporâneo, dividindo-se em três partes: escada, lounge e galeria. A mescla de materiais no espaço é justificada: a madeira presente na galeria e num grande painel entalhado (com 4,5m x 3,5m) transmite a sensação de aconchego, enquanto os espelhos, que cobrem uma grande parede, dão o toque de sofisticação característico do estilo clássico. O papel de parede de todo o ambiente lembra um tecido, de cor off-white. A escada é coberta por madeira, enquando o Lounge e a Galeria tem piso porcelanato. Sobre a escada estão colocados dois pendentes italianos da Mooi, espelhados com dourado. Duas janelas do local foram cobertas com persianas de linho. O Lounge, por sua vez, tem mobiliário composto por um grande sofá; duas mesas de centro Margit, com pés em acrílico e tampo em espelho; duas poltronas clássicas, estilo Ralph Lauren; uma cadeira entalhada em palha; e uma mesa lateral, no estilo francês Provance. A iluminação do local, feita para proporcionar a sensação de aconchego, destaca-se pela presença de pendentes lançados pela indústria holandesa Moooi. O espaço é adornado ainda por um tapete Pokara, um lançamento. Já a galeria expõe um aparador de laca preta brilhante e vidro ébano (design Doriselma Mariotto), feito especialmente para a Casa Cor Goiás; duas cadeiras clássicas no estilo Luis XV, revestidas com tecido de seda; espelhos clássicos; e dois toucheiros italianos. Doriselma dá o toque final ao ambiente com o uso de muranos, cristais e peças de antiquário.

 

19. Banheiro Público Masculino 2

20. Banheiro Público Feminino 2 – Arquitetos Jalma Borges Lamounier, Manuel Balbino Carvalho e Mônica Tormim

Os banheiros públicos da Casa Cor Goiás 2009 foram elaborados a partir de um só projeto, pois serão mantidos no Lyceu para a posterior utilização dos alunos e funcionários do colégio. Assim, a descrição dos ambientes Banheiros Públicos Masculino e Feminino 1 (que pode ser conferida nos ambientes 10 e 11) também aplica-se aos Banheiros Públicos Masculino e Feminino 2, que estão localizados no andar superior do prédio.

 

21. Living Master – Arquitetos Ana Paula Castro e Sanderson Porto

O Living Master, projetado pelos arquitetos Ana Paula Castro e Sanderson Porto, foi concebido como um ambiente moderno, que prima pelo conforto e pela usabiidade. Os 60m² de espaço trazem duas poltronas Smoke Chair, da indústria holandesa Moooi, feitas em madeira carbonizada e revestidas com couro preto; um sofá gigante, de 5,70m, revestido em linho, feito especialmente para a Casa Cor Goiás; e mesas de centro e lateral. O mobiliário fixo é todo em laca branca. Predominantemente nas cores branco e cinza, o ambiente traz madeira de reaproveitada, seguindo o conceito de Sustentabilidade que norteia a mostra em 2009. Nas paredes, foram utilizadas placas com pastilhas de madeira, feitas a partir de aparas de madeira anteriormente descartadas por indústrias. As janelas receberam persianas e cortinas de linho. O piso é de carpete e o teto é de gesso, com iluminação embutida. Há também uma luminária Zeppelin, do designer holandês Marcel Wanders. O Living é adornado por gravuras antigas, dos séculos XVIII e XIX, e peças modernas e traz também um tapete da Indonésia de lã reaproveitada, denominado Balls, feito à mão com tingimento natural.

 

22. Espaço da Beleza – Arquiteta Priscila Rassi

A arquiteta Priscila Rassi é a responsável pelo Espaço da Beleza na Casa Cor Goiás em 2009. Concebido como um ambiente intimista, de elementos atemporais, o espaço mostra-se aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado. A Sustentabilidade se faz presente no uso de uma imitação a madeira de demolição, feita de fibra de vidro; o material, que é resistente e pode ser molhado, reveste o deck de relaxamento do ambiente, que abriga um ofurô. O nicho tem ainda teto de gesso com detalhes em bambu e parede com jardim vertical. As demais paredes são pintadas em tons de uva com um efeito especial craquelado metalizado, um toque sofisticado que é contraposto pelo revestimento cerâmico utilizado em outras paredes. O porcelanato é o revestimento utilizado no restante do ambiente, que tem uma bancada de maquiagem com 2,40m de comprimento, feita em mármore piguês, além de duas cadeiras de polipropileno e um grande espelho com iluminação. Um pendente de cristal está colocado sobre uma poltrona com trabalho artesanal, que pode ser utilizada nos momentos de cuidado pessoal e também para leitura. O restante da iluminação é feito com lâmpadas dicróicas e fluorescentes. O ambiente tem ainda, afixados às paredes, uma escada de bambu com apoio para toalhas, uma caixa de vidro com quatro divisórias e apoios para dois roupões. A janela do espaço foi coberta com persiana de madeira.

 

23. Varandão – Designers de Interiores Rose Campos Vaz e Wanessa Clara

O Varandão da Casa Cor Goiás 2009, projetado pelas designers de interiores Wanessa Clara e Rose Campos Vaz, é um espaço externo que não abre mão do luxo e do requinte. Idealizado para o convívio familiar e social, o ambiente, predominantemente nas cores verde, dourado e bronze, traz materiais nobres e sofisticados, todos no estilo clássico. O arrojo se faz presente no mobiliário, com uma linha moderna nas quatro poltronas Aria em composição com duas mesas Saarinen. Há também um aparador de 3m, adornado com peças clássicas, em tons de bronze. Os três lustres utilizados no espaço, de bronze e cristais tchecos, ressaltam o caráter luxuoso da varanda. O papel utilizado no ambiente é marrom com detalhes em dourado, e foi aplicado nas paredes e no teto para transmitir uma sensação de profundidade, remetendo à grandiosidade trabalhada no local. A parede de fundo traz painéis de madeira nobre - onde está embutido o som do espaço - com luminárias laterais de LED. Os painés são continuados com esmalte à base d’água no tom chá-verde, que contrasta com o restante do ambiente. Uma grande tela do artista plástico Eliézer Ricardo retrata a paisagem do sítio de Roberto Burle Marx, uma homenagem ao centenário de nascimento do paisagista que valorizou a flora brasileira e a disseminou por todo o mundo. Já a parede de frente tem peitoril de granito espanhol Casablanca, com iluminação em LED e espelhos bronze. As colunas do Lyceu são cobertas por cortinas clássicas de seda pura e detalhes de veludo, e receberam telas solares para proteção. O piso flutuante de madeira, por sua vez, é coberto por três tapetes persas. O Varandão é adornado ainda com dois vasos franceses e bananeiras, que ganham status de planta ornamental ao enriquecerem a composição do ambiente.

 

24. Jantar – Decoradora de Interiores Ednara Martins Braga e Arquiteto Flávio Paraguassu

Juntos pela décima primeira vez na Casa Cor Goiás, a decoradora Ednara Braga e o arquiteto Flávio Paraguassu são os responsáveis pelo ambiente Jantar, de 45m². De inspiração clássica e palaciana, o ambiente, que remete às salas de jantar francesas, foi apimentado com alguns detalhes modernos, como os aparadores clássicos em laca uva. As cores dourado, amarelo e prata, predominantes no local, garantem ao Jantar a sofisticação característica dos ambientes clássicos. A decoração foi toda elaborada em função da mesa de jantar, de 16 lugares – sendo quatro poltronas e 12 cadeiras, todas clássicas – formada a partir de quatro mesas modernas iguais, de formato retangular. O piso é de carpete coberto por um tapete dourado. Das quatro paredes, duas foram pintadas na cor amarela, enquanto as outras duas receberam papel parede floral fosco e brilhante, em tons dourados. Um painel de pratos de porcelana francesa Limoges, do século passado, está colocado em uma das paredes. O teto, em estilo francês rebuscado – com aplicação de gesso em alto relevo – dá à sala de Jantar um caráter intimista. As aplicações foram feitas na forma de três rosáceas (semelhantes à mandalas), de cujos eixos partem três pendentes, dois clássicos e um moderno. O local é adornado ainda com cortinas douradas e espelhos. Os objetos de decoração e arte são todos de antiquário, assim como o jogo de jantar. Arranjos feitos por Valéria Junqueira, com inspiração no estilo do paisagista Burle Marx, completam a decoração do espaço.

 

25. Cozinha – Arquiteta Edmara Cavalcante

Assinada pela arquiteta Edmara Cavalcante, a Cozinha da Casa Cor Goiás 2009, de 47m², foi elaborada com o propósito de integrar pessoas em um local aconchegante e sofisticado. Concebido em um espaço retangular, o que permitiu a setorização das funções, o ambiente segue uma linha contemporânea, com a combinação de materiais como madeira, fibras naturais, tecidos, vidros e aço escovado. A Cozinha divide-se em duas áreas, sendo uma destinada à produção e a outra à TV. A área de produção abriga um conjunto de armários na parede do fundo (de pé direito alto, com 3,70m), onde estão colocados os eletrodomésticos, fornos e refrigeradores; e também uma ilha que contém o cooktop, a coifa e uma bancada de aço inoxidável. Já a área de TV é composta por um grande painel, onde estão dispostas a TV de 46 polegadas e uma estante multiuso, com portas de vidro deslizantes e gavetões com divisões internas para CDs e DVDs. Todos os armários foram desenhados pela própria arquiteta. Já o mobiliário caracteriza-se por peças modernas combinadas com móveis antigos. Cadeiras Calin e a base da mesa de jantar são da grife francesa Ligne Roset, e são contrapostas com poltronas dos anos 1960, estofadas em couro vermelho e branco com e pés e braços de caviúna. A Cozinha traz ainda um louceiro antigo, ideal para abrigar louças e peças de coleção. O jogo de jantar utilizado no ambiente é inglês e o faqueiro é em aço. O piso é de porcelanato , enquando as paredes receberam tinta Suvinil e papel de parede em palha natural. Na iluminação, o destaque é o conjunto de três pendentes de alumínio e acrílico, design exclusivo da marca italiana Lucente. A sustentabilidade também se faz presente no espaço: além da utilização de materiais certificados e renováveis, há também o aproveitamento da luz natural e a reutilização de mobiliário antigo. A homenagem à Burle Marx não foi esquecida: o desenho no papel de parede remete às formas desenhadas pelo paisagista na calçada de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro.

 

26. Home – Designer de Interiores Genésio Maranhão

A tecnologia do cinema no conforto e aconchego do lar. Esse é o conceito norteador do Home da Casa Cor Goiás 2009, projetado pelo designer de interiores Genésio Maranhão, que pela décima vez marca presença na mostra. Com 51m², o espaço traz uma TV de 1,63m x 1,15m e o mais moderno equipamento de home do mercado mundial. A sensação de aconchego é dada pelo mobiliário, pensado para proporcionar conforto aos usuários. O sofá, com 3,80m de comprimento, e a estante, projetada para receber corretamente os equipamentos, foram desenvolvidos especialmente para a exposição. Já as poltronas são revestidas com tecido risca de giz, numa referência à alfaiataria. A sustentabilidade não foi esquecida: o painel todo feito com lona de caminhão reaproveitada, além de decorar o ambiente, funciona como revestimento acústico. Este painel abriga uma aparador-bar, onde estão colocados cafeteira, máquina de pipoca e adegas e tudo o que for necessário para ser servido durante uma exibição na tela. O espaço, que tem piso de madeira e uma iluminação simples mas eficiente, é adornado por um tapete indiano feito à mão e cortinas de linho puro, que permitem a entrada de luz natural ao local.

 

27. Sala Íntima – Designer de Interiores Leandra Castro e Arquiteto Pedro Ernesto Gualberto

Projetada como um ambiente de reunião familiar, a Sala Íntima da Casa Cor Goiás é assinada pela designer Leandra Castro e pelo arquiteto Pedro Ernesto. O ambiente traz um home que mistura laca preta brilhante e toras de madeira descartadas pela natureza, além de um sofá de camurça preto, uma mesa própria para jogos, uma mesa de centro feita com a raiz de uma árvore morta, um piano de mesa antigo e quatro poltronas, sendo três de estilo clássico, em couro glazê marrom, e uma dos anos 1950. O sofá tem almofadas que reproduzem telas dos pintores Picasso e Monet, bordadas pela designer Eliza Lôbo. As almofadas, além de dois puffs revestidos de seda vermelha, dão cor ao ambiente, que é predominantemente sóbrio, nos tons de preto, cinza e marrom. A iluminação é composta por um trilho de luz pontual embutido no teto, que focaliza os objetos; e por um lustre de 5 mil pedras, que dá um ar de sofisticação à sala. As paredes são revestidas por pedra ferro e papel de parede marrom; outra parede foi coberta por espelhos, com iluminação na parte de trás dos mesmos. As três janelas do ambiente são cobertas por e persianas de laca preta brilhante e cortinas de seda. O teto é de gesso e o piso de madeira sucupira marrom. Vasos vietnamitas de cerâmica chocolate, com duas plantas altas, completam o ambiente.

 

28. Varanda Íntima – Arquitetas Georgia Silveira e Tayná Gonçalves

Trazer o Marrocos para a Casa Cor Goiás, com suas cores, cheiros, panos e encantos. Esta foi a proposta das arquitetas Georgia Silveira e Tayná Gonçalves, presentes na mostra pela segunda vez, para o ambiente Varanda Íntima, de 30m². A temática étnica permeia todo o espaço, elaborado com peças oriundas do Marrocos ou que remetem à cultura do país. As cores vibrantes estão presentes nas paredes e no piso; o mobiliário e o restante dos elementos é neutro, o que proporciona o equilíbrio necessário à todo espaço íntimo. Ladrilhos hidráulicos coloridos revestem um banco, de criação das próprias arquitetas, que ocupa toda a extensão do ambiente. Para personalizar e humanizar o local, as arquitetas projetaram um espaço só de um casal, com duas poltronas largas e confortáveis. A humanização do ambiente é complementada com duas fênix - plantas tamareiras características do Marrocos - dispostas nas extremidades do corredor. O ar da tranquilidade marroquina é dado pelo uso de fontes, trazidas diretamente do país para a Casa Cor Goiás.

 

29. Banheiro Casal Master – Arquiteto Victor Tomé

O arquiteto Victor Tomé estréia na Casa Cor Goiás assinando o Banheiro de Casal Master, de 15m². Concebido como uma sala de banho, o projeto privilegia a arquitetura - com o uso de planos e volumetria – aliada à presença de elementos históricos, numa mistura entre o novo e o vintage. Um dos destaques é o espaço de relaxamento, com formato de cubo, especialmente projetado para abrigar duas duchas (que sãem do teto) e uma banheira em estilo vitoriano. O espaço tem paredes revestidas por vidrotil – ou mosaicos de vidro – nos tons branco e cinza, uma novidade do mercado. Já as paredes externas ao cubo são revestidas por um papel de parede prata, que compõe um visual urbano com as duas colunas em laca branca. Nas colunas, que abrigam gavetas automatizadas, estão colocadas as duas cubas do banheiro. Dois lustres de vidro, de estilo vintage, estão alinhados às cubas. O banheiro é adornado com quadros dos jardins projetados por Burle Marx e traz ainda uma mesa de vidro e uma banqueta de prata do designer Fernando Akasaca. O piso é todo no porcelanato extra-branco, o mais claro do mercado.

 

30. Quarto Casal Master – Designer de Interiores Maurem Françoise

A designer de interiores Maurem Françoise, presente na mostra pela décima vez, assina o Quarto Casal Master, de 45m². O ambiente, de cores e tecidos suaves e iluminação pontuada, tem a proposta de possibilitar o deleite da alma e do corpo a dois, em um território que permite um mix entre experiências emocionais e sensoriais. Concebido em um ecletismo de estilos, entre Luizes, moderno e contemporâneo, o ambiente traz como destaques uma releitura da mesa Saarinen, feita em acrílico, além de obras de arte, painéis e biombos, que dão um ar intimista ao local. O quarto traz ainda, em um espaço reservado, um oratório para suscitar e enfatizar a espiritualdade do casal.

 

31. Quarto e Banho da Noiva – Arquiteto e Urbanista e Designer de Interiores Alexandre Milhomem

O designer de interiores e arquiteto e urbanista Alexandre Milhomem, ex-aluno do Lyceu, assina o espaço denominado Quarto e Banho da Noiva, de 40m². Concebido como um espaço de glamour e sofisticação, o local combina o uso de móveis de design com peças de artesanato. O mobiliário é composto por armários de laca na cor berinjela, além de uma chesse desenhada por Oscar Niemeyer. Peças de artesanato feitas com côco babaçu pelas Quebradeiras do Tocantins, da região do Bico do Papagaio, adornam o ambiente, que expõe também espelhos e aparadores franceses. O vestido da noiva que ambienta o espaço também possui detalhes em babaçu, e é assinado pela estilista Hemly Barsch. As cortinas e a colcha são de seda branca, e foram feitas exclusivamente para o espaço com estampas em tons de berinjela. Para homenagear Burle Marx, o arquiteto e designer utilizou no quarto plantas que remetem à obra do paisagista. A homenagem é assinada pela paisagista Mara Rúbia. O banheiro é integrado ao espaço, e tem como destaques uma bancada com gavetas em mármore travertino e a bacia sanitária em formato de cuba. O piso de todo o ambiente é em porcelanato, a iluminação é de plafons com fios de ouro e as cores predominantes são o berinjela e o cru.

 

32. Spa – Arquiteta Kerley Melo

A arquiteta Kerley Melo é a responsável na Casa Cor Goiás 2009 pelo projeto do Spa, que ocupa uma área de 100m². O espaço, que é contemporâneo, traz uma extensa área de jardim, cujo paisagismo, assinado por Fernanda Simão, é uma homenagem à obra de Roberto Burle Marx, com o uso de plantas tropicais como bromélias, patas de elefante e palmeiras. O ambiente foi dividido em três partes (Espaços Relax, Chá e Massagem). O Espaço Relax foi feito para proporcionar um relaxamento inicial antes da massagem, dispondo para isso de duas poltronas com puffs, além de um aparador e uma mesa de apoio. Já o Espaço Chá une o bem estar da bebida e o som ambiente de música zen, com mobiliário composto por um sofá em ‘L’, uma chess e duas mesas, uma lateral e outra de centro. Os espaços Relax e Chá são cobertos por um toldo bege, que é suportado por pilares de madeira onde estão colocadas arandelas, de luz indireta; além disso, são fechados por painéis de madeira escura e por vidro com persianas de madeira e cortinas de linho. Já o Espaço Massagem, que fica numa parte elevada do ambiente e é coberto por uma oca em piaçava, dispõe de maca, ofurô, uma bancada de mármore travertino com gaveteiro de apoio ao spa e um banco de madeira maciça, colocado junto ao jardim. A iluminação é feita por um pendente preto e cobre. O espaço traz ainda duas paredes revestidas com mosaico esverdeado. O piso de todo o Spa é de castelato, e a iluminação geral é feita por abajures. O ambiente tem ainda dois espelhos d’água com cascata embutida, revestidos por vidrotil preto.  

 

33. Festas – Designer de Interiores Genésio Maranhão e Decoradora de Festas Valéria Junqueira

O espaço Festas, de 280m², é assinado pelo designer de interiores Genésio Maranhão e pela decoradora de festas Valéria Junqueira. Concebido como um ambiente de pompa e glamour, mas com a flexibilidade de ajustar-se à qualquer tipo de evento, o espaço sintetiza todos os acontecimentos que movimentam a sociedade goiana. Para tal, divide-se em quatro partes: salão de festas, bar, pista de dança e lounge. Todo coberto, tem climatização ecologicamente correta e pé direito alto (em torno de 5m na parte mais baixa), permitindo a livre circulação de ar, o que garante um ótimo clima para os eventos sediados no local.

 

34. Jardim do Boulevard – Engenheiros Agrônomos e Paisagistas Eryck Teles, Henry Teles e João Teles, Paisagista Telma Teles e Arquiteta Tuliane Teles

O Jardim Boulevard da Casa Cor Goiás 2009 é assinado pelos engenheiros Agrônomos e paisagistas João Teles, Henry Teles e Eryck Teles, pela arquiteta Tuliane Teles e pela paisagista Telma Teles, juntos pela nona vez na exposição. Com 67,33m², o Jardim das Festas foi elaborado para apresentar soluções economicamente viáveis, práticas e de bom gosto, com a utilização de materiais recicláveis e plantas que necessitam de pouca manutenção. Além disso, o jardim é mantido com baixo consumo de recursos hídricos, o que o insere no conceito de Sustentabilidade difundido pela Casa Cor Goiás neste ano. O revestimento do local foi feito com casca de pinus e granitina dourada, enquanto a iluminação é indireta, com predominância de penumbras e sombras. Roberto Burle Marx é homenageado com o uso de uma espécie de Dracaena, que fizera parte de seu acervo pessoal e que foi doada pelo paisagista à família Teles na década de 1980. Outros diferenciais do espaço são a utilização de espécies dos gêneros Dasylirium, Adenium e Dracaena, novidades para o grande público, além de vasos de materiais recicláveis, fabricados com garrafas PET (de plástico) ou com peças de ferro velho.

 

35. Lavabo Público Masculino e Feminino – Designer de Interiores Rosângela Queiroz

A designer de interiores e artista plástica Rosângela Queiroz é responsável pelo Lavabo Público Masculino e Feminino, de 20m². Elaborado com a proposta de reunir funcionalidade, praticidade e economia de recursos, o projeto caracteriza-se pelo baixo consumo de energia, com a valorização das janelas que dispensam o uso de ar condicionado, e também pela economia de água, com o uso de louças e metais da Deca. Predominantemente nas cores azul turquesa, marrom dourado e bege claro, o lavabo tem piso de granito branco com acabamento brushed, um lançamento no mercado. O mesmo material compõe a bancada e as divisórias dos lavabos. As paredes são revestidas com pastilhas de vidro, papel parede (nas partes internas) e textura graffiato (nas paredes externas). Em relação à iluminação, os destaques são os 10 pontos de fibra óptica e cristais em forma de estrelas presentes sobre as bancadas e os balizadores filleto colocados nos boxes. A decoração tem inspiração no Marrocos, com o uso de lanternas, espelhos e outros objetos do país. O ambiente traz também um nicho externo com iluminação e coberto por toldos, que protegem da chuva e do sol e dão uma sensação de aconchego ao espaço, decorado com potes marroquinos

 

36. Armazém – Arquitetas Marília Teixeira e Florena Castelar

O Armazém, projetado pelas arquiteta Marília Teixeira e Florena Castelar, é o ambiente do Sebrae-GO na Casa Cor Goiás 2009. A proposta é justamente mostrar, em um espaço comercial, os focos de atuação do Sebrae no Estado, com ênfase no design, no artesanato, no setor moveleiro, na gastronomia e no desenho de jóias, dentre as diversas atividades desenvolvidas pela instituição. O Armazém foi concebido como um elemento neutro, criando uma base de cor escura nas paredes e prateleiras, com o objetivo de deixar o destaque por conta dos objetos que serão expostos. De um lado estão colocadas as peças de artesanato; do outro, o enfoque está nas peças de design. O restante do espaço é composto por uma área reservada aos eventos de gastronomia, promovidos semanalmente por empresas do setor, e também por um espaço de convivência. O piso tem uma composição de placas de concreto de 1m x 1m, emolduradas por réguas de porcelanato que simulam madeira. O preto e o cru são as cores predominantes do ambiente, que tem 44m². Todo o mobiliário foi desenhado pelas arquitetas, com exceção dos móveis do ambiente de estar, que foram desenhados por vários artistas brasileiros. O ambiente traz estantes altas, feitas em MDF laminado preto; balcões para degustação; aparadores fabricados com resíduos de madeira; e móveis da área de convivência. A iluminação é composta por lâmpadas dicróicas no ambiente e lâmpadas fluorescentes nas estantes. O destaque é a prateleira de luz criada como estratégia passiva de força ambiental para redistribuição da luz natural no ambiente, com um sistema de abertura que promove o conforto térmico sem o uso de ar-condicionado. O Armazém traz ainda a exposição de peças dos artesãos e designers goianos premiados no Top 100 do Sebrae Nacional.

 

 

37. Pizzaria – Arquiteta Ana Maria Miller

Aconchego e funcionalidade num só espaço. Esses são os ingredientes que temperam a Pizzaria da Casa Cor Goiás em 2009. O ambiente, projetado pela arquiteta Ana Maria Miller, foi inspirado no conceito de varanda gourmet trazido para Goiânia pela EBM Incorporações, e transparece a preocupação com o meio ambiente. A profissional, que participa da mostra há sete anos, vem nesta edição com um projeto simples, porém ousado. A Pizzaria reserva aos seus visitantes comodidade para degustarem as delícias preparadas na hora pela Pizzaria Originale. Em estilo contemporâneo, o local possui 40m² e se integrará ao Espaço de Eventos. Logo na entrada, os visitantes serão recepcionados por vídeos da profissional e da EBM Incorporadora, transmitidos por um equipamento moderno, de tela touch screen. A Pizzaria poderá ser percebida em dois ambientes distintos: área interna e externa. A primeira abrigará duas mesas, em estilo confraria, com capacidade para oito pessoas cada; a cozinha gourmet conta com espaço para dois freezers, forno, armários para utensílios do dia-a-dia e duas bancadas de serviços gerais, em granito preto. Já a área externa conta com mais trës mesas, uma em estilo confraria, comportando oito pessoas, e outras duas com capacidade para seis pessoas cada. Ao todo, a Pizzaria poderá receber confortavelmente 36 pessoas, incluindo cadeirantes. Todo o mobiliário foi concebido em madeira de demolição de tom claro, exclusivamente para o ambiente. Nas mesas internas, o destaque vai para os pratos giratórios, em vidro temperado preto, no mesmo nível do tampo da mesa, servindo de apoio para as pizzas. Em suas laterais, há também uma gaveta de apoio suspensa, ideal para acondicionar as bebidas. Já as mesas externas, resistentes à ação do tempo, são diferenciadas: em formato de “L”, se apresentam em vidro transparente (inclusive seus tampos), e as outras laterais de apoio em formato de bloco, cujo material é a madeira de demolição. A funcionalidade se revela em uma delas em razão de sua altura, que acolhe tanto adultos quanto crianças de até 12 anos. Em relação aos bancos, também em madeira de demolição, possuem encosto de vidro transparente; as cadeiras são de madeira, na cor preta, e têm forro próprio para pizzarias em geral. O revestimento da área interna é no formato 60x60, e o da área externa deck em madeira. A iluminação traz traços de luz indireta e da pontual, com destaque para dois pendentes italianos transparentes em forma de sino, tudo para realçar a cor da comida que ali será preparada. A decoração do ambiente será complementada com pés de oliveira. As cores predominantes da Pizzaria são: laranja, preto e os tons amadeirados.

 

38. Jardim dos Encontros – Designer de Interiores Mavione Sousa

Com 330m², o Jardim de Encontros é um espaço despojado e atraente, ideal para reuniões e conversas entre amigos. A sustentabilidade e a brasilidade, os temas norteadores da 13ª Edição da Casa Cor Goiás, inspiraram a designer de interiores Mavione Sousa na elaboração do ambiente, que combina sofisticação e verde. O piso, constituído por ladrilhos hidráulicos que formam um "tapete", tem iluminação especial alimentada por energia solar, dispensando o uso de fios e o gasto com energia elétrica. O restante da iluminação é feito com baixo custo de energia. Outro destaque é o uso de de fibra sintética na cobertura de um dos espaços do local, uma inovação da designer. A homenagem à Roberto Burle Marx está presente nas cores e formas do paisagismo e no uso da heliconia, planta tropical que foi bastante utilizada pelo paisagista. Mavione, que participa pela oitava vez da mostra, dá o toque final à decoração com o uso de peças exclusivas dos artistas plásticos Luiz Olinto, Selvo Afonso e Andre, que reforçam o espírito de brasilidade do ambiente.

 

39. Garagem – Arquitetas Andréa Fonseca e Larissa Camarcio Barbosa

Com a proposta de elaborar um espaço usável, com outras finalidades que não somente a de guardar carros, as arquitetas Andréa Fonseca e Larissa Camarcio Barbosa projetaram a Garagem de Som da Casa Cor Goiás 2009. Inspirado nas bandas das décadas de 1980 e 1990, que iniciaram carreira tocando em garagens, o ambiente de 40m² virou um estúdio de música, com palco para ensaios, instrumentos musicais e espaço para eventuais encontros de amigos. Predominantente branco, preto e roxo, o ambiente é todo aberto. O teto, pintado em preto, foi adesivado com uma letra de música da banda Jota Quest, uma homenagem ao bateirista da banda, Paulinho Fonseca, que é aficcionado por carros. O piso é um castelato na cor grafite e a iluminação é toda feita por pendentes e plafons. Placas de cimento com altos e baixos relevos em formato circular na cor preta – usados pela primeira vez em Goiânia – revestem a parede de fundo do palco. Já a parede lateral, em quartzo preto, tem três TVs e traz também uma estante Floresta, do designer Paulo Alves, que abriga todo o material necessário para a manutenção do carro e para suporte à banda durante os ensaios. O mobiliário, todo composto por peças de design, tem como atrativo duas cadeiras triângulo, design Frederico Cruz, que são estruturas metálicas em formato de estrela com dois lugares cada. A Garagem tem ainda uma bancada de apoio com pia e frigobar, colocada ao lado do palco.

 

40. Joalheria – Designer de Interiores Giovana Guerra

A designer de interiores Giovana Guerra, presente na Casa Cor Goiás pela segunda vez, é a responsável pela Joalheria da mostra em 2009. O ambiente, de 20m², foi elaborado com uma proposta arrojada, ideal para apresentar as jóias exclusivas desenvolvidas pela Joalheria Cassiano Araújo. Todos os móveis do espaço foram projetados especialmente para o evento; o mobiliário foi confeccionado em BP – laminado melamínico de baixa pressão – nas cores preto e branco, com revestimentos em vidro laqueado preto e espelhos. A homenagem à Roberto Burle Marx está presente na Joalheria por meio de um painel de plotagens que revestem uma das paredes do espaço. As outras paredes foram revestidas com papel de parede e também com espelhos e vidro laqueado preto. A iluminação do teto foi elaborada com gesso cartonado e espelhos, que “escondem” as lâmpadas ao mesmo tempo em que iluminam o ambiente.  O móvel da vitrine, em aço inoxidável, ganha destaque com um efeito de iluminação proporcionado pela menor lâmpada do mundo, denominada ministar. Um puxador elaborado pelo artista plástico Marcelo Lima adorna a porta de entrada do ambiente.

 

41. Loja Casa Cor – Designer de Interiores Nando Nunes

O designer de interiores Nando Nunes assina em 2009 o projeto da Loja Casa Cor, de 20m². A proposta foi unir o conceito de Cubismo ao espaço comercial, que expõe todos os produtos licenciados com a marca da mostra. A ousadia sugerida pelo Cubismo é complementada pela cor do ambiente, que é predominantemente vermelho para provocar reações impactantes nos visitantes. O contraste é dado pelo mobiliário feito em laca branca, que, por ser composto de peças entrelaçadas umas às outras, também remete à ideia inicial do Cubismo. Uma das paredes é revestida por um tecido de estampas, que serviu de inspiração para a criação da luminária execultada em laca branca e corte à laser, desenhada pelo próprio designer. A iluminação é complementada por pequenas caixas de acrílico, de luz branca, espalhadas aleatoriamente no teto. As paredes da loja são brancas e vermelhas; espelhos nas laterais dão a sensação de profundidade ao ambiente. O piso é um cimentício travertino branco, contrastado pelo teto, todo pintado no vermelho. A Sustentabilidade também é valorizada pelo designer, que substituiu partes das paredes por vidro para permitir a entrada de luz natural, economizando energia.

 

42. Restaurante – Arquitetos e Urbanistas Eduardo Bittar e Karla Bittar

Os arquitetos e irmãos Karla Bittar e Eduardo Bittar, juntos pela quarta vez na mostra, assinam em 2009 o projeto do Restaurante, cuja cozinha é do brasiliense I Maestri. O conceito surgiu da Amendoeira presente na área de 110m² ocupada pelo ambiente. A árvore, que veio da Índia e é também conhecida como "sete copas", é famosa por oferecer sombra contínua, fazendo com que a temperatura sob sua copa possa ser até seis graus mais baixa que à sombra de edifícios em grandes centros urbanos, como o de Goiânia. Em virtude disso, o Restaurante foi feito como um reconhecimento à simplicidade da árvore como solução de conforto ambiental para as cidades. O ambiente divide-se em três partes: hall de entrada, varanda (onde estão o bar e a cozinha) e o pátio da árvore. Os elementos arquitetônicos e os revestimentos foram planejados para trazer a idéia de uma praça. A fachada, um paredão revestido de pedras, tem uma abertura horizontal para permitir que o olhar dos visitantes de fora alcance o pátio, onde estão colocadas três tendas com sofás e almofadas. Móveis e luminárias de madeira certificada e peças de madeira morta, como os bancos do jardim, reafirmam a preocupação com a preservação da natureza. Ainda no pátio, pode-se ver um segmento do muro original do colégio, no estilo Art-Déco. O Restaurante traz ainda duas interpretações artísticas do conceito trabalhado: uma escultura de madeira morta de 2,5m de altura, da artista plástica Bia Dória, ocupa o hall de entrada do local; já um desenho na parede do pátio, de autoria de Fabíola Morais, ilustra o Prana, palavra em sânscrito que significa a energia presente em todos os seres, sendo especialmente elevada na sombra das árvores.

 

 

 

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