Mundo Mulher

A cerca de um mês do Dia dos Namorados. Alexandru Solomon

A cerca de um mês do Dia dos Namorados. Alexandru Solomon

17/05/2009


É no dia 12 de junho que um pacto prazenteiro recebe sua consagração. Corações apaixonados de todas as idades, batem mais forte, no mesmo ritmo. Na política ocorre fenômeno semelhante. Dizia Oscar Wilde: ‘Os jovens gostariam de ser fiéis e não o são. Os velhos gostariam de ser infiéis e não o conseguem’. Quanto aos políticos, não fazem questão de ser ou não fiéis e ao serem fiéis apenas quando for conveniente, estão muito bem sucedidos, independentemente da idade.

Deixemos os namorados de lado, por um momento – o dia deles deveria se estender por décadas e não apenas por 24 horas, não é? – ainda está distante. A fidelidade não possui prazo de validade.

E na política? O que seria para um político ser fiel? Militar sempre na mesma legenda – aquela que lhe garanta maior exposição na mídia? Aliar-se a outros indivíduos, mesmo que os tenha tratado de infame, escroque, ladrão, incompetente e ter recebido o troco na mesma moeda? (o pior de tudo é que, presumivelmente, a razão está com ambas as partes, antes de serem contagiados pelo tal vírus da conveniente amizade). Segurar a mão do vizinho de palanque e, juntos levantarem os braços, após ter verificado que ambos tem aproximadamente a mesma estatura física e moral? No caso de diferenças físicas, de altura, há algumas fotos simplesmente hilárias.

Por que não? Não está escrito em lugar algum que essa prática é proibida, logo, a partir de um entendimento recente, não estando proibida, é permitida. O amor – na política também, é eterno enquanto dura. Antes de o Vinícius falar em infinito, quem ficou apenas no eterno foi Henri Régnier. (Não estou acusando de plágio).

Portanto, vamos saudar esses ajuntamentos, que tanto podem ser partidos, quanto coligações, alianças, base governista, ou algum substantivo coletivo que possa nos ocorrer. Afinal, não há motivo para criticar esses seres que estão “juntando trapos” de moralidade. Pode ser apenas para um turno, ou seguindo a rotina de antigos campeonatos para o returno também.

Implacáveis adversários políticos de ontem se abraçam carinhosamente nesse jogo de amnésicos. Abraços e tapinhas nas costas são uma atividade em tempo integral, pelo menos durante os poucos dias de labuta. O incapaz de gerenciar um carinho de pipocas abraça afetuosamente o merecedor de prisão e a coisa não para por aqui, ou por aí.

Vale até jeton, passagem aérea, auxílio-paletó, generosa aposentadoria e outras fórmulas criativas para possibilitar uma sólida base material àqueles que imaginam ter recebido carta branca nas urnas.

Estranhamente, mesmo se forem seguindo caminhos diametralmente opostos, ’eles’ afirmam lutar pelo bem do País. Não deixa de ser ridícula essa afirmação. Lutam como? Como boxeadores, como ninjas ou será que apenas participam de um vale-tudo... por dinheiro?

Políticos e partidos compõem a alegre e heterogênea, muitas vezes, mistura. A acompanhá-los, fazendo o maior barulho, na tentativa de se fazerem notados, como um exército de poodles amestrados – com as devidas desculpas aos poodles, que nada têm a ver com isso – os nanicos à procura frenética de alguma sobra de festim dessa tão decantada ação entre amigos. Sua pressa tem razão de ser. Em política, o namoro deu lugar ao ‘ficar’. Uma pequena demora e correm o risco de bajular inadvertidamente um adversário de última hora.

Antes de fazer referência ao Dia dos Namorados, é preciso aludir ao evento decorrido do “Dia das Mães”. Nada de xingar nossas genitoras de Suas Excelências. Uma pergunta simples: excelem em quê? Em não deixar passar um dia sem brindar-nos com alguma nova prova de que somos todos imperfeitos?

De acordo, mas precisavam exagerar?

 

Alexandru Solomon, empresário, escritor, é autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar` e ´Um Triângulo de Bermudas`. (Ed. Totalidade). Nas livrarias Cultura, Saraiva, Laselva e Siciliano). Visite: http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja