Mundo Mulher

Férias planejadas dão menos problemas

07/12/2012

Com a chegada do fim de ano e das esperadas férias, é hora de os consumidores se planejarem, se organizarem para comprar passagens, reservar hotéis, escolher passeios, fazer reservas com guias. Cerca de um bilhão de turistas movimentaram a economia mundial em 2012.

Ou seja, um em cada sete habitantes do planeta se dedicou a algum tipo de turismo – de lazer ou de negócios. Para não ter problemas, o mais importante é saber os seus direitos e se documentar com tudo o que for necessário para saber exatamente o que foi contratado. Fazer tudo com calma e atenção é um dos conselhos de Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores, que está lançado a cartilha Direitos dos Turistas.

— Reunimos na cartilha os conselhos de como evitar os problemas mais reclamados pelos associados da Proteste. São 33 páginas, que informam desde a legislação sobre o tema no Brasil e até sobre o ecoturismo, que começa a crescer no Brasil. Como a classe C começou a fazer viagens internacionais, tratamos desse assunto de forma bem completa — afirma Maria Inês.

Maria Inês observa que quanto mais cedo o consumidor começar a planejar suas viagens, menos despesas ele terá, pois pode aproveitar promoções de passagens e as melhores acomodações nos hoteis, principalmente neste período de alta temporada. Outra coisa que é importante ressaltar é que nos pagamentos por cartão no exterior, na próxima fatura será cobrado o IOF e isso deverá ser levado em conta ao pesquisar os preços das mercadorias.

— Para alguns destinos é preciso se preocupar em levar medicamentos porque não é fácil comprar, alguns lugares exigem vacinação contra doenças, é preciso saber o que é necessário para se dirigir em outros países, e, em muitas cidades pequenas, é preciso levar dinheiro vivo. A cartilha está bem completa — ressalta a coordenadora da Proteste.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja