Mundo Mulher

Réveillon mais disputados do país

Réveillon mais disputados do país

28/11/2009 

Com a chegada do calor e das festas de fim de ano, é hora de preparar o protetor solar e pegar estrada. Os destinos prediletos dos brasileiros para aproveitar o Réveillon são as cidades litorâneas. Segundo Leonel Rossi Júnior, diretor de assuntos internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o principal roteiro ainda é o Rio de Janeiro.

Em seguida, os destaques são para as praias do Nordeste. Cidades como Salvador, Fortaleza e Natal estão na lista de favoritos. O litoral catarinense também é um dos destinos concorridos para a festa da virada do ano. Rossi Júnior afirma que muitos turistas buscam fazer a contagem regressiva para o ano novo em alto-mar. “Os cruzeiros que seguem por várias praias do país também são procurados. São 17 navios que navegam pela costa brasileira e todos têm saídas para o Réveillon”, disse.

Rossi Júnior também informou que quase 50% dos turistas que procuram pacotes de viagem nesta época do ano são viajantes do estado de São Paulo. Segundo Ana Clévia Guerreiro, coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, há uma procura maior por destinos de sol e praia durante todo o verão.

Rio de Janeiro

Destino de mais de 600 mil turistas, o Réveillon do Rio de Janeiro movimentou US$ 444 milhões em 2008. O lugar mais procurado é Copacabana. Para este ano, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro promete 15 minutos de queima de fogos.

O tema da festa será Revoluções, inspirados nos desejos de Ano Novo, como paz, saúde, amor, felicidade e prosperidade. O público poderá escolher entre quatro palcos onde se apresentarão artistas brasileiros.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, 55% das reservas já estão pagas pelos turistas que querem passar a festa da virada no estado.

Salvador

A Região Nordeste é o destino mais procurado pelos turistas que vêm ao Brasil, representando 37,4% dos viajantes. Segundo pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, a Bahia é responsável por 11,6% dos que passam pelo Nordeste.

Por isso, Ernani Pettinati, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia, aconselha que os turistas que queiram passar o Réveillon na capital baiana se apressem. “A procura é sempre muito grande nos hotéis de Salvador. Ano passado, a ocupação ficou em torno dos 90%”, disse Pettinati ao G1.

A Secretaria de Turismo do estado diz que são esperadas cerca de 400 mil pessoas para a festa com queimas de fogos no Farol da Barra. No primeiro dia do ano, a folia continua na Praia de Boa Viagem, com a festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Florianópolis

Em Florianópolis, a festa de Réveillon acontece na Avenida Beira Mar Norte e deve reunir mais de 600 mil pessoas. A Secretaria de Turismo da cidade promete 18 minutos de show pirotécnico na virada do ano.

Segundo João Moritz, presidente da associação dos hotéis de Santa Catarina, a expectativa é que a ocupação dos hotéis supere os 90% em Florianópolis. “No estado, a procura é grande na região das praias. O interesse dos turistas por Florianópolis está um pouco acima da média do país”, disse Moritz.

As praias Joaquina, Mole e Barra da Lagoa costumam ser um dos pontos mais frequentados da cidade durante o verão, com diversos bares, restaurantes e pequenos hotéis. A Lagoa da Conceição também possui vida noturna agitada.

Fortaleza

A festa do Réveillon no Aterro da Praia de Iracema terá 16 minutos de fogos neste ano. No último ano, a Secretaria de Turismo divulgou que mais de 700 mil pessoas estiveram nos shows da praia. A rede hoteleira da capital cearense ficou com ocupação acima de 90% durante o feriado do Ano Novo.

No Dragão do Mar e na Praia de Iracema, a vida noturna é agitada. Caranguejo com leite de coco e pimenta, ao som de boa música ou assistindo a shows com os famosos humoristas da cidade, é outro destaque na noite cearense. Durante o dia, as barracas da Praia do Futuro proporcionam boa infraestrutura aos visitantes.

Natal

O Réveillon em Natal também é comemorado na orla da cidade. Segundo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, 2 milhões de turistas passam pela cidade todos os anos.

Dunas, praias e jangadas são as atrações mais conhecidas da região de Natal.

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja