Mundo Mulher

Estâncias Hidrominerais do Sul de Minas

São Tomé das Letras

As melhores cachoeiras são a Shangri-lá e a Eubiose. O município ainda não é muito procurado por pessoas com interesse esotérico e que buscam um estilo de vida alternativo.


São Lourenço

Possui um Parque das Águas com balneário, fontes e passeios de charrete. Nos finais de semana, há um passeio de trem feito numa locomotiva de 1925. Tempo: 2 dias.


Caxambu

Tem o bem-estruturado Parque das Águas, construido em 1912. Oferece piscinas, massagistas, pedalinhos, teleféricos e fontes com diferentes tipos de água. Tempo: 1 dia.


Aiuruoca

Parte do município foi transformado no Parque Estadual do Pico do Papagaio. As atrações estão divididas em duas áreas: a Reserva do Matutu e as proximidades da Cachoeira dos Garcia. Tempo: 3 dias.

Conceição do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca atrai muitos visitantes, devido às paisagens formadas por morros, vales e vegetação de cerrado, além de corredeiras, cachoeiras, lagos e grutas. As atrações estão espalhadas por 3 trilhas principais e cada uma exige pelo menos 1 dia. Tempo: 3 dias.


Carrancas

As cachoeiras mais bonitas do roteiro estão localizadas em Carrancas. Há diversas atrações como as cachoeiras. Véu de Noiva e da Zilda, grutas e corredeiras. Tempo: 2 dias


Como Ir

BR-381 (Fernão Dias): a duplicação está mais adiantada no lado mineiro. Em São Paulo, há trechos em obras, o que requer muito cuidado. Ocorrência de chuva e neblina em todo o percurso. A melhor opção é usar a BR-116 (Via Dutra) até Engenheiro Passos e seguir em direção a São Lourenço pela BR-354. O trecho dessa estrada entre a Via Dutra e Itamonte é estreito e sinuoso.

Quando Ir

Para Aiuruoca e Ibitipoca, de março a novembro, quando chove menos. No verão, apesar do calor, há muita chuva, o que aumenta o perigo no acesso às atrações. Para as pacatas estâncias, o ano todo.

O que Ver e Fazer

As casas de pedra e as cachoeiras de São Tomé das Letras; os parques de águas de São Lourenço e Caxambu; o Escorregador da Zilda e as quedas-d'água em Carrancas; o Parque Estadual do Ibitipoca; e o passeio de trem em São Lourenço.

O que Levar

Roupas de banho, protetor solar e calçados para caminhada.

O que Comprar

Doces e São Lourenço; artesanato de pedra em São Tomé das Letras.

O que Comer

Doces, queijos e biscoitos em todo o roteiro.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja