Mundo Mulher

Sergipe e Alagoas

Sergipe e Alagoas Mragogi

Praias com ondas fracas, recifes e areia fina. Na maré baixa forma-se um banco de areia com pscina natural conhecido como Galés (a 6 km da costa). A travessia de barco dura meia hora. Ao sul, entre a vila de Japaratinga e o Pontal, localizam-se as praias menos urbanizadas, algumas cercadas por falésias com 20m de altura. Tempo: 2 dias.

Barra de Santo Antônio

Tem praias de características variadas. A da Barra de Santo Antônio tem mar calmo e é cercada por piscinas naturais. A vizinha Carro Quebrado possui ondas fortes e falésias. A Praia do Morro (alcançada após 1h de caminhada) tem coqueiros e águas transparentes. O trecho entre a Barro do camaragibe e o Porto das Pedras é cheio de recifes. Tempo: 1 dia.

Maceió

As praias da orla (entre Pajuçara e Cruz das Almas)oferecem águas verdes e piscinas naturais. Maceió é ponto de partida para passeios pelo litoral do Estado, torna-se desnecessário hospedar-se em outra cidade. Entre as opções de passeios estão: de jangada até as piscinas naturais das Praias de Pajuçara e Paripueira (33km ao norte) e de veleiro pelas 9 ilhas da Lagoa de Mundaú. A Praia de Cruz das Almas oferece melhores ondas para o surfe. Tempo: 5 dias.

Praia do Francês

Uma barreira de recifes com 5km de extensão forma uma piscina natural no lado esquerdo da praia. A ausência de ondas permite que esportes náuticos, como vela, sejam praticados. Na orla, inúmeros quiosques oferecem pratos à base de frutos do mar e passeios de jangada. Tempo:1 dia.

Barra de São Miguel

Um dos pontos mais frequentados no litoral sul de Alagoas. É margeada pela Lagoa do Roteiro e por uma extensa barreira de recifes, que forma piscinas naturais, bancos de areia e canais. A parte esquerda é ideal para surfe. Dali saem os barcos para a Praia do Gunga, que oferece ótima estrutura de lazer, com bar, restaurante e aluguel de equipamentos náuticos. Tempo: 1 dia.

Penedo

O casario histórico é bem-preservado, quase todos com placas de sinalização que torna a visitação fácil. O artesanato de barro vendido em frente ao porto é produzido em olarias e em fundos de casas na na vizinha Santana do São Francisco, alcançada de barco a partir de Piaçabuçu, e a Praia do Peba, com dunas. A praia é Área de Proteção Ambiental, por ser local de desova de tartarugas marinhas. Tempo: 2 dias.

Laranjeiras

Cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e localizada no Vale do Rio Cotinguiba, antiga região de canaviais e trabalho escravo. Além das igrejas da época dos jesuítas, preserva a cultura negra e as festas folclóricas, como congadas, cheganças e caboclinhos. Outros destaques são os museus Sacro, com peças do séc.XVII, e o Afro-bares e é conhecido como Passarela do Carangueijo. Tempo: 2 dias.

Aracaju

Há opções de passeios de catamarã pelo Rio Sergipe, como visita à Ilha de Santa Luzia, ou pelo Rio Real, até Mangue Seco (BA). Ao norte, na Praia de Pirambu (74km), pode-se visitar a base do Projeto tamar (local de desova das tartarugas marinhas). O trecho final da orla de Atalaia concentra muitos bares e é conhecido c omo Passarela do Carangueijo. Tempo: 2 dias.

São Cristóvão

Uma das cidades mais antigas do país e ex-capital de Sergipe, tem como principal atração o conjunto bem-preservado de igrejas coloniais. Os museus de Arte Sacra e Histórico do Sergipe possuem um rico acervo de imagens e pinturas. todos esses luga-res ficam no Centro e podem ser visitados a pé. Tempo: 1 dia.


Como Ir - BR-101: os 211km que cruzam Sergipe têm asfalto conservado. Em Alagoas, seus 257km estão gastos. Embora com muitos buracos de Penedo a Piaçabuçu, a estrada litorânea é uma opção para evitar os camiões e do trecho precário de 25km entre Junqueiro e o acesso a Coruripe. Em alguns períodos do ano há queimadas na zona canavieira alagoana, isso dificulta a visibilidade.

Quando Ir - Faz calor o ano todo, mas o vento forte (dez/jan) torna a temperatura agradável. Entre os meses de mai/ago chove com mais frequência.

O que Ver e Fazer - As piscinas naturais de Maragogi, Paripueira e Maceió; a deserta Praia do Morro, na Barra de Santo Antônio; a Praia do Gunga, na Barra de São Miguel; o passeio de barco pela Foz do Rio São Francisco; e a saída de catamarã em Aracaju.

O que Levar - Artigos básicos de praia: bermuda, boné e filtro solar.

O que Comprar - Artesanato de barro na Praça São Cristóvão em Penedo. Blusas, saídas de praia e toalhas de filé (tipo renda) em Pontal da Barra e na Praia de Pajuçara em Maceió. Biscoitos de goma de mandioca (sequilhos) com os ambulantes ou nas lojas de lembranças na Praia de São Bento e em Maragogi. Cestaria de palha de oricuri em Coruripe. Briceletes (biscoitos crocantes produzidos por monjas beneditinas) no Convento do Carmo, em São Cristóvão.

O que Comer - A carne-de-sol é servida nos melhores restaurantes regionais de Aracaju. Em Alagoas, o prato típico é a peixada com leite de coco (posta de peixe cozida com legumes). Também são encontrados com facilidade moluscos, como maçunim e sururu, lagostas e camarões.

Fonte: Guia Localiza Roteiros de Viagem 2002
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja