Mundo Mulher

Roteiro de viagem em Pernambuco

  Goiana

As construções de diversas épocas levam o visitante a conhecer todas as fases da história da cidade, como as igrejas dos sécs. XVII e XVIII, erguidas no período dos grandes engenhos. Há também um conjunto de casas geminadas construídas no séc. XIX para moradia dos operários de uma grande fábrica de tecidos. Tempo: 1 dia.

Itamaracá

A principal atração é o forte Orange, erguido pelos portugueses em 1654, após terem destruído o forte holandês que ficava no mesmo local. Da praia ao lado saem barcos de passeio para a Ilhota Coroa do Avião, piscinas naturais e manguezais. Na parte sul da ilha também está o Centro de Preservação do Peixe-Boi Marinho. Tempo: 2 dias.

Igarassu

O visitante encontra construções históricas dos sécs. XVI, XVII e XVIII. O destaque é a Igreja de São Cosme e São Daminhão, considerada a mais antiga do Brasil (1535), e o Convento de Santo Antônio (1588). Distante 14km do Centro, está a Praia da Gavoa, de onde saem brcos de passeio para Ilha de Itamaracá, Ilhota Coroa do Avião, piscinas natuarais e maguezais. Tempo: 2 dias.



Maria Farinha

A água é o principal chamariz da cidade, localizada, em uma estreita faixa entre o mar e o Rio Timbó. Por essa razão, as águas são calmas e permitem passeios de jet ski e lancha. Outro destaque é o conjunto de piscinas e toboáguas do Veneza Water Park. Tempo: 2 dias.

Olinda

A ciade é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, devido ao conjunto de construções históricas com destaque para as igrejas dos sécs. XVI e XVII. Mas são ruas estreitas, ladeiras, casas antigas, ateliês de artistas plásticos e artesãos, bares e restaurantes que fazem o charme de Olinda. O Carnaval é um dos mais populares e famosos do país. Tempo: 3 dias.

Recife

No Centro estão as principais atrações históricas: igrejas, fortes e museus. O agitado bairro do Recife Antigo está sendo revitalizado e é um local muito procurado por quem gosta da vida noturna. Lá se concentra uma grande quantidade de bares e restaurantes. O Carnaval atrai milhares de pessoas e é a melhor oportunidade para conhecer os ritmos típicos do Estado, como o frevo e o maracatu. Tempo: 5 dias.

Cabo de Santo Agostinho

O cabo funciona como um importante ponto de referência nas primeiras viagens de europeus ao país, e o forte situado em suas encostas foi um foco de resistência à invasão holandesa no séc. XVII. A cidade também defende a tese que o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzó teria chegado à região em 26 de janeiro de 1500, quase 3 meses antes da descoberta oficial do Brasil. Gaibu é a praia mais agitada do município; Calhetas e Pedra do Xaréu têm bares e quiosques na orla e são as mais bonitas. Tempo: 3 dias.

Porto de Galinhas

Esta vila de ruas estreitas fica congestionada nos finais de semana de verão. As jangadas levam 0o visitante até as piscinas naturais, com águas mornas, transparentes e repletas de peixes coloridos. Já a Praia de Maracaípe tem ondas fortes propícias para o surfe Na praia de Muro Alto recifes formam uma piscina natural de 3,5km. Uma boa maneira de conhecer as praias é fazer o passeio de bugue. Tempo: 3 dias.

Tamandaré

Possui algumas das mais belas praias do litoral pernambucano. A Praia de TAmandaré tem mar calmo, verde e recifes, o que a torna propícia para mergulhos e passeios de barco. Ao norte, a Praia dos Carneiros, que se estende até a Foz do Rio Formoso, tem trechos repletos de coqueiros. Do outro lado do rio, a Praia de Guadalupe é quase deserta e tem Mata Atlântica. Tempo: 1 dia.

Fernando de Noronha

O mar azul e as ilhas rochosas fazem do arquipélago um dos lugares mais bonitos do país. Graças à ótima visibilidade das águas e às inúmeras piscinas naturais, é muito muito fácil admirar a fauna marinha: o arquipélago é um dos paraísos do mergulho no muno. Em praias como Atalaia e as da Baía dos Porcos, centenas de peixes coloridos são observados nas bancadas de corais em águas rasas. Uma boa opção para conhecer as praias é o passeio de barco pelas ilhas, no qual é possível ver os golfinhos-rotadores. O surfe é praticado entre dezembro e março, quando as ondas atingem 2m de altura. Tempo: 4 dias.


Como Ir - BR-101: os 222 km que atravessam o Estado apresentam traçado reto, aclives e declives leves, que exigem cuidado nas ultrapassagens. Nas cidades há, além de lombadas, pedestres e animais atravessando a pista PE-060: liga Recife ao litoral sul, é bastante movimentada, com muitas curvas e sinalizações deficiente.

Quando Ir - De setembro a abril. O verão é a época mais movimentada e há maior oferta de passeios. Mas no inverno - quando as chuvas são intensas - as temperaturas ainda são altas e há uma redução nos preços de hospedagem e refeições. Em Fernando de Noronha a visibilidade da água é maior no inverno. O verão tem mais ondas propícias para o surfe. No carnval, Olinda fica lotada e visitar as construções históricas torna-se impossível.


O que Ver e Fazer - As praias de Fernando de Noronha, Tamandaré e Porto de Galinhas estão entre as mais belas do país. Em Recife, não deixe de conhecer a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, o Museu do Homem do Nordeste e as igrejas barrocas, como a Capela Dourada. Olinda tem construções históricas e igrejas que lhe valeram o título de Patrimônio da Humanidade. Em Itamaracá, o Forte Orange, a Ilhota Coroa do Avião e o Centro de Preservação do Peixe-Boi Marinho. A igreja considerada a mais antiga do país, de São Cosme e São Damião, fica em Igarassu.

O que Levar - O calor do litoral pede cuidados: protetor solar, chapéu e roupas leves. Em Fernando de Noronha e Porto de Galinhas há locais propícios para fotografia submarina.

O que Comprar - Na casa de Cultura, em Recife, há uma boa amostra do artesanato regional, incluindo redes, rendas, esculturas de cerâmica e santos de madeira. Em Olinda existem 2 mercados de artesanato, galerias e ateliês de artistas plásticos.

O que Comer - Em todo o litoral, a peixada pernambucana feita com legumes. Em Recife, além dos frutos do mar, chambaril e carne-de-sol. Passas de caju em Itamaracá.

Fonte: Guia Localiza Roteiros de Viagem 2002.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja