Mundo Mulher

Turismo em Goiânia

Turismo em Goiânia  

Turismo Art-deco

Monumento às Três Raças
Praça Cívica
Prédios Art-deco

Na região da Praça Cívica fica um dos mais impressionantes prédios de art-deco de Goiânia. O local foi palco do Batismo Cultural da Cidade, em 5 de julho de 1942, abriga o Palácio das Esmeraldas(sede do governo estadual) e vários prédios em estilo art-deco, um pedaço dos anos 40 e 50 em pleno coração da Capital. No centro esta o Monumento às Três Raças, escultura de 7 metros, que representa o negro, o branco e o índio, raças que formam o povo goiano. Fica ainda na praça o Museu Zoroastro Artiaga, o Coreto e o famoso Relógio da Avenida Goiás, que estão entre os primeiros monumentos públicos da cidade. Duas quadras a cima, na Rua 10, está outro belo exemplar da arquitetura goianiense, a Catedral Metropolitana. Também próximo da Praça Cívica fica o Museu Pedro Ludovico Teixeira, que conta a historia do construtor de Goiânia e está instalado na casa que pertenceu a ele.

Turismo para crianças

Parque Mutirama

Brinquedos tradicionais como túnel do terror, tobogã e montanha russa. Possui um Parque dos Dinossauros, com bonecos dos animais em tamanho real. Ainda conta com o plenário da Universidade Federal de Goiás, que faz sessões aos domingos às 15:30 e 16:30 horas, a R$ 3. (62) 3223-2214 e 3223-2331.

Parque Zoológico

Conta com 1.080 animais. Nascentes de cinco córregos fazem surgir, na parte interna, vários lagos. Na área existem três matas ciliares e a nascente do Córrego Capim Puga, que formam o Lago das Rosas, com criatórios de peixes e pedalinhos.
Tem pista de Cooper iluminada, estação de ginástica, quadras de futebol de areia e de salão. Fundado em 1947, é o sexto do país. (62) 3223-4005.

Artístico Cultural

Monumento da Paz

Obra do artista plástico Siron Franco é um monumento à Paz Mundial. Feita em forma de ampulheta. Visa mostrar a possibilidade de união de todos os povos em torno de um projeto de paz. Tem cinco metros de altura e pesa 50 toneladas. No centro existe um espaço com terras provenientes de vários paises. Bosque dos Buritis.

Monumento ao Bandeirante

Escultora em bronze de 3,5 m de altura. Retrata o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), desbravador do sertão em corpo inteiro, tendo em mais uma bateia e armado de bacamarte. Av. Goiás com Av. Anhanguera, Centro.

Memorial do Cerrado

Ideal para quem quer ter uma idéia de como eram as cidades históricas goianas dos séculos 17 e 18, através da vila cenográfica Santa Luzia. Ainda tem fósseis pré-históricos, plantas e outros. KM 2, Av. Bela Vista, Jardim Olímpico – (62) 3227-1723.

Teatro de Goiânia

O mais antigo e tradicional de Goiânia, exemplo de arquitetura art-deco. Visto de cima tem a forma da arca da Aliança. Tem capacidade pra 826 pessoas e uma das melhores acústicas do Brasil. Av. Tocantins com Anhanguera, Centro – (62) 3201-4685.

Museu ao Ar-Livre

Diversas esculturas ao ar-livre. Praça Universitária, Setor Universitário.

 

Museu de Arte de Goiânia

O primeiro museu público municipal de Artes Plásticas do centro-oeste. Rua 6, 605, Setor Oeste, Bosque dos Buritis – (62) 3524-1190.

Museu de Arte Contemporânea

Arte moderna com os maiores nomes das artes plásticas goianas, como Siron Franco, DJ Oliveira, Gomes de Souza e outros. Rua 4, 515, Centro, Ed. Parthenon Center – (62) 3201-4686

Museu Ornitológico

Um dos maiores acervos de aves empalhadas do mundo, com aproximadamente 10 mil peças de diversos grupos. Possui também outros tipos de animais, em especial os dos Cerrado. Av. Paraná, 395, Campinas – (62) 3524-1919.

Turismo de Compras

Feira da Lua: Cerca de mil expositores, com uma ala de vestuário, alimentos típicos da cozinha goiana, arte plásticas e produtos místicos. Praça Tamandaré, Setor Oeste, Sábado das 16 às 22 horas.

Feira do Sol: A mais charmosa das feiras de goianas existe desde 1990 e tem áreas de alimentos, vestuários, bijuterias, antiguidades e flores, sendo proibida a comercialização de produtos industrializados. A venda de filhotes de cães é bastante movimentada. Praça do Sol, Setor Oeste. Domingo, das 17 às 20 horas.

Feira Hippie: Com quase trinta anos, é a maior das feiras goianas, com mais de 6 mil expositores. Merece destaque no setor de artesanato, as peças feitas no tear, tachos de cobre, cerâmica, pedra sabão, crochê, licores e porcelanas pintadas à mão. Praça do Trabalhador, Centro. Domingos, das 7 às 14 horas.

Feira do Entardecer: Mais de 200 expositores que comercializam artigos de vestuários, alimentos, artesanato e bijuterias. Alimentos e vestuários são o grande chamariz. Cepal do setor Sul, Rua 115, Setor Sul. Sexta, das 16 às 22 horas.

Araguaia Shopping: É o primeiro Shopping Center do Brasil instalado em terminal rodoviário. Com varias opções de lojas e praça de alimentação que, além de fast foods, possui restaurantes de comidas por quilo. Conta também com cinco salas de cinema. 3095-2000.
Flamboyant Shopping Center: O primeiro shopping do estado, sendo também a maior, com 300 lojas e 13 cinemas. Abriga grande redes de departamento, possui completa área de lazer. (62) 3546-2000.

Goiânia Shopping: Com cerca de 150 lojas, 8 cinemas e boa área de alimentação. (62) 3234-0555

Shopping Buena Vista: Com cerca de 100 lojas e boa área de alimentação.(62) 3515-0500

Shopping Bougainville: Linhas arquitetônicas modernas e arrojadas, com 3 mil metros quadrados de área construídas e cerca de 120 lojas e dois cinemas alternativos. (62)3546-0000.

Pólos de confecção e Goiás Center Modas: Goiânia é pólo nacional de confecção, com locais onde roupas de todos os tipos e para todas as idades são vestidas a custo reduzido. Avenida Bernardo Sayão, Fama, e rua 85, Setor Marista, além do Goiás Modas, próximo à Rodoviária.

Livros usados, revistas, CDs e DVDs usados: Goiânia tem um dos maiores pólos da área. E todas as lojas ficam próximas umas das outras, com excelentes ofertas e raridades. Rua 4, Centro.

 


Fonte: Teletur / Ministério do Turismo

 


   

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja