Mundo Mulher

Belo Horizonte - Roteiro Praça da Liberdade

 

Roteiro Praça da Liberdade

O complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte. A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital (1895 - 1897). Feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estico eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos. Na década de 40, o estilo Art Decô com revestimento com pó de pedras do Palácio Cristo Rei. Nas décadas de 50 e 60 prédios modernos foram incorporados ao conjunto, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública. Nos anos 80, em estilo pós-modernos foram inaugurado o prédio conhecido como "Rainha da Sucata", onde hoje funciona o Memorial da Mineração. A praça ainda conta com coreto e fonte luminosa. O traçado e os jardins, inspirados no Palácio de Versailles, são um convite aos passeios e caminhadas, o que faz da Praça da Liberdade um privilegiado espaço de lazer e convivência.

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi inaugurado em 1898. a construção reflete a influência do estilo francês na arquitetura da capital, com requintes de acabamento. A escadaria de ferro e estruturas metálicas foram importadas da Bélgica. Destacam-se os jardins em estilo rosal, de Paul Villon; o salão de banquete à Luís XV; as pinturas do Salão Nobre, uma homenagem às artes, e o grande painel de Antônio Parreira. Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários - Tel. 3250.6011 - ônibus 4111 Dom Cabral / Anchieta. Parada - Av. Afonso Pena entre R. Espírito Santo e R. Tupis - lado par.

Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães

O acervo do museu é composto por cerca de 3 mil peças, das quais 800 estão em exposição permanente. São amostras dos principais minerais extraídos no mundo, com informações geológicas e a sua utilização no cotidiano das pessoas. O museu está instalado no prédio do Memorial da Mineração, construção que valoriza matérias-primas minerais, da estrutura ao revestimento em chapa de aço. Av. Bias Fortes, 50 - Funcionários - Tel. 3271.3415 - E-mail: museumin@pbh.gov.br - www.pbh.gov.br - 3ª a dom. e feriados das 3h às 17h. visitas monitoradas marcadas com antecedência. Ônibus 4111 - Dom Cabral / Anchieta. Parada - Av. Afonso Pena entre R. Espírito Santo e R. Tupis - lado par.

Museu Mineiro

O prédio do Museu Mineiro, de estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos, é considerado parte integrante de seu acervo, pelo valor histórico e artístico que representa. Construído no final do século XIX, serviu como sede do extinto Senado Mineiro - o Senadinho. Em 1977, foi autorizada a implantação do museu. Reúne um acervo composto de diversas coleções, que retratam a história da produção cultural mineira. Desta-se a coleção de Arte Sacra Colonial Av. João Pinheiro, 342 - Centro - Tel. 3269.1168 - E-mail: sum.sec@mg.gov.br www.cultura.mg.gov.br - 3ª a 6ª das 10h às 16h - Taxa de entrada(aos dom. gratuito) Ônibus 4111 - Som Cabral / Anchieta. Parada - Av. Afonso Pena entre R. Espírito Santo e R. Tupis lado par

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

A Igreja de Lourdes só foi definitivamente inaugurada em 1923. o projeto arquitetônico, em estilo gótico puro, chegou a receber algumas adaptações, mas manteve a predominância desse estilo. Em 1958, aconteceu a solenidade de sagração da Igreja de Lourdes, elevada, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica R. da Bahia, 1596 - Lourdes - Tel, 3218.7676 2ª a 6ª das 7h às 19h, sáb das 7h30 às 19h30, dom, e feriados das 7h30 às 21h.

Praça Savassi

A Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecido como Praça da Savassi, fica no bairro Funcionários, numa região que também passou a ser genericamente chamada Savassi. O nome está ligado a uma padaria famosa, da família Savassi se firmou como centro comercial sofisticado, transformando-se, mais tarde, em point da juventude e de grande concentração de bares e restaurantes. Ônibus, 4111 - Dom Cabral / Anchieta. Parada - Av. Afonso Pena entre R. Espírito Santo e R. Tupis - lado par.

Fonte: Guia Turístico Belo Horizonte - Brasil

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Eletrônicos - Submarino.com.br
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher