Mundo Mulher

Aruanã

 

29/06/2009

Aruanã conclui os preparativos para receber os turistas na temporada de julho. Entre as atrações previstas na programação, estão shows com a cantora Elba Ramalho e a banda Biquíni Cavadão

É lá que os principais agitos das férias de julho acontecem. Aruanã, a 324 quilômetros de Goiânia, é uma das principais cidades goianas situadas ao longo do Rio Araguaia e, por isso, às vésperas da temporada, administração do município, comerciantes e moradores estão ultimando os preparativos para receber os turistas – o prefeito Hermano de Carvalho estima que 1 milhão de pessoas passarão pelo município no mês que vem.

“Estamos preparando várias atrações, como shows com artistas regionais e nacionais. Além disso, serão inauguradas três importantes obras para melhorar a forma de receber o turista”, diz Hermano de Carvalho. O prefeito refere-se à reforma da Praça Couto Magalhães, à barreira de contenção e ao Centro de Atendimento ao Turista. As obras devem ser inauguradas ainda nesta semana.

Além das belas praias de areia fina e clara, da água fresca do Rio Araguaia, que reserva emoções para as pessoas que gostam de esportes náuticos ou de pescar, Aruanã terá dois shows semanais, sempre na sexta-feira e no sábado. As duas principais atrações, no entanto, serão no dia 18, com Elba Ramalho, e no dia 25, com Biquíni Cavadão.

“Os turistas terão espaço suficiente para aproveitar os shows e as atrações que estamos trazendo para animar a temporada”, afirma o prefeito. A expectativa é absorver toda a demanda que surgir com as pessoas que desistirem de viajar ao exterior em função da crise econômica e da gripe suína. “Vamos bater todos os recordes de público neste ano”, comemora Hermano.

Se depender somente das belezas de Aruanã, certamente a previsão do prefeito será concretizada. Há vários locais para o turista se divertir. Aqueles que gostam de ficar na cidade vão encontrar ruas limpas e arborizadas. Há vários bares e restaurantes oferecendo comidas típicas, pratos preparados com carne de peixe e até mesmo o tradicional churrasquinho. A rede hoteleira é diversificada e se preparou para o aumento no fluxo de pessoas.

Os que preferem aventura em meio à natureza vão ter muito o que fazer. Rio abaixo ou acima há uma grande quantidade de praias onde é possível montar acampamentos e aproveitar o sol durante o dia e o luar, à beira de uma fogueira, à noite. O comércio local está abastecido para oferecer suprimentos de comida e de bebida para os que forem acampar.

Passeios
Os passeios de barco e os esportes náuticos também são boa opção para quem se dirigir a Aruanã. No porto da cidade basta fazer um contato com a Associação dos Barqueiros de Aruanã (ABA) para alugar um barco com guia e sair para a imensidão, a fim de conhecer os segredos do grande rio.

Podem ser feitos passeios pelos vários lagos que se formam na região, onde é possível, sem muito esforço, fisgar alguns exemplares da fauna aquática local – piaus, pacus, mandubés e até pintados. Quem quiser pescar não deve se esquecer de tirar a licença de pesca na Secretaria do Meio Ambiente – pode ser obtida no site www.agenciaambiental.go.gov.br, ao custo de R$ 10,64 a mensal e R$ 42,60 a anual. Na licença há informações sobre as espécies que podem ser capturadas, as medidas permitidas e a quantidade que pode ser transportada

A contemplação da fauna silvestre também pode ser feita sem muita dificuldade. Há riqueza de espécies de pássaros nas várias matas que circundam a cidade.

A grande preocupação dos moradores de Aruanã é com relação à preservação do meio ambiente. Eles querem receber os turistas, mas esperam que haja respeito com a natureza, dando a destinação adequada ao lixo produzido nos acampamentos, que há algum tempo já não podem mais ser montados utilizando madeira nativa.

  Setor hoteleiro está entusiasmado

A rede hoteleira de Aruanã está ultimando os preparativos para receber os turistas a partir do próximo fim de semana. Ainda há vagas, mas quem quiser ir à cidade tem de se apressar para fazer reservas, uma vez que no período de 12 a 26 de julho grande parte dos hotéis e pousadas já estão com as reservas esgotadas.

O Sesi Aruanã, por exemplo, está com a lotação praticamente completa na segunda e na terceira semanas de julho. Um atendente do hotel, que identificou-se como Ernandes, informou que o hotel oferece várias opções de entretenimento para os turistas. O bar na praia, os passeios de banana boat, os recreadores e as várias atividades esportivas que serão desenvolvidas estão entre os atrativos que o hotel oferece aos hóspedes.

Lúcia Helena, da Pousada Luniká, disse que a expectativa com relação ao grande número de turistas é muito grande este ano. Ela informou que já foram feitas várias reservas, mas que ainda há vagas. “Na semana da Caminhada Ecológica, que este ano será realizada de 21 a 25 de julho, a cidade vai ficar totalmente lotada. Quem quiser vir tem de se apressar e fazer logo a sua reserva”, afirmou.

Luís Carlos Camelo, do Hotel Araguaia, também está animado com o mês de julho. “A cidade se prepara para a temporada de férias. É o grande acontecimento para nós. Quem vier para Aruanã vai encontrar muita diversão e descanso”, garante ele.

O Popular/ João Carlos de Faria-
Foto: Cristiano Borges -
Acampamentos se espalham pelas praias ao longo do Rio Araguaia na região de Aruanã: diversão e descanso

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja