Mundo Mulher

SANTOS: A MELHOR “HOSTESS” DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

SANTOS: A MELHOR “HOSTESS”  DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

30/10/2009

 

           A ansiedade da hora de embarcar para a sonhada viagem de navio pode ser amenizada. O calmante é permanecer comodamente sentado na poltrona do ônibus, circulando por alguns pontos turísticos de um dos municípios mais históricos do País. Esse é o tratamento VIP que Santos oferece aos passageiros de cruzeiros marítimos, cuja temporada 2009/2010 foi iniciada na sexta-feira (23), com o transatlântico MSC Lirica.

O programa Santos Todos a Bordo consiste na implementação de quatro rotas a partir da entrada da cidade, de 25 a 45 minutos, além de uma expressa, dependendo do tempo disponível para embarque. Todos os roteiros têm ponto final no Terminal de Passageiros do Porto. Se os veículos se dirigissem diretamente para o cais, chegariam ao terminal Giusfredo Santini, da Concais, em cerca de 18 minutos. Todos os ônibus de excursão são convidados a receber monitores treinados pela Prefeitura, que distribuem folhetos e acompanham o percurso, dissertando sobre o trajeto escolhido. 

O terminal também conta com um PIT (Posto de Informações Turísticas) da Prefeitura, onde recepcionistas bilíngues dão informações e ativam o programa Santos, Todos a Bordo ! "Esse é o jeito santista de convidar os turistas a voltarem a nos visitar", explica o prefeito João Paulo Papa.

Dos 18 navios que farão 407 cruzeiros na costa brasileira, 15 atracarão no maior porto da América Latina, que receberá, ainda, cinco embarcações em trânsito. Terá 279 escalas em 130 dias de operação, com movimento de 822 mil passageiros, 7% a mais do que em 2008/2009. Em vez de terminar em abril, a temporada chegará até 3 de maio,

Além do MSC Lirica, que  atracou pela primeira vez em Santos, procedente da Itália com 690 passageiros, fazem sua estreia na cidade os transatlânticos MSC Orchestra, Vision of the Seas e Costa Concordia, este o maior navio da temporada, com capacidade para 3.780 pessoas.

Fazendo hora...

Os trajetos foram traçados com base no projeto urbano, caracterizado por canais ladeados por avenidas que começam no Centro e alcançam a orla marítima.

Com duração de 34 minutos, a ROTA 14 começa no Canal 1 (Av. Pinheiro Machado) e retorna pelo Canal 4 (Av. Siqueira Campos). A ROTA 17 tem início no Canal 1 e regresso pelo 7 (Av. Gal. San Martin), variando de 37 a 43 minutos. Já as ROTAS 24 (30 minutos) e 27 (26 a 34 minutos) percorrem o Canal 2 (Av. Bernardino de Campos). A ROTA 24 retorna pelo Canal 4 e a Rota 27 volta pelo 7. ROTA EXPRESSA: utilizada em caso de emergência ou em decorrência de imprevistos, tem duração de 18 minutos.

No início das rotas 14 e 17 podem ser observados o segundo Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube e a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que deu nome à Cidade.

Rota 14 - Prosseguindo pelo Canal 1 – Campo da Portuguesa Santista, conhecida como ‘portuguesinha’; Campo do Santos Futebol Clube, o famoso ‘Alçapão da Vila Belmiro’; Cemitério Vertical ( o maior do mundo); Orquidário (parque zoobotânico). Na orla da praia: Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino, com escultura de Tomie Ohtake e Monumento da Imigração Japonesa; Escola de Esportes Radicais e Monumento do Surfista; Monumento da Colônia Espanhola a Cristóvão Colombo, pelo 5º Centenário do Descobrimento da América; monumento ao poeta santista Martins Fontes; Laboratório Ambiental, onde se monitora a água dos canais; Monumento a Saturnino de Brito, criador dos canais de drenagem e do jardim da praia; Praça das Bandeiras, onde elas estão hasteadas em homenagem a todos os estados do Brasil; Cinearte no Posto 4; monumento ao santista Vicente de Carvalho,  ‘ o poeta do mar’; Gibiteca no Posto 5; Ilha de Conveniência com Posto de Informações Turísticas (PIT); Pinacoteca Benedicto Calixto (casarão de antigo “barão do café”); prédios tortos. Retorno pelo Canal 4.

Rota 17 – Depois da pinacoteca: Basílica do Embaré com praça e monumento de Santo Antônio; quiosques do popularmente conhecido CPE (centro de paqueras do Boqueirão); biblioteca do Posto 6; Fonte do Sapo, onde todos os domingos acontece o ‘Baile na Praia’; prédio da Escolástica Rosa, primeira escola profissionalizante do País; monumento a João Otávio, fundador da Escolástica Rosa; Aquário Municipal, o segundo equipamento turístico mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de S.Paulo; Museu de Pesca, antigo forte e Escola de Marinheiros; clubes de regatas; Deck do Pescador; Ponte dos Práticos, local de partida dos passeios de escunas; restaurantes nos píeres; visão do Forte da Barra, localizado no Guarujá.

Rota 24 – Prosseguindo pelo Canal 2: Campo da Portuguesa Santista, conhecida como ‘portuguesinha’; Campo do Santos Futebol Clube; Beneficência Portuguesa (prédio neocolonial brasileiro). Na orla: início na Escola Radical e final na pinacoteca.

Rota 27 – Igual à 24, prosseguindo pela orla até a Ponte dos Práticos. E r4estaurantes.

         O programa ‘Santos Todos a Bordo!’ acontece desde 2006. Pesquisa realizada com os participantes indicou que 89% dos entrevistados aprovaram a iniciativa e mais de 90% manifestaram interesse de voltar à Cidade para conhecê-la melhor. Mais informações: Disk-Tour (0800-173-887).

Amélia Fernandez Gonzalez - amelia.secom@santos.sp.gov.br

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja