Mundo Mulher

Etiqueta à mesa - Chá da tarde - Margarida N. Bento

Etiqueta à mesa - Chá da tarde - Margarida N. Bento

Desde a época ( 2737 ªC.)que é costume o uso do chá, na China

No Japão o chá faz parte das tradições desde o inicio do século XVI.

Na Inglaterra que é a maior consumidora de chá do mundo, ele se tornou conhecido através da princesa portuguesa Catarina de Bragança filha de Dom João VI rei de Portugal, que ao casar-se com o inglês Carlos II em 1662, trouxe em sua bagagem para a Inglaterra, uma arca repleta de chá da China,.e lá implantou o chá das cinco (five-o-clock-tea,)que é o costume até os dias de hoje.

 

Aqui no Brasil já um pouco mais tarde o habito foi adotado em nossas fazendas colonizadas pelos portugueses, que com a ajuda das mucamas que trabalhavam nas cozinhas, preparavam quitutes inigualáveis tais como bolos biscoitos, broas, pães, geléias e queijos caseiros.

Às vezes acrescentando ao chá inglês, também varias ervas nativas que já se diziam benéficas para a saúde. Sem esquecer do café que na época era a nossa maior riqueza.

Este era o tradicional Café Colonial.

 

Hoje já é um habito, quando queremos reunir algumas amigas ou senhoras da família, para que tenham uma reunião mais a vontade, seja para um aniversário ou qualquer outro evento aproveitarmos esse tipo de modalidade.Se formos receber em nossa própria casa podemos distribuir os convites, com 10 dias de antecedência.

 

Essa festa é marcada entre 15 e 18 horas, para que todas estejam livres para voltar aos seus afazeres domésticos tais como buscar ou levar seus filhos para a escola, pegar marido no metrô e outros similares.

 

Se o numero de convidadas for maior do que os lugares que dispõe em sua mesa, monte um aparador forrado com uma toalha branca, onde serão dispostos todos os quitutes doces e em uma das laterais da mesa, coloque as xícaras, pratinhos, copos, talheres e guardanapos suficientes para todos.

 

Se possível use um carrinho de chá, ou outra mesinha também coberta com uma toalha branca para colocar o Samovar (opcional) ou bules de chá, chocolate e café.

.

Os salgadinhos, a água e os refrigerantes poderão sair da cozinha e serem servidos aos convidados com a ajuda de uma ou mais copeiras.

É preciso que haja cadeiras suficientes para todos.O mais correto é colocar mesinhas para quatro pessoas, sendo que os convidados servem-se no aparador e se dirigem à mesa escolhida para comer os quitutes.

Lembrete - Cuidado com flores perfumadas para a decoração das mesas.

 

Se escolher uma casa de chá especializada para essa reunião, terá que distribuir os convites, mencionando, local, data, hora e traje requisitado, com 15 dias de antecedência.

 

 

Cardápio do Chá Colonial

 

Pãezinhos variados, torradas, croissants, grissinis e biscoitos.

Pastas salgadas, frios, manteiga e canapés.

Bolos e tortas doces

Pãezinhos doces, biscoitos e geléias.

Salgadinhos variados

Mini-quiches salgados

Chá de diversos sabores

Chocolatada

Suco, refrigerante e água mineral.

 

A maior dificuldade que encontramos na vida, é que quando o destino nos fecha uma porta,olhamos com tanto pesar para a porta fechada, que geralmente não prestamos atenção à outra porta que ele nos está abrindo...

 

Boa semana!

Margarida Nunes Bento              margaridanunesbento.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher