Mundo Mulher

Banco de Sangue do Hospital Israelita Albert Einstein precisa de doações

04/12/2010

Medos, preconceitos, festas de fim de ano e férias afastam os doadores do posto de coleta da instituição, que é acreditado internacionalmente, o que assegura qualidade e segurança de coleta, processamento, testes, distribuição e administração do sangue e subprodutos

São Paulo, Dezembro de 2010 – As festas de fim de ano e o período de férias estão chegando, e, com eles, a queda dos estoques de sangue nos hospitais. Por esse motivo, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) está fazendo uma campanha de conscientização de doação de sangue, para suprir suas necessidades, principalmente nos procedimentos complexos do hospital, como transplantes hepáticos – 90% deles feitos pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com o hematologista José Mauro Kutner, coordenador do Banco de Sangue do Einstein, doar sangue é doar vida. Com apenas uma bolsa de sangue doada – 450 ml, o equivalente a menos de 13% do total do sangue do corpo de um adulto – é possível beneficiar quatro pessoas. Dela, tiram-se quatro subprodutos: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. As hemácias são o carro-chefe do consumo.

No Einstein, 60% dos estoques do banco de sangue vêm de doadores habituais. Mas, segundo o coordenador do Banco de Sangue, isso não quer dizer que o volume estocado é constante. Geralmente, quando o fim de ano se aproxima e no período de férias, o estoque cai abruptamente e os problemas aumentam.

“Podemos ter um estoque adequado às necessidades de hoje, mas isso não é garantia de que teremos amanhã”, diz Kutner. “Nossas necessidades crescem a cada dia conforme aumenta o número de procedimentos mais complexos”, acrescenta.

Segundo o especialista, muitas pessoas têm medo de sentir dor ou de adquirir algum tipo de doença durante a transfusão. “Isso não tem fundamento”, ressalta. Doar sangue é seguro e não dói (palavra de quem já doou!). Basta ter boa saúde e seguir alguns critérios pré e pós-doação.

Reconhecimento – O Banco de Sangue do HIAE recebeu um importante reconhecimento do College of American Pathologists, o CAP, em agosto deste ano. É o primeiro hospital da América Latina a receber esse tipo de acreditação para um banco de sangue.

Para Kutner, o CAP chega não apenas para incrementar o portfólio de acreditações do hospital, mas também para dar continuidade ao histórico de qualidade e de cumprimentos de suas práticas laboratoriais, inclusive as do banco de sangue.

“O CAP vem para complementar e cobrir a gama de atividades do banco, já que visa a promover qualidade e segurança de coleta, processamento, testes, distribuição e administração do sangue e seus subprodutos, mas com foco especial nos aspectos laboratoriais do banco de sangue.”

Vídeo – Assista ao vídeo institucional do Einstein que explica a trajetória do sangue depois da doação. http://www.youtube.com/user/HospitalEinstein#p/u/4/_NlNFbhg6Ys

Onde doar:

Local: Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi - 4º Andar, Bloco A

Horário: De segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h; aos sábados, entre 8h e 17h.

Fone: (11) 3747-0457

Email: bsangue@einstein.br

Estacionamento gratuito.

Maristela Orlowski - maristela.orlowski@br.mslworldwide.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja