Mundo Mulher

Loja que oferece produtos de graça em troca de opinião chega ao Rio

16/04/2011 

Primeiro modelo da Rede Amostra Grátis será inaugurado em maio e outras abrem no decorrer do ano.

              Entrar em uma loja e comprar produtos novos, que acabaram de ser lançados no mercado ou em fase de reformulação, normalmente é uma experiência conflitante. Apesar da excitação com o novo, sempre há o receio de que não funcione para suas necessidades – além do custo embutido.

 

No Rio de Janeiro essa experiência se tornará mais fácil com a abertura da primeira loja que oferece produtos gratuitamente aos consumidores ao custo de uma anuidade simbólica, em troca apenas da opinião de quem o levou para casa.

 

 Novidade na cidade e no Brasil, a Rede Amostra Grátis foi idealizada pelo grupo SRX, que tem à frente na Diretoria Executiva, Stelvio Bruni Rosi, que conheceu o modelo no exterior e resolveu trazê-lo para o Rio de Janeiro. “Percorri alguns países e encontrei este conceito nos Estados Unidos (SampleU), Espanha (Esloúltimo), China (SamplePlazza) e no Japão (SampleLab!). A ideia é muito vitoriosa e estava na hora de entrarmos com força no Rio, pois São Paulo já possui o conceito”, conta Rosi.

 

O novo conceito chamado “Tryvertising” (experimente antes de comprar) funciona da seguinte maneira na Rede Amostra Grátis: o consumidor para se associar paga uma taxa anual de R$ 50 e poderá levar para casa a cada vista mensal na loja de cinco a sete produtos além dos produtos “amostras bônus” (poderão ser distribuídos no interior da loja)  e “amostras especiais” (produtos que podem ser retirados em maior número, porém contam como um só na hora da retirada) – entre roupas, calçados, bolsas, alimentos, bebidas, cosméticos, produtos e entretenimento, etc. Em casa, eles têm que responder a um simples e rápido questionário pela internet. Os produtos eletrônicos são testados na loja e poderão ser sorteados. “É um modelo de negócio que estava faltando no Rio de Janeiro, pois, a pessoa leva o produto de graça para casa como um todo, ou seja, em seu tamanho natural e não experimenta somente a amostra”, declara Stelvio.

 

            Os futuros associados da Rede já podem fazer seu cadastro pela internet – a loja abre oficialmente em maio. “Estamos na fase de fazer cadastramento. É só o futuro cliente se cadastrar em nosso site www.redeamostragrátis.com.br e pagar a adesão anual”. Rosi acredita que as pessoas têm, pelo menos, três motivos para participar: procurar o grátis, ter acesso a lançamentos e ajudar a marca a construir um produto melhor.


          Apesar de a Rede Amostra Grátis possuir o termo “amostra” no nome, oferece produtos em seu tamanho original. Dentro da loja, o consumidor poderá encontrar até 150 itens diferentes. Já em casa, após utilizar o cosmético, provar a bebida ou usar o calçado retirado na loja, o consumidor deve acessar seu login no site da Rede Amostra Grátis e responder de forma simples e rápida um questionário para cada produto. A loja funcionará na Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana - para garantir acesso fácil e presença de clientes em todos os horários ao longo do dia.

 

Segundo o empresário, a procura pelo cadastro está acima do esperado ressaltando que o foco, para as empresas fabricantes, não é oferecer simplesmente produtos de graça e, sim, trocá-los por opinião, aprimorando os produtos e a relação com os clientes.

 

Incentivos


            Como o foco da empresa é produzir opiniões dos consumidores para as empresas fabricantes, a Rede Amostra Grátis aplica punições para a falta de questionários e incentivos no programa de fidelidade para sua resposta completa. “Ter apenas um questionário pendente já impede a retirada de qualquer produto na visita seguinte”, alerta Rosi.

 

           Apostando no marketing de experiência baseado no consumo real e livre, a Rede Amostra Grátis, que investiu na cidade do Rio de Janeiro 15 milhões de reais, pretende dominar o mercado abrindo até o final do ano, um cinturão de lojas pela cidade, no Leblon, Ipanema, Centro, Tijuca, Barra, Jacarepaguá, Baixada Fluminense e também Niterói,

 

           “É diferente da loja tradicional, que tem vendedor que fica atrás do cliente”, diz o Diretor Executivo ressaltando inclusive que os produtos não têm preço – a pessoa escolhe o que quiser, sem se preocupar com isso.

 

Serviços:

Rede Amostra Grátis
Telefone: (+55) 21 - 3474.7234

Endereço: Rua Figueiredo Magalhães Nº 121 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Site: www.redeamostragratis.com.br

 Marina Scotelaro: dmc21@dmc21.com.br

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja