Mundo Mulher

UTI Compartilhada Einstein acontece em novembro

29/10/2011

 
Projeto dissemina protocolos e tecnologias para unidades públicas de todo o País por meio de videoconferência. Diagnóstico de morte encefálica, hipotermia terapêutica e emergências hipertensivas na gestação são algumas das abordagens
 
São Paulo, Outubro de 2011 – Profissionais de saúde de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) de todo o Brasil, públicas e privadas, poderão compartilhar experiências com a equipe multiprofissional do Hospital Israelita Albert Einstein durante todo o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, entre 11h e 12h. É a terceira edição da UTI Compartilhada Einstein, projeto que objetiva disseminar conhecimento e experiências por meio de videoconferência. A iniciativa é do Centro de Terapia Intensiva de Adultos em conjunto com o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) e o Centro de Informação e Comunicação (Cenic) do Einstein.
 
O projeto, que estreou em novembro de 2009, recebe a cada edição a visita de mais de 1 mil profissionais dos mais diversos pontos do País. Segundo Alexandre Rodrigues Marra, infectologista da UTI Adulto do Einstein e coordenador da iniciativa, o objetivo deste terceiro trabalho é mostrar que a UTI trabalha em sintonia com outros setores do hospital, de forma inter-relacionada e com protocolos unificados. “Por isso, teremos a participação de outras especialidades que trabalham em conjunto com a terapia intensiva”, comenta. O infectologista acrescenta que a ideia é ter um contato mais próximo as UTIs brasileiras e gerar novos projetos de pesquisa e protocolos de atendimento.
 
Diferentes temas serão abordados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos. Este ano, a abordagem da família para doação de órgãos e o diagnóstico de morte encefálica ganharão destaque. A programação conta ainda com os seguintes temas: infecções respiratórias nos pacientes transplantados; cuidados com o paciente traqueostomizado; mobilização precoce nos pacientes críticos; hipotermia terapêutica; cuidados intensivos do paciente transplantado de medula óssea; diagnóstico e abordagem das coagulopatias e emergências hipertensivas na gestação.
 
“A intenção é disseminar conhecimento e trocar informações. Os profissionais poderão entrar no site e interagir com a equipe Einstein sobre rotinas, diretrizes, protocolos e alertas. Além disso, eles podem enviar perguntas, que, serão respondidas pelos responsáveis da nossa UTI dentro de 24 horas”, explica Marra.
 
Segundo ele, as videoconferências ficam armazenadas no site do projeto e podem ser acessadas posteriormente. Os resultados das duas primeiras edições da UTI Compartilhada Einstein revelam o sucesso da iniciativa: perto de 12 mil acessos. “Ainda hoje as pessoas acessam o site para assistir às aulas; e há representantes de todos os Estados brasileiros que participam, sem exceção.”
 
Inscrições e informações:
Site: http://medicalsuite.einstein.br/uticompartilhada
E-mail: uticompartilhada@einstein.br
 

Maristela Orlowski: maristela.orlowski@einstein.br
www.einstein.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja