Mundo Mulher

Geração Y revoluciona o ambiente das empresas

01/05/2012

 

Juventude criativa, inovadora e obstinada conquista espaço dentro das corporações e dá um novo tom para os negócios


No mundo corporativo ainda são comuns os ambientes de trabalho marcados pela presença de profissionais autocentrados, independentes e sérios, mas, aos poucos, o estigma de que o sucesso só chega com a maturidade começa a dar lugar a outro perfil de colaborador. O nome desta turma é Geração Y que, segundo os especialistas,  não se apegam a carreira estável com tanta facilidade. Seu lema é buscar a uma vida profissional recheada de experiência e aventuras em busca de oportunidades para aprender e demonstrar o próprio talento.

Se antes a Geração X dominava o mercado de trabalho com características como planejamento, foco e empreendedorismo, aos poucos, nas empresas começam a despontar os talentos da Geração Y. A juventude, inovação e criatividade destes novos profissionais, entre 20 e 30 anos, já têm lugar garantido em diferentes segmentos, que incluem o mercado da comunicação. Na Crispim+Veiga Propaganda, agência de publicidade de Goiânia, dos 24 colaboradores, mais de 80% têm menos de 30 anos e estão na primeira experiência profissional após o ensino universitário.

A aposta das publicitárias Dorinha Crispim e Lucimar Veiga, proprietárias da agência, é “no fôlego desta nova geração”. “Eles dominam completamente as ferramentas e a linguagem dos meios de comunicação atuais. Neste sentido, possuem as características ideias para a criação e execução de campanhas que precisam comunicar com o público alvo e se integrar ao dia a dia das pessoas”, explica Lucimar.

No perfil destes colaboradores, algumas características são muito forte como a presença nas redes sociais, a relação mais direta com os chefes e uma maleabilidade com a agenda. “Eles estão revolucionando o mercado com um perfil apressado e conectado e, na comunicação, as demandas são urgentes e precisam exatamente deste dinamismo”. Além disso, muitos dele ganham dinheiro fazendo o que para muitos é hobby. Se este é um entrave para empresas conservadoras, para quem “vende criatividade”, o perfil é ideal.
 
Exemplos

A publicitária Thaiza Nacaxe Gomes, 26, que é supervisora de Mídia na equipe, é um dos exemplos deste novo perfil. Para ela, o conhecimento veio da prática. “Meu primeiro emprego na área foi no terceiro ano acadêmico em uma pequena agência. Fiz estágio não remunerado nas áreas de mídia, atendimento e produção gráfica”, explica. O dia a dia corrido só reforça a autoconfiança da profissional, que usa deste atributo para convencer os clientes, decidir a verba destinada aos meios de comunicação e se arrisca com novas mídias. “Acho isso imprescindível. Acredito no que faço e mostro isso para quem está comigo”, explica a jovem, que aspira seguir carreira no marketing.

O inusitado e irrevente, características da Geração Y no mercado de trabalho, fazem parte da trajetória profissional de outro colaborador da Crispim+Veiga Propaganda, o redator Lucas Cândido Brandão, 27, também formado em publicidade e propaganda, desde o primeiro emprego. Depois do resultado negativo na primeira tentativa de entrar na faculdade, Lucas aceitou o desafio de trabalhar por dois meses em uma fazenda de soja com planilhas de perda.

“Eu achei que ia mexer com computador e só, topei e fui. Chegando lá, a realidade era totalmente diferente da que imaginei. Fiz de tudo um pouco”. Na aventura, ele aprendeu a pilotar moto, dirigir caminhonete e trator. O saldo para ele foi positivo. “Foi a melhor coisa que fiz na vida. Uma experiência que mudou completamente meu pensamento sobre aprendizado e trabalho”.

Da experiência veio a maturidade para ingressar na faculdade e identificar que o gosto pela leitura também passava pela escrita. Foi no exercício diário de ler os grandes autores que ele aprendeu a redigir. Além disso, ele reforçou a interatividade no seu dia a dia. “ Se você não é interativo, está parado no passado. E as crianças de hoje já nascem com o wi-fi ligado. Como publicitário, dependo muito de ideias criativas para resolver problemas”, afirma ele, que não faz planos para o futuro, apenas me preparo para estar pronto e aproveitar todas as oportunidades que irão chegar.

Geração Y

O conceito da Geração Y, também referida como Geração da Internet, se refere aos nascidos após 1980 até a década de 1990, sendo sucedida pela Geração Z. Esta geração, entre 20 e 30 anos atualmente, desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, o que reflete em seu comportamento. Também são considerados antenados com temas como meio-ambiente e preservação do planeta.

Crispim+Veiga Propaganda
A Crispim+Veiga Propaganda é comandada pelas publicitárias Dorinha Crispim e Lucimar Veiga, a agência tem como filosofia de trabalho a soma de criatividade, experiência e envolvimento da equipe. A empresa tem conquistado a confiança de grandes anunciantes do Centro-Oeste e demonstrado sua competência. A agência já foi contemplada com ouro e bronze no Prêmio Jaime Câmara de Propaganda e foi eleita Agência Revelação do Ano pelo 8° Prêmio Os Mais Influentes da Comunicação em Goiás.

Marcela Guimarães -  marcela@comunicacaosemfronteiras.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja