Mundo Mulher

Casamento Havaiano

09/01/2011

Se está pensando em um casamento diferente, descontraído e cheio de boas energias, o casamento havaiano está entre os melhores e mais bonitos temas.

Quando pensamos em estilo havaiano, logo nos vem a idéia de clima tropical, praia, flores e frutas coloridas, colares de folhas e flores, muita música e danças hula-hula.

Pois então, é tudo isso que pode ter no seu casamento havaiano! O que acha da idéia?!

 

Os casamentos no Havaí são freqüentemente realizados ao ar livre, seja em uma praia ou um jardim tropical, justamente pela primordial relação do povo havaiano com a natureza, elevando através das suas crenças e rituais tudo que a envolve. Além do mais, o arquipélogo havaiano é um dos lugares mais bonitos do mundo e seria um desperdício casar em um ambiente fechado. 

Se você puder realizar o casamento na praia, ótimo, sem dúvida ficará belíssimo! Mas nem sempre isso é possível, por não morar em uma cidade com praia ou ao menos próximo do litoral.

Porém, você não precisa de praia para fazer um casamento nesse estilo… Seja em um salão de festa, chácara ou sítio, pode-se criar uma cenografia muito bacana para o um casamento temático, envolvendo noivos e convidados no clima da festa.

Festa esta que deve ser bastante colorida e com muita alegria!

Um das principais itens que não podem faltar são os tradicionais colares havaianos ou "leis" que são usados para dizer olá, adeus, obrigado, parabéns ou eu te amo… Dar um colar em um casamento havaiano é demonstrar seu amor, respeito e compromisso, por isso acontece a troca de colares ou "leis" entre os noivos e suas famílias.

 

Os colares mais vistos em casamentos havaianos são os de folhas (Ti Maille típica do Havaí) com ou sem flores usados principalmente pelos homens, os de Orquídeas, botões de Rosas, Plumérias entre outras.

No seu casamento havaiano, é importante que os colares dos noivos sejam de flores naturais, podendo optar pelos artificiais apenas para os convidados entrarem no clima.

Uma idéia legal é colocar uma pessoa na entrada do local com traje típico havaiano, para saudar cada convidado com um colar ou então deixá-los nas cadeiras à espera de cada um. 

 

A belíssima Pluméria ou Jasmim Manga acima, é uma das mais tradicionais flores do Havaí e além de servirem para os colares, também são usadas para o buquê da noiva e para decoração. Uma ótima opção para o seu casamento temático, já que essa linda e perfumada flor também pode ser encontrar facilmente por aqui.

O Hibisco também simboliza o Havaí, porém, é mais frágil e por isso não é tão utilizado nesses casos.

A noiva havaiana veste geralmente um longo e leve vestido branco com uma linda flor no cabelo ou uma coroa de flores (haku lei) substituindo o véu e/ou o colar.  O noivo também veste branco (camisa/bata e calça) com ou sem uma faixa vermelha na cintura e o colar havaiano.

 

As cerimônias havaianas são carregadas de símbolos e crenças as quais você pode ou não aproveitar alguma delas para envolver o seu casamento.    

Manter os noivos dentro de um círculo de flores durante a celebração do casamento significa trazer a eternidade do amor ao casal.

Soprar a concha por 3 vezes momentos antes da noiva entrar, é a forma escolhida pelos havaianos para chamar a presença do Senhor para testemunhar aquela união.

 

Os havaianos também afirmam que quando o vento agita em um casamento é a presença dos seus familiares (Ohana) que se já se foram, mas que estão lá espiritualmente dando o seu amor e benção. 

 

A cerimônia da areia também faz parte dos casamentos havaianos, embora incerto, mas tal tradição talvez tenha sido criada por eles próprios.

A cerimônia simboliza através da mistura das areias, a união de duas vidas. 

As alianças havaianas são totalmente customizadas e inspiradas no espírito mágico e único das ilhas com gravações de Plumérias e palavras em havaiano como "kuuipo" que significa querido ou querida muito utilizado por eles.  

 

A música e a dança é presença marcante nos casamentos havaianos.

A dança havaiana ou Hula é uma tradição passada de geração à geração que começou no antigo Havaí como forma de adoração à Mãe Natureza.

 

Através dos movimentos de mãos, pernas e expressões faciais, o dançarino conta uma história, declara um poema, uma oração ou expressa um sentimento.

A bela canção "Havaiian Wedding Song" que ficou famosa por Elvis Presley no filme "Blue Hawaii" é geralmente cantada nas cerimônias dos casamentos havaianos. Elvis cantou para sua esposa em seu próprio casamento.

 

E hoje também é usada nas festas de casamentos em estilo havaiano, onde a noiva homenageia o noivo através da Hula, como mostra o vídeo abaixo junto com a letra da música.

Este é o momento

Eu Já esperava

Eu posso ouvir meu coração cantar

Em breve será sinos tocando

Este é o momento

Aloha de doces

Eu vou te amar mais do que sempre

Prometa-me que nunca você vai me deixar

Aqui e agora querida,

Todo o meu amor,

Prometa-me que você nunca vai me deixar

Eu vou te amar mais do que sempre.

Agora que nós somo um,

As nuvens não escondem o sol

O céu azul do Havaí sorri

Por isso, nosso dia de casamento

Eu te amo

Com todo o meu coração

Aposte na idéia de fazer uma Hula ao seu noivo…  Com certeza ele e os convidados vão adorar!

 

Uma apresentação especial de dança havaiana ou ainda um show de Elvis Presley cover também vai animar a festa!

 

Em uma festa havaiana o colorido predomina em todo o ambiente… Combine com seus padrinhos e convidados o uso de roupas leves, coloridas e com temas florais, além das sandálias para deixar todo mundo a vontade e no clima de uma ilha tropical. 

 

Quem não vai gostar da idéia de curtir uma festa de casamento dessa forma?!

Para decoração, vale a mistura de flores e frutas de diferentes cores, bambu, folhas ou vasos com coqueiros, palmeiras e bananeiras.  

   

Uma das idéias para dar um visual super bacana ao espaço e decoração temática, é colocar painéis nas paredes ou banners decorativos com belas imagens, de preferência com o tema de uma praia paradisíaca (Hawaii por exemplo…),  servindo até de fundo para o local da celebração do casamento. 

 

Fica super interessante para as fotos, todos curtem muito a brincadeira, além é claro, dos noivos terem o privilégio da paisagem perfeita para a foto do casamento!

 

Você também pode fazer um banner divertido com caricaturas e com o espaço para o convidado colocar o rosto e tirar a foto com os "noivos" totalmente no clima da festa!!

A colinária havaiana é uma fusão de muitas culturas trazidas pelos imigrantes de diferentes etnias para as ilhas, especialmente americanos, chineses, filipinos, japoneses e coreanos. Nas festas de casamento é comum ter variedades de pratos a base de frutos do mar, e outras carnes como frango e porco (tradicional prato do Luau Havaiano). E logicamente não pode faltar os deliciosos e coloridos coquetéis e as frutas que são marca predominante no Havaí como abacaxi, manga, coco, kiwi, carambola e laranja.

 

Dispor as frutas cortadas em decorativos formatos em uma grande mesa colorida fica muito legal para um casamento havaiano. E já que tem tanta fruta, porque não, uma fonte de chocolate?! Pode até não ter no Havaí, mas que todos vão gostar muito certamente que sim!

 

E falando em Havaí o que não pode faltar é muito coco! Os havaianos chamam de "árvore da vida" por oferecer diversas formas de alimento, bebida, remédio e trabalho.

 

Por isso pode usá-los como a criatividade desejar… Como mostra na imagem acima, algumas idéias bem originais como o porta aliança e as lembrancinhas de velas na casca do coco!

 

Quanto ao convite de casamento havaiano é importante que seja personalizado de acordo com o tema total ou discretamente para que os convidados saibam desde cedo que trata-se de um casamento temático e entrem no clima! A idéia de detalhes com flores como o Hibisco, Jasmim Manga, ficam lindos para o tema.

Que tal uma folha de coqueiro ou bananeira em alto relevo ou ainda um desenho ou caricatura dos noivos com trajes típicos havaianos para um convite bem divertido?

Veja abaixo mais algumas sugestões que podem ser aproveitadas para um casamento com esse belo e inspirador tema.

 

Seja qual for a forma que você escolher para fazer o seu casamento havaiano o mais importante é que haja a presença de muita alegria e o verdadeiro espírito de Aloha que pode ser vagamente definido como um compromisso de tratar a si a aos outros com bondade, respeito e amor.

 

Assista ao vídeo ( clique aqui )  de um casamento em estilo havaiano que ficou super bonito e feliz! Nós do Mega Noivas aproveitamos para desejar muitas felicidades ao casal!

Fonte:  http://www.meganoivas.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Eletrônicos - Submarino.com.br
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher