Mundo Mulher

Casamento na WEB - Em tempo real

Casamento na WEB - Em tempo real

31/05/2010

 

  GRAÇAS Á INTERNET, A DISTÂNCIA NÃO É MAIS UM EMPECILHO PARA QUE AS PESSOAS QUERIDAS ACOMPANHEM

O SEU MOMENTO NO ALTAR

 

Em dezembro de 2008, na cidade de Seattle, mo Estado de Washington, Estados Unidos, um grupo de amigos se reúne para um churrasco. O motivo da comemoração é celebrar e assistir um casamento.

            Uma cerimônia se realiza naquele mesmo momento na Reitoria Nossa Senhora das Graças, em Goiânia. Em tempo real, as duas tias da noiva, que moram ma cidade norte-americana, podem presenciar o casamento da sobrinha e rever familiares.

            Tudo isso só foi possível devido a uma iniciativa pioneira da administração da Reitoria. A instalação de câmeras e equipamentos para a transmissão de cerimônias pela internet começou há quatro anos, conta o padre César Luís Garcia, reitor da Nossa Senhora das Graças. “Na época, disseram que não havia outra igreja no mundo que fizesse as transmissões como nós”, conta, orgulhoso;

            Padre César relata que sempre ouviu dos noivos histórias de familiares e amigos que moravam longe, até mesmo no exterior , e que não poderiam assistir ao casamento. Daí surgiu a idéia de transmitir o evento pela internet. Hoje, a estrutura montada na reitoria permite a transmissão com alta qualidade e velocidade; são oito câmeras espalhadas em lugares estratégicos e  uma mesa de corte para edição das imagens.

            É possível existir até mesmo uma interação entre os familiares ou amigos que assistem à cerimônia e os noivos, por meio de programas de comunicação on-line. Padre César aponta que, com a tecnologia, é viável realizar até mesmo casamentos com noivos em países diferentes. Apesar da oferta de recursos, ainda não houve uma cerimônia desse tipo no local. “ O direito canônico permite que se faça uma casamento por procuração, ou seja, para cerimônia, é possível que o noivo esteja em Moscou, a noiva, em Goiânia”,esclarece.

 

ATENÇÃO AO FUSO

 

A sobrinha que teve a cerimônia vista pelas tias, lá nos Estados Unidos, é a jornalista Anapaula Hoeckved, 27 anos. Ela conta que a possibilidade de transmitir a cerimônia foi fundamental para escolha da igreja. “ Por conta do fuso horário de cinco horas, marcamos a cerimônia em um horário mais cedo. Assim, elas puderam assistir”, diz.

            Anapaula afirma que, para quem tem familiares morando em outros lugares, a solução de transmitir a cerimônia ajuda muito. “ Muita gente quer, pelos menos, ver o casamento e, desse modo, é possível. Assim todos podem participar,de alguma maneira.

Fonte: Caderno Especial Noivas de O Popular

Foto: Noiva Carioca

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja