Mundo Mulher

O uso de perfume pelos noivos

O uso de perfume pelos noivos

20/06/2010

     

 ENTREVISTA

 Renata Ashcar

 A especialista em perfumes Renata Ashcar alerta: o uso de perfume é indispensável para os noivos e, mais que isso, é uma maneira de guardar o momento na memória olfativa. A escolha da fragrância, portanto, deve ser criteriosa. Renata que é autora do livro Guia de Perfumes(Duetto Editorial), fala sobre este assunto em entrevista ao Guia da Noiva.

 

 

             Que cuidados os noivos devem ter ao escolher a fragrância a ser usada no casamento?

Eles devem evitar perfumes muito densos, com ingredientes mais encorpados e adocicados. O cheiro pode se tornar muito forte e incomodar os outros.

 

O horário do evento influencia a escolha?

Sim. Para a noite, se a idéia é que o perfume dure muitas horas, as melhores fragrâncias são as elaboradas com ingredientes como madeiras, resinas e flores nobres. Como a fixação é maior, a evaporação é mais lenta. Para o dia, prefira os florais mais leves, flor de laranjeira, jasmim ou mesmo os florais frutais, que combinam ingredientes como notas cítricas de laranja, bergamota ou mandarina, são leves e suaves, evaporando mais rápido.

 

É interessante inovar ou não vale a pena arriscar em um momento tão importante?

Teste sempre, antes, o perfume na pele, evitando qualquer desconforto na hora de usar. Existem perfumes desenvolvidos exclusivamente para estes momentos como, por exemplo, o Vera Wang. Chiquérimo! A estilista é expert em design de vestidos de noiva e, em sua primeira criação, buscou inspiração nos cheiros deste momento tão especial.

 

Qual é a maneira correta de usar uma fragrância no corpo? Deve-se reaplicar o perfume?

Vale colocar um pouco de perfume na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também é permitido perfumar o rosto: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance. Aliás, dizem que uma mulher deve passar perfume onde gostaria de ser beijada. Afinal, em matéria de sedução, o perfume é um poderoso aliado.

 

O que sugere: o produto nacional ou o importado?

Hoje em dia, os perfumes nacionais também têm excelente qualidade. O importante é escolher aquele que realmente agrada.

Confiança, sensualidade, elegância. Tudo isso realmente pode ser transmitido por um perfume?

 

Sim, o perfume nada mais é do que o reflexo da personalidade da pessoa. Assim como a roupa, ele revela o estilo. Costumo dizer que o perfume é um estado de espírito e, à medida que sabemos mais sobre eles, acabamos escolhendo um para cada momento e humor.

 

Que relação existe entre as famílias olfativas e os estilos das pessoas?

 

A relação é fortíssima! Por exemplo, uma mulher mais moderna e descontraída vai, com certeza preferir aromas mais leves, como os cítricos ou verdes. Já as ais sedutoras preferem aromas mais densos, encorpados, e os que chamamos gourmand- perfumes que dão água na boca...

 

Existem aromas afrodisíacos?

 

Sim. Algumas flores, como ylang ylang por exemplo, eram usadas nas camas dos amantes na Indonésia. Outras, como jasmim e tuberosa, são extremamente sensuais e femininas. Já para os homens, o cheiro de sândalo é fantástico!

Foto: Noiva Carioca

 

Fonte: Suplemento Noivas do O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja