Mundo Mulher

Exame Pré-nupcial

Exame Pré-nupcial
Noivado oficializado é hora de se marcar a data do casamento. Uma cerimônia que atravessa as páginas do tempo modificando a vida de milhares de pessoas. Com dia, hora, local definido, resta cumprir uma agenda de preparativos que só termina depois do sim definitivo. "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure", já dizia o poeta Vinícius de Moraes. Dentro de uma extensa lista de providências a toamar, os casais não devem se esquecer do exame pré-nupcial, um passaporte seguro para uma vida conjugal harmoniosa.

São vários os laboratórios capacitados a realizar o exame pré-nupcial, geralmente feito com três meses de antecedência do casamento. Para solicitá-lo, em primeiro lugar, os noivos dever procurar um médico, consultando um clínico geral ou ginecologista. Uma visita que, por regra de bom convívio, será a dois, uma vez que optaram por esse tipo de convivência ao marcar o casamento. As inibições devem ser postas de lado, checando dúvidas, num bate papo claro e franco com o médico.

Trata-se de uma prevenção, um cuidado especial para com o futuro cônjugue, num ato mútuo de respeito à saúde, e um sinal verde para uma vida sexual segura, principalmente diante do perigo da Aids.

Para a mulher, normalmente, requisitam-se exames de hemograma, no sentido de verificar através do sangue se ela tem anemia, câncer, leucemia, numa avaliação geral. É pedido também um exame de glicemia específico para verificar se ela têm diabetes. Quanto ao sangue ainda é checado o nível de uréia e creatina, observando-se as funções renais. Há ainda um teste de grupo sanguíneo, se A,B, AB, O-positivo ou negativo -, e por fim um mapeamento de doenças de fundo imunológico (toxoplasmose, rubéola, síflis e Aids). Em relação à urina costuma se fazer um exame simples. Idem para as fezes. E para obter total garantia de realações sexuais tranquilas, um exame ginecológico, inclusive para o médico receitar o contraceptivo adequado à noiva.

Cabe ao homem, no caso, o noivo, fazer exame de hemograma, também certificando-se de que não está anêmico e outro para verificar se é portador de diabetes. Além desses, exame de sangue para detectar doenças de fundo imunológico como a síflis, Aids e grupo sanguíneo. É pedido ao noivo exames de urina, fezes, simples, semelhante ao procedimento da noiva. E, por último, é feito um exame de esperma (se ele é fértil ou estéril), novamente com o objetivo de garantir um bom início de relacionamento sexual entre o casal. "Até há algum tempo havia uma certa resistência em relação a esse exame por parte dos machões brasileiros, mas o advento da Aids derrubou essa barreira". Esses exames garantem total tranquilidade àqueles que irão selar seu amor através dos laços do matrimônio.

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja